sexta-feira, 23 de maio de 2014

Bolo de tangerina e azeite


Um bolo muito fofo e cheio de aromas!
Agora é a época das laranjas, poncãs, tangerinas, mexericas e todas essas frutas aromáticas de outono e inverno. 
E este bolo traduz esses aromas muito bem, além de receber muito azeite em sua receita o que o torna extremamente fofo, longe de ser seco.


Para acompanhar o bolo, fiz água aromatizada com algumas fatias de laranja.
Gosto muito de uma jarra cheia de água na hora do almoço e as frutas ou ervas cedem o sabor e deixam a água ainda mais rica.


Podemos substituir a laranja por cascas de maçã, hortelã, limão, erva cidreira, etc...


Receita do Bolo de Tangerina e Azeite

1 e 1/2 xícara  de chá de açúcar
4 ovos
3/4 de xícara de chá de azeite extra virgem
4 colheres de sopa de suco de tangerina 
raspas de uma tangerina inteira
1 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 colher de café de fermento em pó


Na batedeira, bater as 4 claras com uma pitada de sal até ponto de neve.
Em uma tigela bater com fuet ou garfo as 4 gemas, o açúcar, o suco da tangerina, as raspas e o azeite até o ponto de fita (quando se levanta o garfo do creme e fica um fio continuo bem cremoso).
Então coloque a farinha de trigo e o fermento (pouco fermento, pois o bolo cresce muito) e misture bem.
Acrescente aos poucos as claras em neve, misturando com delicadeza.
Colocar a massa em forma untada e enfarinhada e assar em forno pré-aquecido 180 graus.
Eu usei a forma de aro removível média e alta, como está na foto abaixo.


_Tira a mão Keila!!!


Minha irmã Keila Gon (Alecrim), veio passar uns dias aqui em casa e a gente se diverte na cozinha, praticamente só ficamos na cozinha, hehehe, Oh lem casa!!!


Adoro ter em casa raladores de todos os tipos, sou fã!
E este da foto, muito fácil de achar é um dos meus favoritos.
E para enfeitar mais um tiquinho, hehehe...podemos cortar um molde para dar formato no açúcar que coloquei por cima do bolo.


Não economize nas raspas de tangerina neste bolo gente!
Podemos também fazer uma calda para este bolo, misturando suco de tangerina, raspas e açúcar.
Massa super fofa que combina muito bem com todos os tipos de geleias, experimente!


Desejo a todos meus amigos que por aqui passam, um ótimo final de semana, boas energias, sabores e aromas em sua casa!
Beijos

CamomilaRosa


48 comentários:

  1. Meu Deus!!! que delícia! senti o aroma desse bolo daqui... Fiquei morrendo de vontade de comer um pedaço... kkkkkk
    É sempre muito prazeroso passar por aqui, é um cantinho cheio de aromas, sabores, boas energias e mimos lindos e delicados!!!
    Bjs no coração e um final de semana recheado de boas energias!!!

    ResponderExcluir
  2. Humm, meninas estou sentindo o cheirinho daqui! Bolo, café e companhia, tem coisa melhor???? beijocas Nina

    ResponderExcluir
  3. Que delícia deve ser!Nunca comi de tangerina!1 E qu bom estar com a irmã na cozinha...beijos às duas, bons papos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Que delícia este entrosamento das duas,
    dá pra ver que sai coisa boa desta amizade.
    beijinhos
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou apaixonada por tangerina e fiquei babando nesse bolo!
    Bjs e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  6. OI, lindas
    Que lindo bolo, é de babar só de olhar. Amo tangerina.
    Vc como sempre sempre arrasa nas fotos!
    Bjos e um lindo final de semana.
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  7. Que delícia, adoro tangerina e tudo que se faz com elas! O bolo ficou com um aspecto maravilhoso...
    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Uau que delicia Camomila querida, o bolo ficou magnifico, a decoração linda, e deve estar bem saboroso. Adorei sua jarra, linda demais. Gosto também de ter água aromatizada, sempre faço com hortelã ou cascas de laranja, fica mesmo delicioso. Belas fotos. Beijos na Alecrim e pra vc. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  9. Delícia! Fiquei com água na boca. De certo que irei experimentar.

    Beijos e um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, quanto tempo né?
    E você sempre com lindos postes.
    Este bolo parece maravilhoso, tudo de bom.
    Um fim de semana abençoado.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  11. que delícia! será que acerto? Se eu fizer depois te conto! Lindas fotos! bjokas!

    ResponderExcluir
  12. Hummm! Deu vontade de provar! Nunca fiz bolo com azeite. Vou experimentar. Bjs
    Claudia Corrêa

    ResponderExcluir
  13. eu quero! eu amo bolo de laranja...certamente devo amar de tangerina tambem! vou pedir pra mamis fazer!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei bem curiosa com esse bolo
    Parece delicioso e é bem diferente.
    Beijos Nath
    http://blogdacantini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que bolo delicioso esse, só de ver deu vontade. Adorei as estrelinhas com o açúcar, ficou lindo.

    beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  16. Oie...ja tinha sentido o cheirinho pelo face...então vim saborear aqui no blog! Anotado! Bjs no coração!

