terça-feira, 24 de abril de 2012

Queques de laranja e Papeis de Carta


Encontrei esta receita de Queques de Laranja com Amêndoas no Blog  "O Cantinho da Sophia"...me inspirei nela e fiz...mas com algumas alterações...afinal, eu não tinha amêndoas trituradas, mas em lâminas!


Ingredientes:
3 colheres de manteiga sem sal
250 grs de farinha com fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara de açúcar branco
raspa de 1 laranja
100 ml de suco de laranja natural
100 ml de leite
1 ovo inteiro
Amêndoas laminadas

Preparação:
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Derreter a margarina e bater na batedeira com o ovo e o açúcar até virar um creme.
Depois acrescentar os outros ingredientes (menos as amêndoas) e bater por pouco tempo, apenas para misturar.
Com a ajuda de uma colher, coloque a massa nas formas e jogue umas amêndoas por cima. 
Levar ao forno cerca de 15 minutos, fazendo o teste do palito.
Retirar e deixar esfriar.
Eu coloquei ainda, aquela calda feita com açúcar, suco e raspas de laranja.
1 xícara de açúcar
4 colheres de suco de laranja
raspas de laranja
Misturar tudo e cobrir os bolinhos.


Toda vez que faço cupcake e bolinhos, sempre uso o palito para ver o ponto...às vezes ele assa super rápido...


A receita é muito boa e fica muito gostoso com geléia por cima também...
Aqui em casa, aprovamos!

 


E agora uma coisa que quero mostrar...
Em um e-mail que a Tina (Meu Blog e Eu) me mandou...ela disse que colecionava Papeis de Carta em seus áureos tempos e perguntou se eu também colecionava...então...


Olha aí...tenho uma pasta guardada  de papeis de carta com nada a mais, nada a menos, que 29 anos de idade e história.
Quem era criança e mocinha na década de 80 vai lembrar de algumas coleções...

   

Alguns já estão amarelados...eles passaram por mais de 10 casas desde então, adolescência, casamento, mudanças sem fim...e estão sempre comigo no armário.


Com 9 anos começei a comprar os primeiros...morava em Cafelândia-SP na época...e era a maior moda na escola trocar esses papeis...



Gentem...adoro eles!
Minha filha que faz 9 anos logo, logo,  fica olhando, com o maior respeito, pois já expliquei a importância deles...
Pedaços de memórias em papel...da infância, das artes, das traquinagens, dos antigos amigos de escola, enfim...

CamomilaRosa

58 comentários:

  1. Hummm!!! ADOREI os queques!!! Parecem fofinhos e DELICIOSOS!!!
    Nossa!!! Você guarda os papeis de cartas... Que legal!!! Eu guardava, mas há muito tempo atrás...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  2. Na reforma que meu irmão fez na casa, ele jogou minha coleção de papéis de carta fora. Ô dó. Eu adorava.
    Nem vou olhar para o lado dos bolinhos rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Delicia de receita!
    Mas o que me chamou atenção foi os papéis de carta me remeteu a infância, adorava trocar, colecionar.Vivia com minha pasta e com minhas amigas a procura de novidades.
    Infelizmente não tive o cuidado que vc teve e me desfis de todos, agora vendo os seus bateu saudades e arrependimento rsrsrs,bjos.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei aqui salivando rsrs... Delícia!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Menina!!! Que lindos os seus queques!!! Vou querer fazer também!

    E você ainda guarda seus papéis de carta? Já nem sei quando me desfiz dos meus... Lindos, hein?

    Beijos!
    Flávia

    ResponderExcluir
  6. Olá CamomilaRosa e Alecrim, tudo bem?

    Adorei a apresentação que voce fez dos queques, ficaram muito lindos e devem estar deliciosos.

    Agora os papéis de carta, que época boa essa. Na minha adolecencia ainda não tinha, mais a
    minha filha Andrea, também colecionava.

    Adorei aquele que voce nos ofereceu, que versinho mais lindo, obrigada.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  7. Olá Camomila, que receita deliciosa, e que lindos os seus papéis de carta.
    Adorei o papel que você ofereceu a todas nós.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, essa receitinha deve ser deliciosa, pela textura da massa assada, fica super fofo né? babei amiga.
    tenha uma linda quarta feira para você.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de post!!! Fiquei até com água na boca com esses queques, e esses papeis de carta me remeteram a um tempo muito mágico da minha vida, minha adolescência, que saudade!!!
    Recordar é viver!!! Uma linda quarta para ti!!! Bjim

    ResponderExcluir
  10. AHHH Camomila Rosa, se me permite, irei mostrar os meus papéis de carta no meu blog! Menina, também tenho um carinho imeeeenso por eles! Doces recordações, amizades construídas através deles!! Adorava andar com a pasta cheia p/ cima e p/ baixo, trocando com as amigas! Uma fase inesquecível! E minha filha já está de olho neles também, mesmo amarelados!!rsrs
    Bom deamais essas recordações!! E esses Queques que fofinhos! Deve ter ficado deliciosos! Um enorme beijo p/ você e para a Alecrim!! Laine.

