quinta-feira, 12 de abril de 2012

Replantando Orquídeas e Corações Bordados


Aproveitei a presença de mamãe Alfazema (que foi embora hoje de manhã) para replantar minhas orquídeas e dar uma ajeitada no quintal...ela adora e eu também!


E eu tenho este vaso de mini orquídea perfumada que está lotado de brotos e folhas e muito cheio para o vaso...resultado...não tem mais pra onde ele crescer. 
Então, chegou a hora de transformar este vaso em 4.


Aqui, foto dele florido há dois anos atrás...um pouco menor.


Mamãe Alfazema começou cortando (com faca mesmo, evitamos quebrar o vaso) os pedaços.
E renderam 4 mudas...

  

Comprei 2 vasos grandes e 2  pequenos e separamos as mudas.
Elas gostam de substrato para orquídeas e cascas. Eu comprei cascas de pinus, fácil de achar em qualquer floricultura.


Algumas cascas no fundo, depois a muda e completa com cascas menores (substrato) em volta e pronto...ela está de casa nova, e com muito espaço para novos brotos e flores!


E como está lá na primeira foto...molhar bastante o vaso novo, pois o vaso de barro é bem seco, então molho todos os dias por mais de uma semana, até as raízes se acostumarem com a casa nova...


Quem nunca ganhou um vaso de orquídea que veio direto do supermercado ou floricultura!!!
Gentemm...não deixem as coitadinhas por muito tempo naqueles vasinhos minúsculos e sem cascas. Replantem em vasos e vocês terão orquídeas lindas todos os anos por muito e muito tempo!
Esta da foto abaixo, é uma "chuva de ouro" que salvei no mercado...gostaria de ter tirado todas de lá...olhe o estado, já comprei sem flores, raízes meladas e tinha espuma no fundo do vasinho de plástico...se eu não replantasse, ela com certeza morreria dentro de algumas semanas...como deve estar sendo o fim das outras que ficarm por lá sem dono.


E agora mudando de assunto...
Corações e sachês novinhos que fiz para amigas blogueiras...que enfim...coloquei hoje nos Correios! Aleluia!!!





Vai chegar meninas...vai chegar!
Todos recheadinhos de alfazema...e mais umas coisinhas!


Desejo a todas uma ótima quinta e sexta-feira!
Espero que tenham gostado das dicas!
Vasos dentro e fora de casa só fazem bem para a energia da casa e para nosso bem estar! Eu até falo com elas...algumas tem tantos anos que considero amigas... Ó Lord!
Aqui chove gostoso e as plantas agradecem...
CamomilaRosa

59 comentários:

  1. Deus abençoe \o/ sempre essas mãos carinhosas!!
    Com as plantas,na cozinha,nas arteirices,e com sua familia!!
    Bjsssssss^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Camomila Rosa, plantas são um encanto numa casa, não é mesmo? Elas trazem uma energia boa para quem mora na casa e pra quem vem de fora...já ouvi algumas visitas dizerem isto aqui em casa... Tínhamos muito mais plantas do que hoje,mas por causa de dois cachorros enormes que temos, tivemos que diminuir a floresta...rssss... meu marido é um jardineiro incrível (ama plantas!)
    Lindos presentes, viu? As amigas vão ficar maravilhadas com os mimos!


    Bjks...
    :))

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A única orquídea que tive ficou bonita por pouco tempo e para não matá-la de vez, levei para minha mãe que adora (nem sei se ainda existe). Mas acho essa planta com flores belíssima.
    Lindos corações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro orquídeas mais nã tenho nenhuma...vendo sua mamãe mechendo nas plantas me lembrei da minha que adora plantinhas e tem cada caqueiro lindo...
    Amei os corações, são super fofos.
    Bjinhus carinhosos

