quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ervas e Temperos...

Enfim as primeiras flores de camomila no meu quintal. Demorou pra crescer, sofreram com a chuva de granizo, mas algumas já estão dando flor, lindinhas!
Essas vão apenas enfeitar o jardim, pois eu compro pacotes e pacotes de camomila para chá, gosto de tomar todos os dias.
Tenho alguns livros sobre ervas medicinais e ervas culinárias em casa, e vivo conhecendo plantas novas a cada leitura ou viagem, deixei meus olhos treinados para qualquer plantinha familiar ou com cara de remédio...
O último livro comprado foi esse:
"Ervas Culinárias" - Publifolha - Jeff Cox e Marie Pierre Moine
Ele explica tudo sobre a erva, dá algumas dicas na culinária e fala sobre a forma de plantio, tipo de solo, adubação e rega. Muito importante, pois já penei muito perdendo mudas por deixá-las em sol demais ou em sombra de menos.

Conheci no livro  8 espécies de MANJERICÃO:
O roxo, o anão, o doce, o tailandês, o canela, o roxo frisé e o sagrado.
Na culinária ele deve ser adicionado ao prato apenas nos momentos finais, para o aroma ser bem aproveitado.
Em casa eu uso pra tudo, pizza, torta, carnes, tempero o sal, e com alguns ramos perfumo a casa, monto um vaso com o manjericão e o alecrim.
Se você tem um pé em casa, quando ele começar a soltar as flores, quebre as pontinhas e tire os botões, assim ele vai brotar ali com mais folhas e mais sabor.
Gosta de sol e rega constante.

E quem nunca colocou o LOURO no feijão ou carne...
E se você não sabe, o chá de folhas de louro tem o mesmo efeito que aquele remedinho que muita gente toma em gotas quando está com muitos gases e precisa desinflar.
Eu gostaria de ter uma árvore em casa, mas me contento em comprar no mercado mesmo... e as vezes quando passeamos em chácaras de amigos fico feliz quando avisto uma árvore de louro, e vou logo pedindo pra pegar um galho.
Mas cuidado, se armazenar por mais de 4 meses ele perde total o sabor...

A SÁLVIA é maravilhosa e forte. Existem vários tipos e ela gosta da terra não muito molhada e solo bem drenado, como a maioria das plantas mediterrâneas.
E ela não vai bem só com peixe ou frango, tem excelentes poderes curativos.
É antioxidante, anti-séptico bucal, cicatrizante, auxilia o tratamento de aftas, bronquites, catarros, diabetes, estomatites, fecha poros dilatados, cura gengivite, inflamações, reumat
ismos e faz cessar vômitos.
O ácido rosmarínico da sálvia e do alecrim é igualmente um agente antioxidante e você pode usa-la como chá, bochechos e claro, tempero em variados tipos de pratos.

Indo para a cozinha me lembrei que hoje vou fazer brusquetas com manjericão e várias ervas, muito azeite e quem sabe uma pitada de pasta de alho... 
Mais uma saladinha e aquela cebolinha em conserva que fiz há um tempinho atrás e a receita está lá no marcador deste Blog.
Aproveitem as ervas, os benefícios são muitos!
CamomilaRosa

Um comentário:

  1. Camomila!!! Com tantos blogs p visitar acabamos olhando só as atualizações, mas hj a noite sentei no pc aproveitandp q marido está assistindo um filme, e comecei a olhar o seu blog desde o comecinho até aqui...
    que delícia, viajar no seu blog, muito querido por mim...olhando as suas fotos, flores, plantas, ervas, o sol, a chuva, os passaros, a sua família...tive uma noite bem agradavel....na sua companhia...já q o blog é a nossa cara né...

    Bom agora vou parar por aqui...

    vou tomar banho e dormir...bjinhos e nutellas...

    rose jp

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...