    ResponderExcluir
  11. Oi Camomila Rosa,

    Humm, essa receita deve ser divina, pois adoro bolo, doce, suco,geleia, etc de laranja. e os papéis de carta, nossa, muito bom, né? eu mandei uns para a filha da Ana Jardim junto com o brinde do sorteio. Teve uma época que voltou uma onda desses papéis e colecionava junto com minha filha mais velha, ela curtia de montão, lembro-me que a escola até pediu que não deixasse-mos nossas filhas levar para a escola, para trocar com as colegas, pois estava atrapalhando a dinâmica da aula.
    Bjs no coração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Estes queques devem ter ficado deliciosos! Gosto muito de laranja em receitas doces e também salgadas...
    E os papeis de carta... Que doces e alegres lembranças que você consegue guardar por tantos anos, amiga!
    São todos tão lindos e fofos! É incrível como esses guardados que carregamos durante a vida sejam tão repletos de significados.
    Bons sonhos e uma ótima quarta-feira.
    Bj
    Ju

    ResponderExcluir
  13. Ai minha nossa!!rs
    Pensei que só eu ainda tinha papéis de carta!! Tenho a maioria dos que vc mostrou!!
    Dia desses minha mãe apareceu com eles aqui em casa e nem pude acreditar, quando me casei muitas coisas ficaram na casa dela e achei que nem existiam mais!
    Foi uma surpresa, e minha filhinha viu pela primeira vez um papel de carta!
    Adorei o post!
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Hahahha, eu tinha também. Dei minha coleção para minha irmã mais nova.
    Belos tempos aqueles.
    Beijos,Kátima.

    ResponderExcluir
  15. Hum deve ter ficado uma delícia!!!!
    Quanto tempo não vejo papeis de carta, que fofura.

    Beijo grande
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  16. Olá querida tudo bem? que blog mais lindo também sou do tempo dos papeis de carta até tenho uma postagem em rascunho sobre eles eu também amava essa moda, não os tenho mais porem me lembro deles com mto carinho, deu ate vontade de concluir minha postagem e publicar hehehe. bjus ate mais

    ResponderExcluir
  17. Mt bonitos estes queques de laranja adorei a amendoa por cima ficaram mt chics

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela indicação do blog da Elaine Gaspareto. Bj

    ResponderExcluir
  19. Que delícia de receita e gosto de ver tua disposição em estar sempre experimentando novas receitas! Legal !

    E os teus papéis, lindos. Logo tua filha estará fazendo a sua coleção também... beijos,lindo dia, com tudo de bom!chica

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia minha Querida,
    que alegria receber a sua visita e que delicia de receita.
    Ontem me lembrei de vc, comprei um vasinho de alecrim na quitanda.
    Não precisa de sol constante né?

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  21. Que legal, boas lembrancas quando vi sua colecao, eu tambem fazia como uma boa adolecente dos anos 80, a minhas pastas ainda estao na casa de meus pais, reconheci nos seus alguns dos meus.
    Bjs....e boa quanrta para vc.

    ResponderExcluir
  22. Me deu uma saudade da minha infância agora...eu lembro que eu tinah esse papel de carta desse menininho que ta sentado no sofã eu adorava..mas os meus nem sei oq eu fiz com eles..rss..devia ter guardado como vc, para lembrar da minah infância...bjos
    http://juliana-artesantosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olha só! Primeiro quero dizer que esses bolinhos estão com uma "cara" ótima, deu água na boca e segundo, quase chorei ao ver sua coleção de papéis de carta. Eu também tive e tinha um carinho e-nor-me por eles, mas o tempo passou e dei minha pasta LINDA para a minha sobrinha mais velha. Qual foi minha surpresa quando fui na casa dela um belo dia? Estava a pasta toda "detonada" e sem quase nenhum papel mais. Se você soubesse como eu me arrependo de ter dado minha pasta à ela...! Me bate uma tristeza profunda quando lembro. É que naquela época tudo era mais difícil, então, fazíamos as nossas coisas com sacrifício e dávamos valor, né?!
    É isso amiga, parabéns por todo o seu post. Amei!
    Aparece, tá? E desculpe o desabafo.
    Tenha um dia abençoado.
    Beijinhos da Lú.

