sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Casa natural...ervas e chás!


Olá gentem boa gente, amigos e amigas que passam e ficam por aqui!
Não é de hoje (não mesmo, o Blog em breve vai fazer 3 anos!) que todos sabem o amor que tenho por plantas e ervas!
E assim sendo, venho mais uma vez falar de casa natural, ervas e suas propriedades na culinária, casa e saúde!



Imagine as ervas e plantas como a farmácia de Deus, feita pela criação e tão perfeita que as ervas tem aromas e sabores únicos e propriedades medicinais para todos os problemas!

Erva-cidreira, capim-limão, capim-cheiroso, capim-cidrilho...são os nomes desta erva que o homem do campo conhece bem.

Esta gramínea perfuma a cozinha quando vira chá!


Logo que mudei para esta casa há um ano atrás, já fui trazendo as mudas e plantando...não me vejo sem ervas no quintal ou em vasos.
Gosto de tomar o chá de erva-cidreira pouco antes de dormir ou no começo da noite, um chá gelado também fica ótimo e garante o relaxamento. Ela ajuda a tratar de dores musculares, pressão alta e ansiedade.



Ah... adoro ela...a Citronela! Também plantei um pé em casa!
Nesta época de calor, quando deixamos as janelas abertas para ventilar, o danado do pernilongo sempre aparece e a citronela perfumando o ambiente evita esses visitantes indesejados.


Quando meus ramos de citronela estão secos, gosto de fazer um chumaço e queimar pela casa afastando os insetos do começo da noite.
E os sachês também podem ser recheados de citronela bem picadinha e espalhados em guarda-roupas e armários.



O Tomilho ou tomilho de jardim eu cultivo em vaso...ele fica no chão da cozinha e recebe o sol da manhã.
Originário das terras do mediterrâneo, ele dá sabor à muitos pratos vegetarianos e carnes.
Seu sabor é picante, quente e tem um toque de cânfora.
Sempre uso tomilho quando vou temperar uma carne de vaca ou porco com vinho tinto.


Alfazema trata de enxaquecas, insônia, picadas de insetos, dermatite, etc...
Eu prefiro fazer um chá e usar no banho, fazer sachês, usar o óleo na aromaterapia. Alguns me perguntam se tomo o chá...eu não gosto, prefiro os outros métodos!
Em casa tenho a Alfazema de jardim, canforada e muito aromática.


Alecrim tem a energia do amor, da amizade e da alegria e enche de bons fluidos toda a casa!
Faço um chá, que depois de frio, jogo no corpo ao final do banho. O alecrim ativa a circulação, energiza e desperta!
Bom usar o chá no couro cabeludo quando se está com queda de cabelo...todos os dias no final do banho.


A Canela esquenta, alegra e dá sabor ao arroz doce, canjica e vinho quente nos meses de junho e julho...porque? Porque esquenta, oras! Hehehehe!
Adoro colocar em gavetas e armários para tirar o cheiro de roupa que fica guardada muito tempo e também na gaveta dos panos de cozinha.
O chá abre o apetite, evita vermes e alivia cólicas.


Vamos aquecer o coração, perfumar a casa, arrumar as roupas e limpar a alma!
Casa arrumada e limpa atrai boas energias em seu lar, evita brigas e faz os sonhos prosperarem!
Não acumule...doe!!!


Desejo a todos um ótimo final de semana, muita paz e nutellas em seu lar!
Beijos

CamomilaRosa

54 comentários:

  1. Que delícia essas dicas sobre as ervas e especiarias. Tudo natural, isso é o seu retrato! ;adoro passar por aqui. Bjs
    Claudia Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Que gostoso... parece que dá para sentir vários aromas por aqui...
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Ai Meu Deus, eu fico babando no seu jardim, sempre, agora vou ficar babando nas suas ervas, vou dar um jeito aqui no meu apertamento, arrumar uns vasinhos e ter umas ervinhas tb!
    Amo seus posts!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Camomila e suas ervas! Amo tomilho e não vai pra frente. Tenho feito várias tentativas, mas acabam morrendo. Gosto também de ervas e procuro tê-las! Acho uma bênção! Beijinhos!.

    ResponderExcluir
  5. Camomila que post cheiroso e tranquilizante.Amo chá de capim santo e lavanda por aqui uso muito para rechear os sachês e em sabonetes naturais.Bjs e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  6. Hum..senti daqui o perfume, amei adica do alecrim, meu cabelo cai muito, vou tentar fazer.bjs.

