domingo, 15 de abril de 2012

Você tem medo do quê?


De não encontrar a cara-metade?
De dentista...
De dirigir...
De animais...
De dizer eu te amo?


Para cada tempo de vida, um tipo de medo...reparem:
Na Infância:
De escuro, de bicho papão, da morte da mãe ou pai, do monstro em baixo da cama, etc...
Na Adolescência:
De não usar a roupa certa no primeiro dia de aula, ir mal na prova, não passar no vestibular, etc...
Na Maturidade:
De ficar desempregado, de se separar, de não casar, de não saber cuidar dos filhos, de não conseguir comprar a casa própria, ter a casa assaltada, etc...
Na velhice:
De morrer, de ficar doente e não ver os netos, de perder a memória, de ficar só, etc...


Mas calma...a palavra chave é CONFIANÇA.
Sempre vamos ter medo de algo...mas a confiança pode nos fazer superar a maioria deles.

Meu filho com seu medo...Mesmo tendo paixão por cavalos ele, com 3 aninhos, falou nervoso quando o animal deu o primeiro passo:
- Vou cair mamãe, vou morrer!
Então, passamos toda nossa confiança para ele, com palavras e calmos sorrisos...ele foi andando e foi.

Depois, tudo foi mais fácil...e sem barreiras.

E algumas coisas que você "não" precisa temer:

1- Soltar a voz num karaokê
Todo mundo tá lá pra desafinar mesmo.

2- Fazer um corte de cabelo radical
O cabelo cresce novamente.

3- Pintar as paredes de roxo
Ficou ruim! É só pintar de branco de novo.

4- Terminar um relacionamento ruim
A vida é cheia de possibilidades de novos encontros.

5- De errar na receita do bolo
Se não ficar bom, compra outro na padaria.

6- De não acertar o caminho
Basta saber que, as vezes, é preciso parar e perguntar.

7- De experimentar um prato diferente
Descobrir coisas novas é uma delícia. Mas se o prato for ruim mesmo...pede outro e pronto.
Alguns textos retirados da revista Bons Fluidos 03/2008



Enfim...
Qual o seu medo hoje e o mais importante...quantos você já superou?
Um ótimo dia a todos com a coragem de aprender e superar...como uma criança!
CamomilaRosa

57 comentários:

  1. Medo de esquecer das delicadezas dos dias,


    Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Tenho tantos medos que é melhor nem enumerá-los. Quanto a dentista, tenho é pavor kkk.
    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!! Tenho muitos medos! Lendo o seu texto descobri que sou uma baita medrosa!!hehe
    Mas também sei que tenho que superá-los!! O de dirigir é um que não me sai da cachola! Medo de acontecer algo com meus filhos também! E por aí vai! Mas só de saber, que o medo faz parte de um emaranhado de emoções, e que nos faz crescer e nos traz enormes aprendizados, é o que nos dá força, para respirarmos fundo e irmos em frente para vencê-lo. E por falar em superação, ontem tentei fazer a sua bala de coco, sabia que era difícil, mas descobri que não é tanto, só temos que ficar atentas ao ponto. Mas na hora do estica e puxa, bobiei e dancei. Passou do ponto e endureceu tudo!!hehehe Não ri de mim!! rsrs Mas não me dei por vencida, não! Irei fazê-la novamente. E depois te conto!! Um excelente domingo, com muitas alegrias e superações!! Beijos, Laine.

    ResponderExcluir
  4. Nossa me identifiquei tanto com suas palavras, hoje tenho vários medos com o avanço da vida, o aumento da violência a impaciência das pessoas a ignorância no sentido de maltratar o próximo pois nos tempos de hoje temos visto tanta gente fazendo mal para para os outros e até para si mesmo mas todos os dias peço a Deus coragem e ânimo para encarar este mundo onde as pessoas estão se tornando frias e materialistas pois sei que também existem muitas pessoas boas neste meio. Beijos e tudo de bom........

    ResponderExcluir
  5. Que lindas palavras amiga. Eu tenho um medo aterrador que é o medo de ratos e só o facto de o dizer já me deixa toda ouriçada...
    Beijinhos amiga e continuação de óptimo Domingo,
    Lia.