    ResponderExcluir
  24. QUE LINDOS BOLINHOS!

    AIIII PAPEIS DE CARTA! MEU DEUS QUE SAUDE BOA! EU AMAVA E TINHA MUUUUIOIIITOOOOS! NAO SEI ONDE FORAM PARAR... MAS QUE AGORA EU VOLTEI AOS MEU 10 ANOS DE IDADE VOLTEI! =)

    OBRIGADA POR ESSA RECORDACAO TAO GOSTOSA!

    UM BEIJAO

    ResponderExcluir
  25. Meu preferidos eram esses: http://retromotoca.wordpress.com/2008/05/05/papel-de-carta-menininhas-1/
    Fui procurar achei as imagens na net e estou aqui até agora boba.
    Adorava também os da Hello Kitty, Julie Pop e Romeu e Julieta.

    Minha pasta foi roubada na Escola, era linda pasta, branquinha, estampada, uma coisa. Era recheda de papéis que eu adorava e vivia trocando na escola e no prédio onde eu morava.

    Outra mania de infância/adolescência eram as bonecas de papel, as minhas tinha mais roupa que uma pop star, eu até pensava em ser designer qd era adolescente, fiz até um modelo para um concurso da grife Dzarm na Revista Capricho e até fui finalista e ganhei uma Camisa...Que barato viagem dessas coisas.

    Voltando aos papéis de carta, hoje tenho uns que eram de minha irmã mais velha, ela ia se desfazer e peguei como herda uma joia. E uns que uma colega da época do roubo da pasta me deu quando falei de quanto gostava e lembrei do tal roubo. Ela me deus uns que na época não trocou comigo por nada.

    Já pensei em comprar uns pela internet, mas guardo os meus na memória e no coração, e eles me fazem bem.

    Amei seu post, seus papéis, o papel do Ursinho Pooh que vc escreveu a linda cartinha pra mim e adorei tb os bolinhos.

    Um lindo e adorável dia pra vc.
    Nutellas e carinho :)

    ResponderExcluir
  26. Acho que toda menina já colecionou papéis de carta né...esses são lindos.
    Um lindo dia pra você.
    Bjinhus carinhosos.

    ResponderExcluir
  27. Sobre seu comentário no post com uma passagem de "Comer, rezar, amar", lá no telhado de Sheilinha, eu recomendo o filme e depois o livro. E depois o próximo livro: Comprometida.
    Eu li os dois e amei ;]

    ResponderExcluir
  28. OLÁ QUERIDA!
    OS QUEQUES FICARAM LINDOS E BEM FOFINHOS, RECEITA ANOTADA,
    ADOREI!
    JÁ TIVE MUITOS PAPÉIS DE CARTA, OS SEUS SÃO LINDOS, AGORA VOLTEI
    NO TEMPO QUE SAUDADE!

    BEIJOS ♥
    http://www.andreaquitutes.com/2012/04/sorteio-kit-hemmer-alimentos.html

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Camomila! Que delícia esse queques hein, deu água na boca. Agora sobre os papéis, que lembrança gostosa, tb tinha uma pasta cheia deles, mas nem sei o "paradeiro" rsss, lembra daqueles que tinha cheirinho? Ahh, tempos bons aqueles.
    Bjs e um bom dia.

    ResponderExcluir
  30. menina....nossa, papeis de carta.....lembrei de quando eu colecionava ....e esse queques de laranja....hum....deve ser muito bom....vou copiar a receita.....
    bjos
    Ana Ulian

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pela dica do Alecrim.
    Eu já fiz coleção de papel de carta, depois acabei dando de presente para outra menininha que também fazia coleção
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  32. Hummm q delíciaaaa


    Menina, papéis de carta.. tanto tempo q não vejo um..
    Saudades da minha infância...


