terça-feira, 10 de abril de 2012

Doce de abóbora com pão...


Voltei para minha casa, e junto veio mamãe Alfazema ficar uns dias...
Já fui pedindo aquele doce de abóbora com côco que tanto gosto com pão caseiro quentinho...


Não tem muito segredo...é fácil de fazer, mas, nas mãos dela, o pão e o doce tem outro sabor!

  

Então... ela picou a abóbora laranja em cubos... uma vasilha cheia, quase 1 kg e colocou para cozinhar apenas com água.


Quando já estava bem cozida, ela colocou 3 xícaras de açúcar cristal bem cheias e deixou cozinhar mais e mais, agora mexendo...
E quando já estava no ponto de doce, mas ainda com um pouco de água, colocou o côco...ele hidratou e sumiu a água.

  

Ela fez também o pão caseiro...um pouco diferente das minhas receitas, pois ela fez o "pão rápido de liquidificador"...rápido mesmo!

    

No liquidificador:
3 ovos
1/4 xícara de óleo
3 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
2 quadrados de fermento biológico 
1 xícara de chá  de água cheia  bem quente

Bater tudo  e depois colocar a mistura em uma tigela com meio quilo de farinha de trigo. Mexer bem e acrescentar mais trigo até dar o ponto da massa acima. Enrolar 2 pães, e deixar descansar na assadeira até dobrar de volume, (30 min.) depois é só assar.
Você pode acrescentar na massa sementes de linhaça ou aveia.


E está pronto aquele lanche da tarde ou café da manhã bem nutritivo e saboroso!
Espero que gostem da ideia!
E hoje colhi ervas e chás para secar...mangericão e erva cidreira.


Mamãe Alfazema já vai embora amanhã...mas fizemos várias coisas em casa, e replantamos vários vasos de orquídeas. 
Em cada visita dela, um ensinamento, um conselho, um olhar diferente! É muito bom aprender...e quem sabe um dia poder ensinar!



Com aromas de chá calmante, desejo a todas amigas uma ótima semana...
"Que possamos olhar para o horizonte por cima das montanhas e subir, subir bem alto, onde não hajam barreiras e obstáculos em nossos sonhos e caminhadas..."
CamomilaRosa

63 comentários:

  1. Que diferente!

    Muito laranja, amarelo, aromas, ervas, calmaria e alegria pra vc´s :)

    ResponderExcluir
  2. AMO PÃO!AMO DOCE!AMO SEU BLOG!TUDO AQUI TEM CHEIRO DE BONDADE, DE AMIZADE!!BJS !

    ResponderExcluir
  3. Que delícia.Deu pra sentir e imaginar! um beijo, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Que curioso...hoje tbm fiz doce de abóbora e publiquei a foto lá no Facebook. De certo que não ficou tão gostoso como de Mamãe Alfazema, mas deu pro gasto. Também amo comê-lo com pão.
    Há tempos não faço pão...quem sabe amanhã. Gostava de fazer em Friburgo. Lá tudo é melhor.
    Obrigada por sua doces visitas. Sempre que vc passa lá no jeito simples, deixa um pouco de perfume no ar.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Adoro doce de abóbora! (alias, até estou a comer agora :D )

    E caseiro é ainda melhor :)

    ResponderExcluir
  6. Que delicia! Eu tb adoro doce de abóbora, com pão nunca comi, deve ser bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que gostosa esta visitinha, queria minha Alfazema aqui comigo.
    Voce so posta coisas gostosas, ja to aqui doidinha pra fazer este doce de abobora com coco.
    Bjs......

    ResponderExcluir
  8. Hum ...cheguei a sentir o gostinho aqui.Que delícia! Tenha uma ótima semana.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi florzinha, dá pra sentir o cheirinho de carinho daqui e o gostinho do doce tambem...amo doce de abobora.
    Bjs e otima noite

    ResponderExcluir
  10. As mulheres da minha família adoram uma cozinha. Cada uma do seu jeito, com suas especialidades, suas manias, sabores e aromas característicos. Esse pão e essa "chimia", como chamamos aqui no RS, lembrou minha infância!Morávamos bem no interior, zona rural mesmo e meu pai cuidava de um camping...O cheiro de pão caseiro e chimia de muitos sabores invadia o ar nos cafés da manhã que eram servidos para gente de muitos lugares do mundo!!! Mas os melhores clientes, com certeza, era eu e meus irmãos! Lembrança boa, graças a esse post docinho!!!
    Beijos e boa semana!
    Carla Pathy
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Humm!!
    Adoro pão quentinho, não sou fã de doce de moranga, mas adoro uma sopa, e com este pão,aí que delícia.
    Tenha uma semana maravilhosa.
    Kátima.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Camomila
    Delícia!
    Doce de abóbora me remete à infância e quase posso sentir o cheiro vindo da panela em que minha avó materna preparava pacientemente o doce tão saboroso... Ela fazia com abóbora de pescoço, colocava cal virgem de véspera, para deixar a superfície crocante e o interior cremoso... Não usava o coco, mas sim cravo. Depois, colocava em vidros as rodelas de intensa cor alaranjada mergulhadas em espessa calda. Então, era só saborear...
    Bom demais ter a mãe por perto e aprender. Quanto a ensinar, já fazes isso, amiga, e da melhor forma: ensinas com exemplos. Suas crianças terão uma bela bagagem para a vida!
    Linda quarta-feira para você também.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Ju!!! E olha que esquecemos do cravo no doce...