    ResponderExcluir
  6. voce tem razao,cada idade tem os seus medos,
    pra dizer a verdade de medo,eu tenho poucos,e todos são ligados a meu filho,
    uma das coisas que mais me faz medo é a violência,
    a minha cidade é uma cidadezinha pequena,
    onde a violência é quase zero.
    pronto a violência é a coisas que mas me assusta.
    bom domingo flor,e espero sem medo !!
    baci

    ResponderExcluir
  7. oi lindo texto, no momento na espera do resultado de alguns exames o maior medo é ouvir que posso ter uma doença incurável, e que não terei tempo de ver minha filha crescer...

    ResponderExcluir
  8. Medos existem para nos dar limites, mas alguns tem que ser superados, não podemos viver sem arriscar por medo de errar... erros fazem parte do nosso aprendizado e evolução... adorei o texto e as fotos...bjinhos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Rosana desculpe a bagunça que fizemos por aí!
    Obrigada pelo FDS bem legal que tivemos.
    Aqui estão bem, brincando...brigando...rsrsrs
    Beijos de nós 3.
    Canela

    ResponderExcluir
  10. Acho que comecei mesmo a ter medo foi depois que tive meus filhos.Hoje em dia peço todos os dias a Deus vida até minhas crias souberem voar sozinhas, mas isso só depende dele que está na frente.
    Medo da morte entro em pânico só em pensar e deixar minhas criaturinhas lindas e dependente de mim.Adorei a reflexão!,bjos.

    ResponderExcluir
  11. Camomila, vc nem imagina o bem que seu post me fez..
    Hoje em especial senti medo.. Medo de começar um projeto novo, e justamente hoje, conheci seu blog, e li essa sua mensagem que esta sendo tão importante pra mim.. Acho que foi meu anjo da guarda, que me mandou vir aqui..rsrsrsrsrs...
    Querida, muito obrigada!
    Gros bisous.. Joanna

    http://mapetitelima01.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
  12. Camomila, fez-me bem ler o seu post.
    Tenho muitos medos, mas vou superá-los.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Camomila, menina do céu, quase todos os medos que vc citou eu tive ou ainda tenho....rrss.. sou uma medrosa, não? Até hoje, tenho medo de água (mar, piscina...) porque quando criança quase morri afogada.Tenho medo de me perder, acredita? Quando criança, me perdi de volta da escola....ai, como chorei, tinha apenas 9 anos...até hoje, tenho medo de viajar só...fico insegura e tensa.... Não sei como em 1996, fui ao Rio sozinha visitar minha irmã, que na época residia lá....Nem acredito como fui....rrss...Viajei sozinha, de avião, pode?
    Beijos e feliz semana pra vc e família!


    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Minha amiga, acho que este seu post foi escrito pra mim...tenho tido tantos medos ultimamente...medo dos fantasmas que tem me rondado...preciso acreditar que eles são apenas frutos da minha imaginação...eu preciso sim!

    Lindas fotos, lindo texto,

    Parabéns pela sua sensibilidade,
    Me tocou muito fundo,
    Obrigada e bom domingo!

    ResponderExcluir
  15. Oi Camomila, já tive muitos medos, mas consegui superá-los e enfrentá-los...
    Alguns ainda existem, mas os mantenho escondidos e enquanto isso vou me preparando...
    Beijos e uma linda semana.

    ResponderExcluir
  16. Oi Camomila
    Medos, acho que aprendi a superá-los, só temo pelos filhos e neto, mas também consigo mentalizar só coisas boas a eles.
    Adorei as dicas de coisas que não precisamos temer, porque prá tudo há um jeito.
    Beijos com carinho e tenha uma semana abençoada!
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho vários medo,não dá para falar porque a lista é grande,bom domingo Camomila beijos

    ResponderExcluir
  18. É verdade, minha querida, para crescermos temos que enfrentar os nossos medos, só assim eles ficam pequenos e nos grandes! bjsss

    ResponderExcluir
  19. OLÁ QUERIDA,
    JÁ TIVE MUITO MEDO DE DEFUNTO, HOJE TIRO DE LETRA NÃO TENHO
    MAIS MEDO,RSRS.
    O MEU MEDO DE HOJE É DE PESSOAS RUINS E TRAIÇOEIRAS, MAS DEUS
    ESTÁ SEMPRE SEGURANDO EM MINHAS MÃOS E ME LEVA PARA O CAMINHO
    CERTO.