    ResponderExcluir
  5. Oi!! eu nunca tive orquídea, acho linda!! mas até as pobres violetinhas morrem na minha mão, tem uma que está durando, sobrevivendo, espero que floresça, pois adoro flores, quero fazer um jardim na minha pequena sacada, já comprei sementes, tenho os vasinhos de violetinhas que não sobreviveram e pedi pro meu filho pintar, tudo lindo e colorido estou louca pra arrumar tudo e poder ver as florzinhas nascendo, acho que as crianças vão amar. Só não encontro as sementes de lavanda, vou procurar ela plantada, já achei até umas de plástico, vou comprar pra enfeitar a casa.
    uma linda sexta-feira!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Amo orquídeas tenho 5 ( sempre 1 pelo menos florida) cuido com tanto carinho e comemoro cada nova raiz que é o sinal que elas estão contentes com a casa. No meu futuro lar tem uma chuva de ouro no tronco de uma figueira que eu uma dia usarei como sombra ( que os anjos digam amém nesse momento e não demore muito)é a mais linda de todas na minha opinião , com suas flores pequenas e delicadas! E os corações estão lindos , muito sortudas são as pessoas presenteadas com eles.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo tudo.Adoro mexer na terra, plantar e rep0lantar e mesmo em apto faço das minhas,rsrs E os corações?
    LINDOS!!!

    beijos,chica e boa noite!

    ResponderExcluir
  8. Amei a aula, como replantar orquídeas. Meninas, esses corações , estão um mimo, super delicados. Agradeço a visita. bjins.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas e os coraçòes ficaram lindos beijos

    ResponderExcluir
  10. Amo flores, em frente de casa tem um supermercado e toda semana compro um buquê e divido pela casa que alegria, essa semana comprei boca de leão...Mas plantar menina não sou boa, só os lírios e os cactos sobrevivem ao meu esquecimento em molhar...Bjo e felizes das blogueiras que vão ganhar esses carinhos.Lindos.

    ResponderExcluir
  11. Olá querida CamomilaRosa, tudo bem com voce?

    Adorei as dicas, de como replantar orquídeas, estamos sempre aprendendo coisas novas.

    E os corações, maravilhosos, adorei todos, super meigos e delicados, se vê que foram

    feitos com muito amor.

    Parabéns com Louvor

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  12. Tudo feito com o capricho e carinho de sempre, dá gosto de ver, um ótimo fds, bjs

    ResponderExcluir
  13. Também tenho algumas orquidias, são lindas.
    Gostei muito dos corações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Gostei de td, principalmente do jeitinho da moça do frasco do perfume de Alfazema de mamãe Alfazema.
    Amei saber que vou receber mimo, vindo de suas mãos, de sua casa, com sua energia boa.
    E vai chegar na semana de meu aniversário, quem sabe até no dia.
    Parafraseando o pequeno príncipe, se vai chegar semana que vem, desde hj já comecei a ficar feliz.
    Abraço, carinho, axé e nutellas!

    ResponderExcluir
  15. ola, obrigada pela visitinha, amei as orquideas e os coracaozinhos tambem, tudo fofo! bjus

    ResponderExcluir
  16. Querida amiga,
    Adorei saber como replantar orquídeas... A mamãe Alfazema é muito LINDA e SIMPÁTICA!!!
    Os coraçãozinhos ficaram super LINDOS!!! Você sempre muito caprichosa e amorosa...
    Um super beijo com carinho, Irene

    ResponderExcluir
  17. Amo orquideas e ando vendo umas azuis maravilhosas!
    To doida para comprar
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho alguns vasos de orquideas, ainda estão pequenas,uma peguei no lixo, a vizinha jogou fora não tinha mais flor, agora ela esta sendo bem cuidada, adorei as dicas , lindos corações;

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto muito de orquídea, já tive mas não sabia cuidar então encharquei muito ela e ela sei foi, fiquei muito triste pois dava umas floradas bonitas
    adorei os saches de coração, ficaram um mimo
    bjs
    Renata

    ResponderExcluir
  20. Camomila sempre bom aprender minha queridaaaa amigaaa...adorei a dica acho que vou replantar a minha orquidea...acho que ela quer amis espaco...e meu morango agora que as folhas estao verdinhas acho que achei um lugar certo p elas...