    ResponderExcluir
  14. Que delícia,eu adoro doce de abóbora com pào beijos

    ResponderExcluir
  15. Hummmmmm...adoro doce de abóbora com côco, e pão caseiro então!!
    Delícia!!!Kkkkkkkkkkk...

    Beijos, querida!!♥

    ResponderExcluir
  16. Meninas! Obrigada pela visita! O pão caseiro mais o doce de abóbora ficou de dar água na boca! Uma verdadeira tentação! Gostei muito do pensamento ao final do post! Lindo! Uma abençoada 4ªF!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Cá querida, que delícia de lanche!
    Comida de mãe sempre tem um gostinho especial, né?
    Que bom que sua mais passou uns dias com vocês!
    Beijossssssssssss e tudo de bom, sempre!!! Amo vir aqui!
    Vero

    ResponderExcluir
  18. Olá CamomilaRosa e Alecrim, tudo bem com voces?

    Esse doce de abóbora está muito bonito e deu até água na boca. Eu também adoro com pão.

    Que pena que a mamãe já vai embora, né. É tão bom quando ficam com a gente, transmite

    calma e segurança total. (eu já não a tenho faz tempo).

    Camomila, até o jeito que voce pendurou as ervas, ficou uma delicadeza.

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  19. Adoro doce de abóbora Camomila, lembra a infância e os bons tempos de traquinagens hehe. Mas que delicia ter a companhia da mãe em casa, tudo fica mais aconchegante e reconfortante. E pelo visto rendeu bons frutos, lindo o doce e maravilhoso o pão, com uma textura bem macia. Eu faço como sua mãe amiga, no liquidifcador. É bem prático né?
    Duas ótimas receitas, parabéns a mamãe. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  20. Olá, boa noite... Quer dizer que este blog é um cantinho de ervas finas e aromáticas? Coisa boa demais da conta, viu?

    Estou simplesmente encantada com a MÃE ALFAZEMA E AS FILHOTAS CAMOMILA ROSA E ALECRIM! hehehe... coisa linda, viu? Bem coisa de poeta mesmo, e olha, o blog é charmoso, colorido e sobretudo tem um abraço que aconchega. Já sigo e virei fã rsrs...

    Vou linkar vocês no Arte em Pequenos Gestos pra naum perder de vista.
    Obrigada por este momento e por estas alquimias.
    beijo enorme da (nova) amiga
    Lucinha:D

    ResponderExcluir
  21. Oi Camomila Rosa e Alecrim
    Doce de abóbora com pão caseiro, que delícia!
    E quando é feito com o carinho de mãe fica ainda mais gostoso!
    Beijos, tudo de bom!
    Maria Luiza

    ResponderExcluir
  22. Ai CamomilaRosa, amo o seu cantinho! O computador ainda não tem a tecnologia de passar aromas, mas o seu cantinho é mágico e posso sentir o cheirinho delicioso desse pão! E esse doce de mãe, nossa... tô aqui maravilhada! Essas suas ervas do seu canteiro, são especiais!! Deu até vontade de tomar chá agora!!! Vou lá fazer! Só que de saquinho, mesmo!rsrsrs Não tenho esse seu privilégio!!! Adoro vocês!! Beijos, Laine.