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  20. ola amiga, adorei o seu post!!! temos que ser fortes e derrubar todos os medos..
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  21. Amei o post! Acho que meu medo é não conseguir realizar alguns sonhos que tenho desde menina. Casar e ter filhos não vou...mas quero conhecer o mundo, virar uma espécie de "cavaleiro errante".

    ResponderExcluir
  22. Acho que me transformei no Dom Quixote...numa versão atrapalhada.
    kakakakaa

    ResponderExcluir
  23. É isso aí: o antídoto para os medos é confiança e fé! rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pela visita!
    Tenho medo dos problemas que vêm com a velhice: dependência, incapacidade, doenças...
    Os medos são sentimentos curiosos: por um lado, nos paralisam; por outro, nos protegem, pois se somos totalmente destemidos, ficamos mais vulneráveis aos perigos do mundo e se somos sempre temerários, podemos perder muitas oportunidades e experiências boas nesta vida.
    Então, qual é a receita? Conhecimento, bom senso, confiança e fé. Quando somos crianças, alguém precisa nos transmitir isso. Já adultos, precisamos cultivar isso.
    Fácil? Quem disse?
    Mas é a vida!
    Lindo post. Gostei muito.
    Seu filhinho tem a sorte de ter pais que sempre irão lhe transmitir as ferramentas necessárias para dominar o medo.
    Uma ótima semana, amiga!
    Beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  25. Somos mortales y sentimos miedo,
    feliz semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  26. É tão bom superar um medo né? Esses dias superei o medo de altura...e voei com os passarinhos! Beijo grande querida e uma ótima semana pra vc e sua família perfumada!:)

    ResponderExcluir
  27. Oi! nao sei como te achei... me chamou atenção por ser de Amparo, morei aí minha vida todinha! há 4 anos moro em Indaiatuba, mas minha familia e de meu marido ainda moram aí!
    Tb nao consegui descobrir deu nome... seu blog é muito lindo, seu post do medo é muito legal!
    Vou te seguir!
    Um abraço com muito carinho,
    Priscila

    ResponderExcluir
  28. Sempre teremos medos e devemos superá-los. Obrigada pela visita lá no meu blog e já estou seguindo o seu.
    Bjs.
    Danny lembrançinhas

    ResponderExcluir
  29. Olá Camomila Linda, voce sempre tão carinhosa nas visitas ao meu blog!
    Medo? nossa, eu tenho pavor de pensar que um dia posso precisar voar.
    É isso mesmo, avião!
    Tenho 64 anos e nunca voei. Sempre jurei que nunca iria.
    Mas...sempre tem uma mas. Meus irmãos estão planejando uma viagem para o fim do ano.
    Seria a viagem de nossas vidas, já que dificilmente haverá oportunidade de outra assim, juntos.
    Todos os meus irmãos já voaram, menos eu. E isso sempre foi por conta do medo.
    Agora, é ir ou não ir e ficar prá trás, lamentando.
    Acho que vou...quem sabe consigo enfrentar esse monstro de perto?
    Depois te conto. Beijos querida, tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  30. Que ótima reflexão.

    Precisava muito escutar algumas coisas que estão escritas aqui.

    Um abraço pra você.

