segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Chá para todos


Aqui em casa a variedade de chás  e ervas é grande... e tenho essa mania há quase 15 anos. Depois de uma crise de gastrite que durou 1 ano, virei estudiosa de todos os tipos de chás e de seus benefícios.
E fazem 15 anos que o chá de camomila não pode faltar em minha dispensa, ou na forma de flores (que prefiro) ou na na forma de saquinhos. Este chá, administrado diáriamente e alguns outros me ajudaram a não sofrer tanto com as dores.



Uma dica muito legal, é secar as ervas de cabeça para baixo (enquanto secam elas perfumam a cozinha) e depois de secas é só picar com as mãos e colocar nos potes ou vidros. Faço muito isso com a erva-cidreira (foto), hortelã, melissa, orégano, alecrim e mangericão que tenho plantados em casa. 

    

Essa dica pode ser usada para qualquer folhagem, tempero ou erva. E a erva tem que ficar pendurada em um lugar arejado e sem sol.
A melhor forma de se preparar um chá é não deixando a erva ferver demais. Apenas quando o chá for de cascas ou caules como por exemplo o "dente de leão" é que então você pode deixar ferver por 1 minuto e depois desligar o fogo e tampar a chaleira com um pano.
Os chás devem ser tomados sem açúcar ou adoçantes... com a passar do tempo você se acostuma com o sabor da erva.

images/articles/dente-leao.jpg

Dente de Leão 
(purificador do sangue, diurético, facilita a digestão e é adequado para problemas de fígado e vesícula biliar). Necessário na cozinha!


A mãe natureza muito sábia nos oferece gratuitamente todo tipo de benefícios. Água, alimentação e cura. Existem chás que ajudam até na estética do ser humano, tirando as toxinas,  melhorando o processo digestivo, fazendo perder peso, ter uma pele mais saudável e combatendo a celulite.
Mas não adianta nada tomar os chás e utilizar as ervas para depois comer 1 kg de batata frita.
O ideal, quando for começar um tratamento de cura ou estética é passar por uma dieta desintoxicante durante três dias.
Depois disso você pode escolher entre perder peso ou eliminar celulite.
Para ajudar você a perder peso basta optar por ervas que aceleram o metabolismo, assim ajudando na queima de gordura.
E para eliminar a celulite, você tem que escolher as plantas que estimulam a circulação e evitam a retenção de líquidos.

Erva Doce   

Erva Doce
(Calmante, diurética, elimina gazes, alivia a dor de barriga, de cabeça, combate a tosse e tantos outros benefícios)
A Erva Doce também conhecido por funcho ou anis-doce é a segunda erva mais usada aqui em casa... misturo ela no chá de camomila e coloco em todo bolo de fubá que faço. Você pode usar e abusar desta erva... tomar o dia todo se quizer e só vai fazer bem. Deve-se tomar cuidado apenas na gravidez, tendo que consultar com um médico antes para saber a quantidade ideal a ser ingerida.
Colocar as sementes de erva doce dentro dos travesseiros também é muito legal... toda vez que faço uma almofada, na hora de rechear com feltro, sempre espalho alfazema e erva doce pelo meio... fica cheiroso e terapêutico.


CamomilaRosa

2 comentários:

  1. Camomila..que dicas maravilhosas...gostei muito deste post,tem muitas informações legais....!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também amei esse post (amo todos...rs), amo chás e sabendo seus benefícios vou tomar mais feliz ainda!!!!Bjs!

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...