    ResponderExcluir
  23. Amo doce de abóbora.
    Mamãe em casa é tudo de bom.
    Carinho, amor e afeto em porção redobrada.
    Uma ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi Camomila, que delicia de doce e o pão. É bom a mãe está assim por perto e preparando coisas gostosas. Parabéns para a sua mamãe Alfazema.
    Qualquer dia vou tentar fazer o pão, já anotei a receita.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Querida CamomilaRosa,
    Eu te admiro muito e acho linda a sua família... Parabéns, amiga!!! A sensação que você deixa no ar... É de tanta paz, harmonia, amor e carinho... Você consegue até aquietar o coração...
    ADOREI o doce de abobora e principalmente o pão caseiro... Eu acho que nunca te falei, mas fazer pão para mim é uma grande terapia... Além de ser DELICIOSO!!!
    Obrigada por compartilhar mais essa receita que gostei muito...
    Grande beijo com admiração, Irene

    ResponderExcluir
  26. Olá meninas! Como é que vocês fazem isso comigo!? Venho retribuir a visita de vocês e sou recebida com doce de Abóbora!!!!!!!! Por isso que já estou ficando por aqui e não quero sair mais. Obrigada pelo doce!
    Milhões de beijos, Jô

    ResponderExcluir
  27. Olá Camomila!! Hummm que delícia de pão caseiro mais o doce de abóbora com um toque especial...mamae que fez...que delícia!!! Como é bom matar as saudades né amiga....nossa aiaiai te escrevendo meus olhos se encheram de lágrimas...lembrei da minha....

    Camomila honre mesmo a sua mãe e de muito valor à ela,, e ouça sempre a voz da experiencia, sinto muitas saudades da minha ma~e...e agora me lembrei dela sniffffff...

    bjs carinhosos p vc e p elaaaa...

    rose jp

    ResponderExcluir
  28. Adoro doce de abobora, e esse ficou com uma cor mt bonita, sem esquecer esse lindo pão, os meus parabens!

    Bjs

    ResponderExcluir
  29. vir aqui neste cantinho é como receber uma caricia de uma pessoa querida !!
    flor quero fazer esse pão que parece muito fácil,
    mas você não colocou a temperatura do forno e nem por quanto tempo devo assar ????
    se tivesse a temperatura ia fazer agorinha mesmo.
    amo erva cidreira,mas aqui não tem, pecado !!
    bacione

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigada pela visita ao meu cantinho e pelo comentário deixado.
    Gostei muito do seu blog.
    Este doce de abóbora está uma tentação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  31. Adoro doce de abóbora, deve ter ficado uma delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Camomila que delicia de doce de abóbora ,ainda mais feito pela mamãe!! essa abóbora ta linda bem madurinha ,aqui é dificil encontrar abóbora assim...da uma saudades do Brasil e de tantas coisas que tem ai e que aqui não tem e ficamos na vontade rs.

    bjinhos e um ótimo dia pra vc.

    ResponderExcluir
  33. Meu Deus está um manjar dos deuses, nunca pensei que abóbora poderia virar doce e esse pão rapidex, nossa essas coisas só vejo aqui, por isso que gosto de pousar as minhas asinhas de borboleta aqui, muito legal, beijinhos♥

    ResponderExcluir
  34. Que delícia de doce... e o pão,...parece muito fofo!
    Muito bom ler um post que dá água na boca...rsrsrrs
    Um excelente dia pra vcs..
    :D beijo
    Paty

    ResponderExcluir
  35. OLÁ QUERIDA!
    IMAGINO A SUA FELICIDADE COM A SUA MÃE EM SUA CASA,
    A MINHA MORA NO INTERIOR DE SP EU MORO EM BH, ENTÃO
    QUANDO ELA VEM AQUI PRA CASA É BOM DEMAIS!
    EU AMO DOCE DE ABÓBORA, ESTE PÃO E ESTE DOCE FIRAM LINDOS
    E COM GOSTINHO DE QUERO MAIS!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  36. Gosto tando de abobora! Me faz tão bem!
    Amei o pão
    lindo dia para vc
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
  37. Faz muito tempo que não como doce de abóbora, falei esses dias mesmo para o meu marido que estou com vontade, agora vejo esse por aqui, está uma tentação e pão então está demais.
    bjs

    ResponderExcluir
  38. me deu agua na boca!!
    aiaiaiai

    vim agradecer a visita ontem!
    a Tina é otima ne!!

    obrigada

    bjao

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde minha linda!
    Amo pão e doce de abóbora!

    Uma tarde linda para ti que com cafezinho fica perfeito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Fiquei com vontade de estar ai para saborear as gostosuras e prosear. Êta trem bão!...
    Bjs,
    Ana

    ResponderExcluir
  41. Ter mamãe sempre por perto é uma delícia!
    Que bom que apesar de pouco tempo que ficaram juntas conseguiram aproveitar bem esse tempo com trocas de tudo informações carinho...
    Olha já sei a quem puxou com o talento para cozinha rsrsrs,bjo

    ResponderExcluir
  42. Adoro doce de abóbora, maridão que faz aqui em casa, mas você sabia que eu nunca comi com pão? Vou provar!!
    Beijos e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  43. hummmm delicia!!!