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi camomila ,bem legal a postagem ,bom eu no momento só tenho medo por meus filhos sabe como é mãe né se preocupa atoa rsrs mas ja tive muito medo de aranhas na verdade tinha pavor mas ja superei ,beijos bom inicio de semana

    ResponderExcluir
  32. Camomila, muito bom o texto de hoje, todos temos os nossos medos, tenho medo de lagartixa rsrsrs, solidão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Querida amiga,
    ADOREI o seu post!!! A mensagem é muito verdadeira... Nós sempre estamos trocando de medos... e precisando sempre enfrentar esses medos (risos)...
    O meu último medo foi falar em público, fiquei com borboletas no estomago... Mas, vamos enfrentar... Graças a Deus deu tudo certo (risos)... Vamos ver qual será o próximo...
    Muito obrigada por me seguir e por participar do sorteio... Fiquei SUPER FELIZ!!!
    Grande beijo e uma ótima semana, Irene

    ResponderExcluir
  34. Querida Rosana, que saudades q eu estava desse seu cantinho tão especial.
    Depois das férias, visitas, e de preparar meu jardim para a primavera, finalmente estou voltando.
    Tanta coisa boa você produziu enqto. eu estive ausente. Vou ter q ficar por aqui até ver e ler tudinho.

    Eu já venci vários medos e tem comigo que medo é para ser vencido. As vezes demora um pouquinho + do que o desejado, mas se a gente perseverar a vitória sobre o medo acontece. Para quem já sobreviveu a um cancêr a palavra medo muda de figura.

    ResponderExcluir
  35. Olá CamomilaRosa e Alecrim, tudo bem com voces?

    Obrigada pela visitinha, sempre carinhosa!!!

    Sabe Camomila, eu tenho dois medos, difícil de superá-los: dirigir e mede de muita água,
    assim como, piscina, mar. Acho lindo apreciar o mar, mais não entro de jeito nenhum.

    um beijo carinhoso e uma ótima semana

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  36. Oi Camomila, primeiramente obrigado pelas fotos, achei lindo o trabalho guardei em meus arquivos, agente nunca sabe qd vai precisar de inspiração...Em relação aos medos, acho que esse é o nosso grande desafio na vida , isso motiva agente a se superar, a crescer. Tenha uma boa semana, bjs

    ResponderExcluir
  37. Camomila querida, voltei, estava morrendo de saudades de todas voces. Graças a Deus tudo se resolveu. Uma graça seu pequeno com tanto amor pelos cavalinhos, mas com tanto receio, normal para uma criança na idade dele e a paz e segurança que vc passou pra ele foi muito importante. Adorei a sua replantação das orquideas, acho-as tão lindas. E quanto ao medo, meu maior medo vc mencionou aqui, tenho muito medo de ficar doente e não conhecer meus netos, ou ficar doente e ter que depender de outras pessoas. Esse é meu verdadeiro medo, mas confio em Deus, sempre, e sei que fará o melhor. Uma ótima semana pra vc repleta de boas energias. Bjos

    ResponderExcluir
  38. Cá querida, que lindo post!
    Confiança, é perfeito! Outro dia li num livro sobre o destemor, que tem muito a ver com a confiança, com termos consciência de quem somos, e sermos por inteiro.
    Te desejo uma semana abençoada
    bjos
    Vero

    ResponderExcluir
  39. Boa noite minhas flores do campo!
    Que post mais lindo é este para iniciarmos a semana!!
    Recomeçar é preciso e confiança é a chave destes primeiros passos.

    Ameis!

    Uma feliz semana para o jardim inteiro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Olá ervinhas do bem, como vaõ? Delicia passar por aqui e ler estas mensagens de paz e esperança pela vida. Sim, justamente porque a vida é curta e precisamos aproveitar cada fase, que certamente tem sua beleza.

    E daí, eu fui lendo a postagem e me deparo com "coisas que vc naum deve temer" Nossa!!!!!
    Dei pulo aquikkkkkkkkk, hoje fui almoçar na casa da minha prima e resolvemos fazer um bolo pra hora do santo café de todos os dias. Pegamos uma mistura pronta de bolo de laranja, daí eu misturei todos os ingredientes, assadeira devidamente untada e forno.
    Daí tudo blz. Bom o bolo ficou pronto, cheiroso... Resolvemos retirar do forno e colocar sobre o balcão da pia . A calda de laranja já estava pronta... De repente a máguina de lava-louças solta a água na pia e começa espirrar e eu (buurrrraaaaaaaaaa) meti a mão naí minha prima levantou o bolo, colocmaos a calda e eu queimei meus ricos dedinho.
    Legal né? :(
    Tipo vídeo-cassetada, sabem... kkkkkk
    Mas comemos e ficou uma delícia.
    bjs lindeza
    e ate´!