    ResponderExcluir
  7. Delícia de post! Estava agitada do trabalho e já me acalmei só de ver suas plantinhas. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Anotado com anotações extras:
    Sem acumulos
    Aromas
    Banhos
    Muito alecrim e alfazema
    Camila rosa, flor de laranjeira
    E colheradas de nutella :)

    ResponderExcluir
  9. Oi flor querida, quanto tempo né? Que post mais delicioso...chego a sentir os cheirinhos se espalhando por aqui. Olha, fiz uma hortinha de chás aqui em casa, ficou bem linda mas agora que estava perfeita o sol está de matar, sapecando tudo por aqui mas sobrou alguma coisa como o capim-cidreira que eu também amo. O alecrim a alfazema, o mangericão também está bonito. Vou regando e esperando o sol amenizar um pouco para replantar o que morreu.
    Amei suas dicas. Também sou amante de chazinhos no inverno.
    Ha, falndo de saudade...
    Estava sentindo muita falta de visitar vcs. Ando enrrolada. Aqui o tempo encolheu e eu ando procurando os minutos para correr aqui e ali ver as amigas dos bloguinhos que tanto amo mas logo tudo se ajeita de novo. Vou deixando abraços carinhosos pra vc. Amo estar aqui.
    Parabéns pelo lindo e cheiroso post.
    Até breve flor!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Flor... adorei a aula, se já gostava das ervas... com sua explicação gosto ainda mais. De todas amo canela e alecrim, em casa sempre tenho incenso e aromatizadores com eles... tudo fica mágico depois de uma limpeza na casa. Adoro casa limpa e organizada. Amanhã estarei faxinando para que os bons fluidos fluem sem nenhum impedimento. Desejo um ótimo final de semana. Com carinho da fanzoca... Rê.

    ResponderExcluir
  11. Um ótimo fim de semana pra você... eu também não vivo sem minhas ervas e seus perfumes. Tenho em casa um pé de mirra que floresce no inverno e a noite exala um perfume, poder curtir estes momentos não tem preço... Bjkinhas!!!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia de post.Não tenho comentado mas entro todo dia. Amo esse cantinho.
    Queria que mostrasse mais cantinhos da sua casa, é tão gostoso, e nos inspira tanto.
    Parabéns sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pode deixar que vou mostrando os cantinhos...fico com medo do povo enjoar, hahaha! Beijos e obrigada pelo carinho!
      CamomilaRosa

      Excluir
  13. Oi, CamomilaRosa! Estive lendo suas postagens anteriores e vi que rolou niver por aqui... Como não tenho perfil no FB ando sempre atrasada nas comemorações... mas sempre é tempo de lhe desejar felicidades, não é mesmo? E eu lhe desejo, de todo coração! Que Deus realize em suas vida os melhores planos Dele pra vc!
    Achei bacana a dica de plantar tomilho em vaso. Farei isso. O meu morreu sufocado pelo espaçoso manjericão... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi CamomilaRosa,

    Acabei de fazer uma mini horta com ervas numa garrafa pet de 5 litros. Ficou linda! Tem tomilho, mangerona e alecrim!
    Adorei, foi uma aula!
    Beijos
    Taís

    ResponderExcluir
  15. Hummmmmm.... Que beleza acho que o seu post têm até cheiros rsrsrsr...
    Também tenho algumas ervas, infelizmente não posso ter mais por conta do nosso clima, muito quente e as vezes seco.
    Um fim de semana maravilhoso p/ vc e família!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  16. Camomila Rosa, que bom receber a sua visita.
    Adorei o assunto deste post porque, eu própria, sou apreciadora de ervas e chás de que uso e abuso.
    Sim, posso comprovar que a lavanda (alfazema) é excelente para chás e para perfumar toda a casa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Um post super delicado e perfumado querida!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderExcluir
  18. Olá camomila ,meu chá predileto é o de cidreira. Uma delicia perfumado me lembra o carinho de minha mãe que sempre fazia quando eu estava resfriada . Também amo plantas e ervas mas como moro em apartamento não consigo ter essas maravilhas verdes. Mas sonho com o dia em que finalmente me mudarei para uma casa e ai sim poderei ter todo o verde em meu quintal . Te desejo tudo de melhor bjs.

