domingo, 13 de janeiro de 2013

Para falar de saúde...O Ayurveda


Este é o começo de um post que farei em 3 partes, pois se trata de um assunto longo e mesmo que eu tente falar ultra resumidamente só para conhecermos um pouco, teria muito para se falar.

"Existe em cada pessoa um lugar livre de doenças, que nunca sente dor, nunca envelhece nem morre. Quando você alcança esse lugar, as limitações que todos aceitamos deixam de existir. 
Esse é o lugar chamado saúde perfeita.
Pode-se visitá-lo rapidamente ou demorar ali muitos anos.


A antiga tradição védica da Índia (O Ayurveda) considera a inteligência como a principal força básica da natureza. Afinal o universo não é uma "sopa de energia" em apenas o caos. A incrível exatidão com que tudo se ajusta em nosso mundo e acima de tudo a espantosa existência do DNA demostram a infinita fonte de inteligência da natureza.
O Ayurveda afirma que todos os órgãos e sistemas do nosso corpo possuem um equivalente quântico, e podemos percebê-lo.


No nível quântico, nenhuma parte do corpo vive separada do restante. Os laços invisíveis que você não consegue examinar em um microscópio são de natureza quântica e sem essa fisiologia oculta, seu organismo visível não poderia existir, não passando de um agrupamento de moléculas ao acaso.


O Ayurveda ensina que todas as pessoas recebem da natureza um molde, um tipo de corpo. E o seu corpo sabe o que é bom ou ruim para ele. E quando você percebe essas tendências e passa a obedecê-las, descobrirá que sua fisiologia é capaz de adquirir harmonia própria com um mínimo de esforço de sua parte.
Segunda o Ayurveda existem três tipos de moldes (doshas) e nosso corpo se enquadra em um ou mais deles.
Vata
Pitta
Kapha

E para cada um desses tipos ou a mistura deles existe no Ayurveda um caminho a seguir na alimentação, exercícios e estilo de vida.



Características Vata:
-Estrutura esguia e leve
-Rapidez nas atividades
- Fome e digestão irregulares
- Sono leve e interrompido, insônia
- Entusiasmo, vivacidade, imaginação
-Mudanças de humor e preocupação
- Tendência a prisão de ventre e cansaço fácil

O tema básico de pessoas Vata é a "mudança". Essas pessoas são imprevisíveis e bem menos estereotipadas que Pitta ou Kapha.
De todas as atribuições de Vata, talvez a mais importante seja a liderança desse dosha sobre os outros. Isso significa várias coisas: Vata é o primeiro dosha a se desequilibrar. A precaução básica para os tipos Vata é ter descanso suficiente, não cometer excessos e prestar atenção aos hábitos regulares de vida.
Vata é seco e frio, Pitta é quente e Kapha é pesado"

Saúde Perfeita - Deepak Chopra - Editora Best Seller


Viver em equilíbrio é a principal proposta...e temos que obedecer nosso corpo para que não haja conflito entre o que você precisa e deseja.
O desejo de beber água, por exemplo, satisfaz a necessidade individual de cada célula dos cinquenta  trilhões  que formam seu corpo. Cada uma envia sua mensagem captada por receptores especiais no hipotálamo, que nos levam a pensar que estamos com sede. 
Qualquer desejo segue seu caminho e precisamos ficar atentos a eles, pois não obedecê-los implica respostas negativas do corpo.
Como por exemplo, segurar o xixi quando se está com vontade, tomar um energético quando o corpo pede pelo descanso, etc...

  

Você não percebe a vitamina C em seu suco de laranja e muito menos a diferença entre ela e a vitamina A. O conhecimento ocidental sobre nutrição vem, na maior parte, dos laboratórios de análises. O conhecimento ayurvédico sobre nutrição vem da natureza. Quando a comida fala aos doshas, informa muitas coisas. As papilas gustativas enviam informações a todo momento.
A dieta balanceada ayurvédica contém os seis paladares diferentes, ou seis rasas, em cada refeição. Eis um cardápio equilibrado:

Salada de alface e rúcula (amarga, adstringente); 
Frango grelhado com arroz (salgado, ácido, pungente);
Sorvete de baunilha (doce) .


Saúde Perfeita - Deepak Chopra - Editora Best Seller

 

No próximo post sobre este tema, falarei dos doshas Pitta e Kapha, a alimentação ideal para cada tipo de corpo (dosha) e como o Ayurveda descobriu essas diferenças.



Como eu disse no início, o tema é longo e vou tentar falar um pouco em 3 posts.
Espero que gostem! Novos horizontes e ideias para quem não conhece e não curte e para pessoas que como eu já conhecem, seguem e curtem essa filosofia médica indiana, boa leitura e eu indico o livro "Saúde Perfeita" do indiano Deepak Chopra.