    ResponderExcluir
  41. Oi Camomila, que texto lindo, impossível não sentir medo. Mas eu sempre digo, que eu tenho medo de sentir medo. Porque eu acho que se ficamos com medo de algo nos sentimos travadas e não conseguimos fazer as coisas que a vida nos oferece.
    Uma linda semana para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Camomila que post mais lindo...lindas as palavras,,, Ca adorei as plantas lindasssss....

    bjs bjs rose jp

    ResponderExcluir
  43. Ola querida..obrigado pela visita..adorei o seu cantinho..
    Que post lindo..amei as suas palavras..
    Beijos da Buxinha

    ResponderExcluir
  44. Camomila, amiga!

    Ah, que post encantador. Sim, é preciso ter coragem, pois o medo nos faz muitas reservas. É preciso viver plenamente.

    Maravilhoso vir aqui... onde tudo tem cheirinho de ervas...

    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  45. Que legal e lindo tudo aqui!!Precisamos CORAGEM mesmo sempre... Uma linda semana, onde preciso coagem pra dentro de algumas horas despedir do filhão ,que ainda dorme, mas viajam hoje...Passou voando demais,mas foi tri!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  46. Camomila bom dia, cheguei aqui através da Canela, e fui ficando adorei tudo por aqui. Uma ótima semana! Cris!

    ResponderExcluir
  47. Olá bom dia Camomila!
    Linda reflexão, adorei viu?
    Beijinhos e linda semana

    ResponderExcluir
  48. Lindo texto...já superei meu medo de dentista,mais não consigo superar de geito nenhum o medo de cobra,rato...
    adorei receber sua visita...
    Bjinhus e uma linda semana pra você.

    ResponderExcluir
  49. Oi Camomila, obrigada pela visitinha! Adorei a reflexão, tenho alguns medos e busco superá-los a cada dia, mas faz parte da nossa vida. O medo nos torna mais cautelosos, mas não pode nos paralisar, enfim encontrar o "equilíbrio" é a chave.
    Ótima semana.
    Bjos. Andressa

    ResponderExcluir
  50. Lindo post e texto minha querida.
    Todos temos momentos de medo no decorrer da vida, mas é importante os superar. Até porque medo jamais nos protege, claro que termos cautela ajuda, nos torna cuidadosos, zelosos, mas esta não deve ser confundida com medo, que literalmente nos paralisa e na maior parte das vezes somos nós quem o agigantamos.
    Cada vez que sentirmos um medo, lembremos da confiança, avaliemos o porque deste sentimento, pois vai nos ajudar a superá-lo.
    Beijinhos e feliz semana querida,
    Valéria

    ResponderExcluir
  51. Querida Camomila Rosa
    Em primeiro lugar quero agradecer o presente, que amei, adoro pinhão, ainda mais esses dados com tanto carinho, devem estar deliciosos.
    Tenho muitos medos, ainda, mas vou tentando superá-los, mas o de lagartixa, está muito difícil ( rsrs).
    Uma linda semana
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  52. Oi, Camomila
    Passando para desejar uma ótima semana!
    Beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  53. Camomila, convivo com os mesmos medos da infância, da adolescência, vão acumulando... fiquei emocionada, tuas palavras me fazem bem.
    bjs

    ResponderExcluir
  54. Lindo texto... me identifiquei em casa palavra... Beijo e uma ótima quinta-feira... gelada...

    Pati

    ResponderExcluir
  55. Acho que, com a idade, a gente vai ganhando confiança e perdendo medos... mas sempre tem aqueles que a gente não supera (sobretudo quando temos filhos, né?).
    Bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  56. Eu tenho ainda muitos medos! Bobeira mesmo! Um abração!

    ResponderExcluir
  57. É sempre teremos medo de alguma coisa ou algum acontecimento... mas realmente confiança é tudo...
    Eu não durmo no escuro de jeito maneira...
    bjs

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...