    ResponderExcluir

  19. Tb sou amante das ervas e de um bom chá, não tenho o privilégio de ter um quintal, mas tento cultivar algumas ervas nos meus vasinhos
    Estou precisando fazer uma grande faxina e desentulhar o ap, concordo com vc , mas infelizmente acabo acumulando muitas coisas e tenho dificuldades com o desapeg, mas chegamos lá.
    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.com.br

    ResponderExcluir
  20. Camomila Rosa e Alecrim, queridas

    Camomila, adorei o post, falando de ervas aromáticas. Ficou muito lindo e voce ainda acrescenta detalhes muito graciosos, não tem como não gostar de tudo.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  21. Tão bom saber um pouquinho mais sobre estas ervas! Não conhecia a erva da citronela! Adorei a dica da canela nos armários dos panos de cozinha!
    Lindo post!
    Bjs e bom fim de semana.
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  22. Aqui em casa tenho poucas ervas no jardim(cidreira, lucia-lima e oregaos), gosto muito de usar nos cozinhados e em chás.
    Tenho que arranjar mais uns pezinhos para colocar aqui em casa, quando for arranjar os meus canteiros.
    Destralhar para mim é uma grande dificuldade, custa-me muito desfazer das coisas, mas já melhorei um pouco nesse sentido embora ainda tenha um longo caminho a percorrer.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  23. Que post mais perfumado!! Adoro ervas, tenho algumas na minha casa, uma hortinha e vasos com plantas. Amo verde!!! Me animo a cultivar os perfumes da natureza porque adoro esse "frescor"!
    Não canso de passear por aqui e aprender dicas legais e importantes! Adoro teu blog! E mesmo que eu passe correndinho e não comente sempre, sou fã e acompanho de coração!
    Bom findi e "nutellas" (roubei, tá?)!!
    Carla Patrícia

    ResponderExcluir
  24. Um passeio por aqui, é uma aula completa de bem estar! Adoro essas ervas que cercam a vida de cheiros...
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  25. Amei o post! Vou compartilhar lá no face... estou começando meu jardim de ervas. Já tenho cidró, alecrim e melissa... :D

    Beijos,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  26. Adoro ervas, tenho em casa alecrim, alfazema, boldo do chile, hortelã-pimenta, mas o minha alfazema tá tristezinha, já é a segunda que compro, aff, belo texto, bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  27. Fiquei com água na boca.
    Adoro chás e, como você,planto muitas ervas no meu quintal.
    Vou fazer um chá de capim- limão agorinha.
    Um lindo e cheiroso final de semana.
    Beijos.
    Zaira

    ResponderExcluir
  28. Ervas e chás, que delicia! os aromas me chamaram...também tenho todas essas no jardim e também uma planta (quase arvore) maravilhosa para chá lucia-lima conhece?
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Amei o post!! Estou doida pra mudar pra minha casa e começar a minha plantação! Adoro chás!!! Bjs e um final de semana perfumado!

    ResponderExcluir
  30. Olá, amei seu blog, maravilhoso!
    Estou adorando seguir e vejo que tem muitas dicas aqui para deixar meu cantinho lindo tbm!
    Bjus e um bom findi.
    Talita Schaulet

    docelardatalita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Seu blog me encanta a cada visita... Amo tudo o que vc faz e fico com uma vontade de copiar... Deus continue te iluminando nesse bloguinho encantado.

    ResponderExcluir
  32. Oi. Eu adoro chá de erva cidreira é uma delicia.
    Eu tenho várias plantas plantadas em vasos, em breve terei um quintal para plantar no chão, na terra mesmo e aí sim vou poder plantar mais coisas, o que não pode faltar na minha casa é poejo, eu gosto bastante.
    Adorei seu post.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Camomila, esse post tem cheiro! Senti daqui, juro, rsrs. Imagina na sua casinha então, que delícia :)
    Antes eu tinha uma hortinha com temperos aqui em casa e o cheiro da salsinha contagiava a cozinha, era tão bom. Agora esse da Citronela é uma boa dica, pois aqui em casa tem muito pernilongo!
    Post lindo como sempre,
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Quanta delícia e aroma gostoso aqui. Amei as dicas principalmente do alecrim. Vou fazer para minha filha q
    está com queda de cabelo.

    ResponderExcluir
  35. Camomila...
    Amei seu saquinho de lanterna, o jardim de lavandas, um sonho, tenho em vaso.
    Ervinhas, também amo cozinhar com ervas frescas...
    No meu cantinho, também procuro ter...
    Capricho, amor e cuidado, sempre fazem bem, e uma mulher sábia sempre os tem...
    Beijos
    Thais um lindo domingo...
    Thais

    ResponderExcluir
  36. Conforme prosseguia a leitura do post ia sentindo os gostos e aromas, descrição perfeita e deliciosa de ler!
    beijos e um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  37. Minha linda,
    Como me encanto toda vez que chego aqui, queria ter uma casinha para poder plantar tantas mudinhas. Não sou muito fã de chá , mas tomei uns dias desses um chá de camomila e adorei!! Amo a canela, coloco no café, todos os dias!!
    Mil beijos e uma linda semana.
    Beijos, Sheyla.