    Beijoquinhas :*
    Ótima Semaninha ")

    ResponderExcluir
  33. Ai que delicia de queques Camomila, ficaram lindos e laranja com amêndoas é uma combinação perfeita. Adorei os papéis de carta, não sei se era nos anos 80 como vc diz, não me lembro, só lembro que a Dany minha filhota tinha uma coleção desses papéis, perfumados, lisos, estampados, com bichinhos etc, e e as amigas vinham em casa e era um troca troca de papel de carta kkkk. Ela nasceu em 84, talvez seja da mesma época que vc. Deu saudades agora, ela era tão minha, tão dependente de mim, agora está uma mulher. Hunf.
    hehe
    Bjocas

    ResponderExcluir
  34. Nossa, voltei no tempo agora...papéis de carta...a gente guardava com se fossem jóias! Adorei recordar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Os queques são irresistíveis. O papel de carta traz-me memórias de adolescente, quando se quer morrer de amor.
    beijo

    ResponderExcluir
  36. Esses bolinhos são demais. Não sabia o nome deles. Muito prazer! :))
    Eu nunca fiz coleção de papel de cartas, fazia de etiquetas e cartões de lojas.
    Sempre gostei de ser diferente
    Beijos
    ADriana

    ResponderExcluir
  37. Aaiaiaiaiaiaiiaiaa... eu vou bater em vc e na Andreza Canela (rs) que deixam as minhas lombrigas loooooucas, dooooidas, insanaaaaaas... hahahhhahahaha!!
    Quero bolinhos!!!!! Manda pelo Correio?? rs

    Bjks
    :D

    ResponderExcluir
  38. NOSSA EU TBÉM FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA! HUMMMMMMMMMMMMMMM,VC QUER MATAR SUAS SEGUIDORAS CAMOMILLA???
    VC GOSTOU DO CALDEIRÃO DE FERRO? ESSE CALDEIRÃO DE FERRO PERTENCEU AO MEU BISAVÔ LÁ DE PORTUGAL, DIZ A MINHA TIA QUE ELE FAZIA CAFÉ ALI,SÓ QUE NÃO ENTENDI COMO?? E QDO ELA ESTEVE NO BRASIL EM NOVEMBRO,VC ACREDITA QUE ELA CONSEGUIU ME TRAZER NA MALA DELA?
    DISSE QUE TERIA QUE FICAR COMIGO,POIS PARA GUARDAR DE RELÍQUIA.
    QUANDO ESTIVE LÁ,VI UM CALDEIRÃO DESSE,MAS GRANDÃO JOGADO NO QUINTAL DELA,BEM GRANDE,DO JEITO QUE VC IRIA GOSTAR,TENTEI TRAZER MAS ERA MUITO PESADO,MINHA MALA TINHA EXCEDIDO O PESO PERMITIDO.
    AMEI SEU DOCINHO, AMIGA TENHO QUE ENTAR NA DIETA POIS OS FESTEJOS DE FINAL DE SEMANA,DEVO TER ENGORDADO MUITO!
    HEHEH
    BOA NOITE PARA VC E BJOS NA CANELA! VOU VISITÁ-LA

    ResponderExcluir
  39. HJ REMEMOREI VELHOS TEMPOS..AGORA ELES NÃO PARECERAM TÃO DISTANTES, KKK A APARENCIA DOS QUEQUES DE LARANJA ESTÁ MARAVILHOSA,FICO AQUI IMAGINANDO ...QUE PENA QUE MEUS DOCES E TORTAS NUNCA DÃO CERTO, POIS QUANDO VEJO OS SEUS FICO MORRENDO DE VONTADE DE EXPERIMENTAR, MAS O RESULTADO NEM SEMPRE É O MELHOR.KKK
    LÁ EM CASA SIRVO DE CHACOTA PARA FAMÍLIA POIS OS BOLINHOS SÃO TRISTES
    BOA SEMASNA

    ResponderExcluir
  40. Olaaa
    Ai que raiva de minha pessoa! Eu tinha uma pasta de papeis de carta guardado até o FE nascer , dai inventei de fazer uma "faxina" e joguei fora. Sim. Que pena.
    Mas os seus poderá passar pra Isa. Que legal!
    Amei os queques, não conhecia... Novidade!
    Beijos com amor á todos vcs.

    ResponderExcluir
  41. Ah...então vocês são do tempo do papel de carta! affff...rsss
    Eu nunca colecionei papel de carta, mas eu tinha amigas que colecionavam!
    Advinha o que a Sheilinha colecionava? hã?
    Tinha uma agenda cheia de "pensamentos, frases e poemas"
    Eram agendas enormes, cheias de clipes coloridos e figuras para enfeitar os poemas.
    Minhas amigas assinavam deixando uma mensagem carinhosa...e tenho até hoje as palavras deixadas por elas...pessoas que perdi o contato, mas estarão lá, pra sempre na minha agenda.
    Pra você ver, o tempo passou mas os hábitos continuaram..
    Hoje não tenho agenda, mas tenho um blog...onde coleciono tudo o que me faz bem.
    Que coisa hem! :)
    Adorei a receita...amo bolos!
    Um bolinho e um cafezinho, não preciso de mais nada!
    Beijos flor! :)