    Camomila mas elas sao nossas amigas mesmo...vejo a minha plantinha tem dia q ela esta murchinha, caidinha...e ai abro a janela, coloco agua e ela fica tda vicosa,... Elas pedem tbm...tem uma ai no mei quintal voubte mostrar pois n sei como se chama, ela de manha e a tarde ela ta fechada na hra do almoco ela abre....

    Ca!!! Amei seus coracoes sao lindosssd

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    também adorei seu blog!
    Cheio de carinho.
    Vou seguir, ta?
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adorei as dicas, estou precisando executá-las aqui em casa!
    Os corações e sachês são muito lindinhos, tenho certeza de que as meninas irão amar!
    Grande beijo minha amiga, abençoada sexta-feira!

    ResponderExcluir
  23. LINDAS ORQUÍDEAS, PARECE QUE ELAS AMARAM SIM A NOVA CASA, QUANTA GENTILEZA DE VOCÊS MENINAS, PRESENTEAR AS AMIGAS COM CORAÇÕES CHEIOS DE CHEIROS E SEGREDOS, FADINHAS DANADAS, ESPALHANDO ENCANTOS DE BORDADOR...XEROS

    ResponderExcluir
  24. Oi, amiga!
    Ando sumida, muita coisa por aqui, quase não dou conta... Minhas artesinhas paradas, esperando um tempinho, enfim...
    É ótimo mexer nas plantinhas e dar casinha nova a elas! Gostoso demais fazer isso, né?
    Amei os vasos!
    Quanto aos corações, sem palavras: estão lindos.
    Hoje aproveitei uma ida ao médico para passar numa lojinha que há tempos venho namorando e comprei outros tecidinhos e botões! Vou deixando guardado, até conseguir fazer alguma coisa. Tenha uma sexta-feira cheia de alegrias.
    Beijo
    Ju

    ResponderExcluir
  25. Nossa... eu amo orquídeas!
    São lindas, e gostaria de ter algumas aqui em casa... mas não tenho mão boa pra cultivá-las... hehehe!!
    Seus coraçõezinhos são lindos... que amigas sortudas!!
    Bjns

    ResponderExcluir
  26. CAMOMILLA LINDOO O VASO! GOSTEI DE CONHECER SUA MAMÃE ALFAZEMA!QUERIDA OBRIGADA PELOS RECADINHOS,VOLTEI ARTEIRA DE MINAS,TIREI MESMO MUITAS FOTOS,MAS MEUS FILHOS E MARIDO NÃO GOSTAM QUE EU POSTE FOTOS,POR ISSO VC VÊ POUCAS,MAS LOGO VOU POSTAR MAIS PARAS AS SEGUIDORAS VEREM.
    ESTE SACHÊ TÁ LINDO ! SUAS SEGUIDORAS VÃO AMAR!
    TEM POST NOVO NO CANTINHO DA VOVÓ,VEJA O QUE FIZ HOJE!
    O MILHÃO É BOM MESMO CAMOMILLA,NOSSA AMEI A MOUSSE DE MILHO,MUITO BOM!
    BJINHOS E ÓTIMA NOITE E UMA EXCELENTE E ABENÇOADA SEXTA -FEIRA PARA VC!

    ResponderExcluir
  27. Oi Camomila, eu nunca tive orquídeas por não saber ao certo como cuida-las, agora com as suas dicas vi que é muito simples. Os corações ficaram muito fofos, lindos demais.
    Tenho vontade de fazê-los mas ainda não encontrei um molde igual a esse que você faz, onde você conseguiu esse modelo de coração?
    Outro dia encontrei um modelo mais arredondado, mas eu acho esse compridinho mais bonitinho.
    Se você puder me informar ficarei muito agradecida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Nunca tive coragem de ter orquídeas, mas você fez tudo parecer tão simples! E nas costurinhas, quanto capricho!!