Desejo a todos que por aqui passam e por aqui ficam boas energias e uma semana produtiva, intuitiva e de transformações!
Beijos

CamomilaRosa

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Casinha Tilda no bastidor


Olá gente boa gente que passa e que fica em busca de olhares, boas energias e paz!
Ontem terminei minha primeira casinha Tilda costurada e bordada.
Um dia pretendo começar a colcha Tilda, linda como a que a Ruby fez, porem ela é bem grande e leva tempo para terminar...um dia sai, hehe! 


Eu tenho a revista Tilda Sew Pretty Homestyle que está aí na foto, e nela os moldes. Mas para quem quer fazer e precisa do molde, sugiro o maravilhoso Blog "Entre Feltros e Tecidos",  lá você vai encontrar  o molde da casinha e muitas coisas legais.


Eu adoro bordar...praticamente entro em alfa, medito, me sinto Parvati ao lado de Shiva enquanto bordo, hehehe! Gostaria de praticar mais e aprender pontos diferentes...porém minha vida no momento não me permite essa dedicação. Por isso faço planos e tenho sonhos futuros!


Eu usei linho como tecido de fundo.
Você costura as peças da casinha por inteiro, faz uma abertura atrás e vira a peça para o direito. Passa a ferro e monta as peças pregando com ponto invisível. Mas primeiro eu fiz os bordados.


Minha dica de chá para hoje é a mistura de dente de leão e erva doce...tomei bem cedinho!
Elimina toxinas, desincha e acelera o metabolismo.
Sabe quando você abusa de algum alimento, ou bebida, ou então acorda com dor de cabeça por conta do fígado? Este chá é perfeito!



Espero que vocês tenham gostado, possam fazer e deixar a casa ou cantinho de costura mais charmoso...eu gostei da brincadeira e vou fazer mais!


Então...lembrando que faltam 3 dias para o sorteio dos livros Cores de Outono  e da Tilda! O link para o post do sorteio está lá em cima na lateral do Blog.
Quem serão as amigas sortudas!!!?


Desejo a todos um ótimo final de semana, muita paz interior e exterior, atitudes, respeito e esperança!
Que a vida passe pelos seus olhos de maneira diferente nestes dias...que o seu comum não seja mais comum...seja especial de alguma forma, em seus detalhes e simplicidade.
Beijos e Nutellas!!!

CamomilaRosa

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Geleia de uva e baunilha


Eu estava com muitas...muitas uvas na geladeira! Mesmo comendo todos os dias, fiquei com medo de perde-las e resolvi ariscar uma geleia!
Nunca tinha feito geleia de uva, então fui seguindo a intuição...


Bati no liquidificador umas 3 xícaras cheias de uva niagara, coei e levei para a panela antiaderente.
Adicionei 1 xícara e meia de açúcar e meia fava de baunilha.
Deixei ferver misturando de vez em quando em fogo médio até engrossar.
Veja as sementinhas da baunilha que dão um toque diferente de sabor na geleia e combina super bem!


Como gosto de fazer 2 coisas ao mesmo tempo...enquanto fervia a geleia, fiz massa de pão, fritei uma carne moída bem temperada e preparei pequenas esfiras! Receita minha AQUI!


Quem quer rapar a panela?
Ah...e como gosto de fazer 3 coisas ao mesmo tempo, enquanto fervia a geleia e crescia o pão, fiz um bolo de fubá com goiabada para ir esquentando o forno, hehe!
Receita minha AQUI!


Saldo do lanche das cinco que para mim foi o jantar...
Esfira de carne,  bolo e geleia.


Reparem nas sementinhas da baunilha que ficou na geleia e fez toda a diferença no sabor!


Espero que vocês tenham gostado da ideia de lanche e  belisquete! Aqui em casa todos adoram! Crianças em casa de férias e a gente tem que inventar e fazer o que eles gostam!


E estas folhas de basílico maravilhosas foram presente de uma amiga! Ela me deu um lindo maço perfumado, que já está na água à espera das raízes!


E por falar em amizades...Regiane querida aguarde que sua encomenda perfumada foi hoje, hehe! Valeu e obrigada pela confiança!


Beijos a todos que por aqui passam...bons pensamentos e energias nesta quarta e quinta-feira de verão!
Até a próxima!

CamomilaRosa

domingo, 6 de janeiro de 2013

Cantinho da costura e bandeirolas tilda


E foi assim que ficou meu cantinho de arte! 
Vocês devem reconhecer a maior parte da decoração, hehe! Todos feitos ano passado, menos a bandeirola tilda que fiz hoje! 