    ResponderExcluir
  38. Hummmm, adoro seus posts, transmitem boa energia, sempre com dicas muito legais e cheias de carinho pela natureza! Parabéns! esse blog é pura inspiração!
    Bjs no coração
    apartamentobaiano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi Camomila

    Eu passei a usar todos s temperos e ervas através de seus incentivos.

    Obrigada por prestar esse serviço de informações que valem ouro.

    Bjus e Bjus

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, meninas!
    Vir aqui é sempre um banho e renovo de energias!
    E com uma postagem dessas...
    Pude sentir o cheiro do capim cidreira. O chá é delicioso, quente ou frio. Lembro que nos acampamentos, era servido gelado, após a última brincadeira da noite para que o pequenos "sossegassem" ao voltar para os dormitórios rs. Foi a primeira vez que experimentei gelado.

    Citronela estou querendo plantar na caverna real. Tenho a essência e usei queimando em rechaud, mas os pernilongos lá de casa parece que sofrem mutação - inseticida, sem chance. É redbull pra eles! - enqto queima, ficam longe; basta amenizar o cheiro um pouquinho e voltam com tudo. Agora temos uma raquete rsrs.

    Estamos montando o jardim aos poucos e a área para as ervas está reservada. É um dos projetos 2014.
    Falando nisso, será uma honra ter a participação de vcs. Todos temos algo guardado pra fazer um dia, vou adorar ver a sua "exumação" ;-) Obrigada pelo elogio ao banner. A próxima será dia 22 de Fevereiro, está convidadíssima!

    Abração esmagador e uma semana bem perfumada.

    ResponderExcluir
  41. Oi Camomila, é a Vi, também gosto de tomar chá de erva cidreira, melhor quando bate umas folhas de erva cidreira na limonada, fica uma delicia.
    O chá de alecrim, é bom para fazer compressas para os olhos, e também é bom para o coração.
    Gostei das dicas e das fotos(lindas).
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  42. Gostei muito das dicas e com certeza vou por algumas em prática.
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Oi Camomila,
    Tudo bem?

    Que post aromático!
    Adoro chá de capim-limpão.
    Já tivermos por aqui, quando me entendia com o verde rs
    Tomilho dá um gostinho todo especial.
    Ótimas dicas !

    bjs
    Ótima semana.
    Só agora estou voltando a blogosfera

    ResponderExcluir
  44. Eu adoro cheiro de temperos e chás, traz um aconchego e mostra que tem vida neste lar!

    Uma boa semana.

    ResponderExcluir
  45. Adoro passar aqui , tudo sempre lindo!
    Essa semana experimentei um sorvete de erva cidreira ..aprovei!
    Também sou fã de todas as ervas, e lá no mato planto todas elas, agora estou atrás de muda de confrei.
    Mas com esse calor nem pensar em chá ...prefiro mesmo um sorvetinho!

    bjsssss

    ResponderExcluir
  46. Que delícia seu post. Aprendi várias coisas. Amo erva cidreira. Morro de vontade de plantar ervinhas para consumo proprio, mas meu apartamento não bate sol e aí fica difícil, mas no futuro quem sabe.
    Amei seu post.
    Bjoka

    ResponderExcluir
  47. Dia desses acordei com uma vontade gostosa de deixar o ambiente mais bonito, mais cheiroso.
    Ambiente de trabalho, cozinha de casa...
    Fui no quintal não tinha rosas nem flores, mas tinha manjericão.
    Sou apaixonada por esse cheiro.
    Colhi, lavei, providenciei um pote com água e deixei lá.
    Perfuma o ambiente e li por aí que também energiza o ambiente.

    Isso tudo me fez lembrar do seu blog e de suas dicas.

    Vim procurar alguma postagem sobre o manjericão ou se você já falou dele algum dia. Não achei. Você falou algo sobre isso?

    Queria saber também se esses aromatizantes que você faz com alecrim e tal... dá pra fazer com manjericão também.
    Existe alguma técnica para que o cheiro se prolongue mais?

    Abraço pra você.

    AnaVi

    ResponderExcluir
  48. Meninas, amo, amo, amo este blog cheiroso, gostoso e relaxante. Parabéns.

    ResponderExcluir
  49. Oi , aqui nos chamamos está deliciosa plantinha que você chama de capim cidreira de um nome que tem tudo haver com ela Capim Santo, pois curo quase tudo né? Tenho um pé enorme na minha casinha de campo adoro tomar seu chazinho a noitinha.
    Darlene Vasconcelos

    ResponderExcluir
  50. Humm, amo seu blog, sua maneira de falar que nos transmite paz e quietude!
    Queria gostar mais de chá...

    Um grande beijo, minha querida
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...