    Beijocas!!
    Flávia

    ResponderExcluir
  29. Como é bom ter a mãe por perto n é mesmo! Vendo a sua senti mais saudade ainda da minha que já se foi há um ano. Beije, cheire e abrace mto sua mamãe, isso n tem preço.
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Também adoro plantas, pena que moro em apartamento e tenho uma varanda pequena, mas mesmo assim tenho minhas plantinhas lá, minha mãe mora em casa e tem várias orquideas..ela adora.bjos
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber mais sobre plantas! Não levo muito jeito, mas amo rosas e orquídeas! Acho lindo jardim!! Sua mãe é uma gracinha!! Beijos p/ vocês!! Laine.

    ResponderExcluir
  32. Amei seus corações e esse com a casinha de cogumelo vc arrazou ,ficou lindo!!!!

    ResponderExcluir
  33. Este post resultou tão bacana! Fazer coisas com mãe é ótimo
    e a sua mãe é uma fofa!
    Também fiquei mais animada para cuidar da minha orquídea, para
    ver se ela volta a florir.
    Já os corações vão agradar em cheio! rsrs.

    Beijoca e boa noite!

    ResponderExcluir
  34. oi minha linda vc pedra preciosa para jesus
    amei dica tenho uma so deu nada de flor
    se tem muita por ai manda umas mudinha pra mim
    qto vc cobra os saches
    amei bjo linda noite

    ResponderExcluir
  35. Mexer na terra é mesmo tudo de bom! A gente se sente bem, de alma lavada, em salvar uma vida tão indefesa que, em troca, enche o nosso lar de beleza, de alegria e de proteção.
    Mudando de post... Que delícia de doce de abóbora, com pão caseiro e café pretinho!
    É a tradução mais perfeita da tal " comfort food" que faz bem só de olhar, imagina de comer!!!
    Obrigada pelo seu carinho e sua presença constante lá no meu Cantinho e me desculpe pela ausência, mas saiba que o seu blog é muito especial para mim. Sempre que passo por aqui, mesmo sem comentar, saio de energia renovada!
    Bjs e desde já um bom final de semana!

    Ah! Vc está no Pinterest? Vou levar a foto do doce pro meu álbum,ok?

    Angela Giugliani, a Zazá

    ResponderExcluir
  36. Oi Camomila, também adoro você lem casa. E já tenho um grande carinho por você.
    Muito obrigada por sua atenção, já fui lá no blog e já salvei o molde.
    Eu nunca fiz, vou comprar feltro e tecidinho e vou tentar fazer, e ai depois eu te mostro.
    Beijos querida e mais uma vez muito obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Também adoro mexer em minhas plantinhas, me acalma muito!
    Lindo corações, ficaram com um ar bem romântico.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  38. Ahhh q post lindo. Ameiiii texto e fotos.

    Fiquei chocada com a espuma no fundo do vaso...pq eles não fazem as coisas direitinho,né.

    Amei as artes tb...delicadas.

    Beijinhos

    Ana

    ResponderExcluir
  39. BOM DIA QUERIDA!
    MÃOS DE MÃE É ABENÇOADA E AS SUAS PLANTAS VÃO
    CRESCER AINDA MAIS BONITAS.
    LINDOS CORAÇÕES, FELIZ DE QUEM VAI RECEBÊ-LOS!

    BOM FINAL DE SEMANA, JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  40. Eba eba ebaaaaa... não vejo a horaaaaa... rsssss...
    Menina, estou tããão em débito com as visitas e comentários... affe!
    Mas não deixo de passar aqui e ler seus posts diariamente.
    Esse findi vamos passear em São Roque... e vou aproveitar prá descansar e tirar muuuuitas fotos prá postar depois.
    beijinhos prá você e sua mamy... que tem uma carinha de gente boníssima, né?

    ResponderExcluir
  41. Ai Meu Deus... minhas 3 orquídeas estão nos vasinhos de plástico ainda... que feio.
    Preciso providenciar vasos novos prá elas... urgente!
    bjo e obrigada pelas dicas viu?

    ResponderExcluir
  42. Olá:)

    Obrigada por publicares estas dicas tão importantes; só tenho duas orquídeas mas elas continuam no mesmo vaso. Vou ter de as mudar!