    beijos




    Dri Viaro
    www.driviaro.com.br
    www.ameliasdesalto.com
    www.ateliefesteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Camila aqui na minha casa esse doce é especialidade de minha tia e avó, eu comia muito! Mas, acho que enjoei de tanto comer! Nunca mais tinha visto ele, até hoje... e cá estou com uma vontade de me deliciar nele. Vou tentar ou convencer minha amada tia a fazer. Aqui é nosso doce de Jerimum!
    É tão bom, semearmos e plantamos, o contato com a terra, ótimo.
    Beijinhos cheio de carinho!
    Dias repleto de sonhos e realizações.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  45. Delicias... Fiquei curiosa para saber se basta deixar os galhos de manjericão pendurados para eles ficarem secos? O meu pé de manjericao só cresce e daqui a pouco dá para fazer a histórinha João e o pé de manjericão...

    ResponderExcluir
  46. This looks really tasty!!

    Happy day,

    Madelief x

    ResponderExcluir
  47. Nossa deu água na boca! Doce de abóbora é muito bom...melhor ainda quando é feito pela mamãe,meu preferido!
    Senti aqui o cheirinho do chá!
    Bjos. Andressa

    ResponderExcluir
  48. Olá querida muito obrigada pelo carinho e vm aqui adorei deixo bjs com carinho Leila

    ResponderExcluir
  49. Oi
    Querida
    Só hj consegui usar o pc do meu filho
    O meu esta dodói e foi para concerto,por isso a ausência
    Mas vim agradecer a carinhosa vst
    Que delícias,estou babando......amo doce de abóbora
    Bjosss.

    ResponderExcluir
  50. como é bom mamãe paparicando né? fiquei babando com esse pão, e o doce nem se fala, tenha uma linda semana.
    Bjos.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  51. ai que delícia!!!
    vou me arriscar nesse pão no liquidificador, mas com a farinha de arroz, depois eu conto.
    bjsss

    ResponderExcluir
  52. OIii que delicia esse doce!
    Minha avó sempre fazia pro Adro, ele adora!
    Que saudades desse doce...
    mas com pão? Diferente né?
    Beijos Maria,
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  53. Camomila, querida!

    Obrigada pelo carinho lá no castelo.
    Saber que sua mãe gostou de minhas imagens... ah, é emocionante.
    Diga para ela que envio um abraço bem, bem forte para ela... daqui... de longinho.

    Passar uns dias com a mãe, que maravilhoso.
    São horas lindas e preciosas.

    As imagens aqui, então?! Cada vez mais lindas!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  54. Ai que delícia!! Posso comer de colherada?? Beijo grande! Vy

    ResponderExcluir
  55. Olá querida,
    Esse doce me fez voltar a minha infância, era assim mesmo que comia com pão, muito bom!!!
    Essas imagens do seu cantinho parecem um conto de fadas.
    Tudo lindo!!

    Beijo grande
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  56. Que maravilha amiga. Adoro pão e adoro doce de abóbora!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  57. Ai-que-de-lí-cia!!!... "Mamãe Alfazema, quer passear em Americana?!..."

    ResponderExcluir
  58. Oi, Camomila! Oi, Alecrim! O blog de vcs é uma delicinha! Tem cheirinho de flor, de passarinho, de bolo da vovó e frescor de jardim! :)

    Sou seguidora faz um tempinho, mas só agora é que arrumei tempo de ler com calma (tô praticamente a tarde inteirinha lendo (e me deliciando) com as fotos e as histórias!

    Bom, eu a-mo pão caseiro! E claro que vou querer fazer desse pão "lem casa" (rsrsrs), mas me tira só uma dúvida? Esse pão fica tipo pão doce? Ou a massa dele é mais para salgada? Se eu quiser fazer uma massa mais para salgada, pode alterar as quantidades de sal e açúcar?

    Bem, meninas, tô amando tudo! Parabéns pela boniteza de tudo que vcs colocam por aqui!

    Bêjo carinhoso no coração docês e... Nutella!!! =)

    ResponderExcluir
  59. A mãe da gente faz sucesso, né! Minha mãe também, era muito querida pela comunidade e fazia pães deliciosos. Pus-me a fazê-los também, pois não os teria mais! Saudades! Um grande abraço para ela, sua mãe! Beijos!

    ResponderExcluir
  60. As coisas que sua mae lhe ensina voce deve ensinar a sua filha, sobrinhas e ate mesmo a vizinhos. Boas info devemos passar a todos! Algumas das minhas ervas tambem estao secando. Meu oregano, capim santo e lemon balm ja estao secando.
    Muito obrigada pela receita do pao e info about do doce de abobora. Tenha um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  61. Oi,eu fiz doce de abóbora um dia desses e adoro! Ainda tenho na geladeira,mas nunca comi com pão,vou experimentar. Bjss.

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...