    ResponderExcluir
  42. Que delícia adorei,gostei muito dos papeis de carta beijos

    ResponderExcluir
  43. adorei os bolinhos mas gostei muito do papel de carta pois eu mesma tb o fazia quando era mais nova rsrrs depois vim para a França e deixei de o fazer adorei os teus eles sao 5* bjs

    ResponderExcluir
  44. Os bolinhos ficaram com um aspecto maravilhoso e devem ter ficados deliciosos...e quanto aos papéis de carta, achei o máximo este resgate...bom demais! beijos

    ResponderExcluir
  45. Os bolinhos ficaram tão fofinhos, lindos e convidativos!rs!
    Eu também amava(ainda amo!) papéis de carta, que saudade!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Noossa como é bom vir aqui, cheguei agora e me sinto tão relaxada, no bom sentido é claro, amei essa receitinha, agradeço demais, quero fazer e esses papéis de carta, que capricho, flor, me emocionei com teu cuidado, super parabéns, obrigada pelo carinho, amo teus comentários e desejo do fundo do meu coração tudo de bom para você e os seus, bjos.

    ResponderExcluir
  47. Camomila esses queques devem ter ficado uma delicia!!!

    Ah e esses papeis de cartas, lindos, tive muitos tbm...tenho uns aqui q comprei...depois passa seu end no email, q te envio uns p a sua colecao ok???

    Bjssss rose jp

    ResponderExcluir
  48. Oi Camomila Rosa e Alecrim, que legal! Eu também coleciono papéis de carta! Desde os anos 80. Sabe aqueles das menininhas da Holly Hobbie (Sarah Kay)? São meus favoritos!
    Sobre esta receita...huummm que delícia! Vocês sempre nos brindando com gostosuras...rrss...
    Obrigada por compartilhar... e obrigada pelas visitas ao Feliz Arte.
    Bjkss..
    :D

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. Adoro Carne de Panela!!!
    Eita comidinha boa sô!!!!!

    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  50. Oi, Camomila!
    Como vai você?
    Passei para desejar uma boa noite e uma quinta-feira produtiva e criativa, claro!!
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
  51. Oi Camomila Rosa
    Olha, para quem está tentando fazer uma dieta ver esses bolinhos é uma tentação!
    Aqui em casa, também temos uma bela coleção de papéis de carta, da filha mais velha e que agora é da caçula, amamos!
    Beijos
    maria Luiza

    ResponderExcluir
  52. Oi!!
    Puxa, eu não faço ideia do que seja amêndoa em lâmina....mas me parece muito bom esse confeito.
    Eu devo ter uns papéis de carta guardado!! Da mesma época que os seus, hehe, com certeza muito amarelados...não é uma coleção, são apenas alguns que eu ganhei e nunca tive coragem de usar, apesar de escrever bastante carta naquela época!
    Obrigada pela sua visita em meu blog, volte sempre que quiser!
    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Minha querida, que bom que experimentaste a receita. Estes queques ficaram lindos e com certeza tão deliciosos.
    Muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  54. Que bolinhos mais gostosos! Adoro bolo de laranja. Seus papeis de carta são lindo, como é bom guardar essas lembranças, amei a mensagem

    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Camomila nunca comi queques, mas pela foto deve ser uma delicia...sera que seria um bolinho tipo cupcake?
    os papeis de carta que saudades ainda me lembro dos meus que ficaram no Brasil ...tinha duas pastas cheias e cada um lindo, tinha a coleção do Smiliguido conhece? obrigada por me fazer recordar de tempos tão bons que não voltam mais.

    bjinhos Su.

    ResponderExcluir
  56. Delicia de bolinhos he,he Esses papeis de carta lembrei de minha adolescência, como é bom lembrar os velhos tempos

    ResponderExcluir
  57. Eu tinha uma pasta cheinha destes papéis, já passei para minha sobrinha, não tive filha, dai ela aproveitou bastante, são lindos, gosto até hoje deles.

    ResponderExcluir
  58. Oi Camomila !!
    Humm , esses queques de laranja devem ter ficado muuuito bom !!
    Adoro tudo com sabor laranja ou limão !!
    E esses papéis de carta fofos ? Eu colecionava na minha adolescência e não fiquei com nenhum deles ... saudadess... !!

    Beijoss flor e tudo de bom !!

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...