    Adorei os teus corações perfumados:) Tenho a certeza absoluta que quem os vai receber vai adorar:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  43. Owwnnn....queria tanto ter mãos boas para plantar e cuidar de plantas. Todas morrem nas minhas mãos. Acho que não coloco no sol e nem agua suficiente para as bichinhas vingarem..rsrs...
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  44. Olá Camomila! obrigada por sempre estar presente em meu blog fico muito feliz!!
    eu ainda não tenho orquidea mas vendo as suas fiquei com vontade de ter pelo menos um vaso..a vou comprar com certeza...adorei seus corações ficaram lindos bordadinhos.

    bjos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  45. Precioso seu blog e muito inspirador. Andei tão ocupada por tanto tempo e perdi o contato com minhas orquídeas. Agora eu recomeçar e seu blog me inspirou. obrigada e que Deus te ilumine sempre. Se quiser me visitar agradeço. lucianarzanin.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  46. Suas plantinhas estão lindas!
    Que fofa é a mamãe alfazema!
    Bjoks e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  47. Que plantas lindas vc tem !Amo estar cercada por elas!
    E que mamãe lindona a sua !!


    Os coraçõezinhos são lindos!

    Um feliz fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  48. LINDAS AS PLANTAS!! E OS CORAÇÕES...TÃO FOFOS!SORTUDA DE QUEM VAI RECEBER!BJS!

    ResponderExcluir
  49. Passei pra deixar um beijo
    Amo orquideas, e os corações?
    Ficaram lindos!!!!

    Um maravilhoso final de semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  50. Querida Camomila
    Como é bom mexer com plantas, parece que renova nossas energias.
    Quanto aos corações, que encanto, um mais lindo que o outro.
    Um lindo final de semana .
    Beijo
    Roseli

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  52. Ah vc tb gosta de plantas , legal isso de mexer na terra, faz um bem a nós e as plantinhas que cuidamos.
    E seus corações estão de arrasar de lindos, tbjá fiz de feltro no inicio, agora faz tempão que só faço de tecidinho .

    Bjs e obrigada das visitas
    Leila

    ResponderExcluir
  53. Adorei os corações, lindosss! Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  54. Oi Moça! Que boa dica tenho vasos de barro são 3, esperando o resgate de orquídeas de algum mercado, eu não sabia como planta-las, já ia comprar terra adubada para quando fosse fazer a muda, amei saber do substrato, boas dicas. Os corações são perfumados e cheios de carinho com certeza. Sortudas as moças que irão recebe-los. A mãe é linda e formosa ainda.
    Dê um cheiro nela por mim. Meu álcool com cravos já está sendo usado na minha cozinha, uma delícia.
    Um Beijos, bom domingo e...ah! tem sorteio lá em casa, participa tá?

    ResponderExcluir
  55. Ontem e hoje eu passei o dia jardinando - que delícia! Me senti no paraíso.

    Eu tive 2 orquídeas mas não soube cuidar bem delas, por isso não me arrisquei mais.

    Seus corações e sachês são lindos demais Camomila. Mimos q todas gostariam de ganhar.

    ResponderExcluir
  56. CHEGOU... CHEGOU... CHEGOU...
    E eu ameeeei, claro!
    Obrigada Camomila... pelos presentes e principalmente pelo carinho e capricho!
    Ahhh que caixa mais cheirosa e cheia de coisas lindas!
    Vou usar tudo!
    Até minha mãe disse: "Nossa que moça caprichosa, né?" :-)
    E Matheuzinho concordou com a casinha da melhor mãe do mundo... hehehe...
    Obrigada meeeesmo,viu?
    No fim de semana vou fazer um post sobre meus presentes...
    beijinhos prá você e para os seus queridos!

    ResponderExcluir
  57. amei te conhecer!!! tive uma imensa tristeza em não ter lhe visto antes !!!! vou cuidar das minhas orquideas melhor agora!!! obrigada por mim e por elas !!!! como consegue fazer tantas coisas juntas ??? salve a nação agradece fique com Deus!!! Marlene

    ResponderExcluir
  58. Passei para te dar um beijo....amo orquideas e corações estão lindinhos...vc é muito especial.

    Um grande abraço ,Deus te abençõe muito.

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...