Tirei o molde na cartolina, o triângulo tem 15cm horizontal e 17cm vertical.
Escolhi os tecidos, risquei, cortei duplo, passei costura e deixei uma abertura em cima para virar.


Depois de costurados, virados e passados a ferro, escolhi as fitas para enfeitar e juntar em cima.


Depois que estava costuradinho e bandeirola pronta, inventei sair um pouco do estilo tilda bordado e preguei flores de crochê. Adoro! E mamãe Alfazema fez umas flores lindas para mim, que lembram uma mandala indiana.



Eu amarrei meio em curva, mas se esticar some esta folga de fita que ficou entre uma bandeirola e outra.


Agora estou feliz pois tenho meu cantinho para bagunçar e fechar a porta quando for preparar almoço, sair e receber visitas, hehe...na outra casa fazia tudo em minha copa e era uma loucura!
Estou terminando alguns corações perfumados com alfazema para completar uma encomenda, mas no meio da semana vou mostrar um trabalho novo que comecei. 


E vocês querem saber o que eu sempre faço com as sobras de tecido? Eu mostro!!!
Aqui está!!! Mini corações!!!



Vamos que vamos para mais uma semana neste começo de ano recheado de trabalho e esperança!
Obrigada a todos amigos e amigas que por aqui passam, ficam e comentam! Leio tudinho e gostaria de ter mais tempo para blogar e fazer visitas, estou com saudades!!!
Beijos e nutellas com aroma de jasmim...


E hoje é dia de La Befana na Itália!!!
Vejam só:


CamomilaRosa

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Biscoitos de frutas secas e chocolate


E então...sobrou frutas secas na sua casa nesta virada de ano?
Aqui em casa sobrou bastante...e para não ficar na geladeira pra lá e pra cá, resolvi fazer biscoitos com elas. Fica super gostoso para quem curte frutas secas e acompanha um bom suco neste calor!


Minha filha e filho adoram acerola (eles curtem frutas azedinhas) e sempre que passam embaixo do pé já pegam algumas e saem com a boca cheia! E o suco é tudo de bom neste calor! A acerola é rica em vitamina C e consumida sempre, evita a gripe e o resfriado.

  


E vamos para os biscoitos!
A massa é parecida com minhas bolachas cookies que sempre faço e já passei a receita AQUI.

Em uma tigela misturar:
2 ovos
3 colheres sopa margarina temp. ambiente
2 colheres sopa açúcar mascavo
2 colheres sopa açúcar branco
Bater bem até virar um creme e então acrescentar:
1 pitada de sal
1 pitada de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de chocolate em pó
3 xícaras de farinha de trigo
Colocando o trigo aos poucos a massa vai tomando forma...primeiro em ponto de cookies e com mais farinha de trigo em ponto de bolachinhas.

Veja a foto dos dois pontos da massa.

 

No primeiro ponto da massa cremosa acrescentei pedaços de chocolate e fiz cookies (ou bolachas, como diz minha irmã).
Depois colocando mais farinha de trigo e amassando fiz os biscoitos colocando as frutas secas.
Pré aqueça o forno e asse por uns 15 minutos, mas fique de olho pois é rapidinho.


O suco faço na peneirinha, apertando as frutas com a colher, pois não gosto de bater no liquidificador. E o açúcar, bem pouquinho, uso baunilhado...vocês sabem...coloco uma fava de baunilha dentro do açucareiro. O aroma fica por meses!

       

Coloque o biscoito em um pote e guarde em um lugar alto, hehehe...senão as crianças (e eu) comem tudo de uma só vez!!!


Espero que tenham gostado!
Ainda sobraram mais frutas secas, pois elas rendem bastante, então, hoje vou fazer pão doce!
A gente tem que inventar...o que não pode e desperdiçar!


Hoje um pedreiro novo começou aqui em casa...ele está fazendo os revestimentos dos banheiros...Ó Lord, ainda não acabou!
Falta pouco...estamos quase no fim da reforma, é um pouco mais complicado por já estarmos morando na casa, mas tudo bem!



"Tudo na vida tem seu tempo e precisamos aceitar o tempo que nos é dado...acredito que tudo tem um motivo para o aprendizado. Aceitar e ter a humildade de aprender com os erros e lições da vida enriquecem nosso futuro, nos elevam como pessoas e nos tornam melhores.
Aceite...seja humilde, aprenda, veja e mude!"

Nutellas poderosas nesta quinta-feira de sol!!!
Beijos e até mais...

CamomilaRosa