    ResponderExcluir
  17. Oi Keilla! Que delícia de bolo e na companhia de sua irmã deve ter ficado ainda mais saboroso!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  18. AMOO BOLO,COM UM CAFEZNHO AH DELÍCIA!
    VOU FAZER ,NUNCA TINHA VISTO ESSA RECEITA.
    BJS!
    KÁREN

    ResponderExcluir
  19. Huuuum que delícia,um bolo fofinho. Valeu a receita. bjssss

    ResponderExcluir
  20. Que tortura ver tudo isso! Vou ter que fazer essa delícia. Bjs e ótimo fds.

    ResponderExcluir
  21. Miły,pyszny i aromatyczny post!!!! Pozdrawiam

    ResponderExcluir
  22. Oi Camomila,

    nossa é de babar, deve ser delicioso. Já copiei a receita.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  23. Olá Rosana!
    Desde que vi no face que fiquei babando!
    Amei!
    Bom finde!bjus

    ResponderExcluir
  24. Lindo este teu bolinho, com um aspecto mt fofinho, adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. O bolo ta lindo,e imagino estar uma delícia,aliás tudo que vc posta é muito inspirador e bonito...parabéns,adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  26. Que lindo seu bolo!! Eu amo bolo cítrico, o seu ficou incrivel!!! Bom Domingo!!!!

    ResponderExcluir
  27. Uaaauuu... o bolo ficou lindo!
    Gostoso? Não sei... me manda um pedaço? rs
    Muito bom receber a visita da irmã, hein!!!
    Bjns pra vcs!
    :)

    ResponderExcluir
  28. Menina... que bolo lindo.
    Só pode estar uma delícia!

    Bom domingo, Camomila!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  29. Como você é uma menina rica de sabedoria!!!
    Amo seus posts seja aqui ou no face.... Receita maravilhosa, fiquei curiosa com o azeite no bolo...
    Deve ficar uma delícia e comendo do lado das pessoas que amamos é muito melhor!!!
    Uma semana abençoada pra você!!!
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderExcluir
  30. Que gostosura, esse bolo dá vontade de dar-lhe uma dentada, obrigada pela partilha, beijo

    ResponderExcluir
  31. Hummm! Deve estar uma delicia...com certeza vai entrar nas minha lista de receitas...Amo seu jeitinho de dar sabor e cheiro em tudo...um Inicio de semana abençoado! Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Oi Camomila, é a Vi, esse bolo ficou tão bonito, que parece que sinto o aroma dela aqui, pela tela do computador.
    Acho que vou ter que fazer, pois fiquei com vontade.
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  33. Muito bom! Usando frutas então! Ficou lindo também!Bjs

    ResponderExcluir
  34. Que deliciaaa de bolooo, me da água na boca kkk.
    Queridas estou de volta com o blog, espero a visita de vcs.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  35. Que bolinho tão lindo, fofo e convidativo querida e as fotos, como sempre, uma ternura de lindas!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderExcluir
  36. Camomila receita de bolo anotada já fiz um de tangerina uma vez, mas nem me lembro mais por onde anda, engraçado minha forma de bolo de aro removível se eu coloco algo muito liquido vaza, só consigo fazer torta pq vai a base de biscoito!!

    Achei o bolo tão alto e bonito bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  37. Oi Camomila, que lindo!!E parece tão gostoso, deu água na boca!!!Amei a ideia dos nomes nas chaves do post anterior!!bjs.

    ResponderExcluir
  38. Estou encantada com a fofura desse bolo!!!! Ficou realmente lindo de se ver...e com certeza ficou tão saboroso quanto!!!
    Esta é minha primeira visita ao blog, adorei tudo!! Parabéns pelo trabalho!!
    Se quiserem visitar meu cantinho, vou ficar muito feliz!!! Beijos e boa semana!!!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderExcluir
  39. Olá,querida Camomila!
    Deve ser mesmo uma verdadeira iguaria dos anjos, este teu bolo de puro encanto de outono! Adoro tangerina e azeites, ou seja, amei demais essa maravilhosa receita!!! E pelas doces e belas imagens que você tão amorosamente registrou, o sabor e o aroma devem ser maravilhosos!!!! E é claro que vou experimentar fazer em breve,amiga...O difícil mesmo é sobrar tangerinas para fazer o bolo,pois sempre as degustamos rapidamente aqui em casa...Adooooro!!! (Rs...) Muito obrigada, querida Camomila, por compartilhar conosco mais esta deliciosa receita e iluminar o nosso dia com adoráveis sabores e sua cristalina alegria!
    Beijos doces e abraços perfumados de lavanda pra você e a querida Alecrim!!!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  40. Bom dia, Camomila,
    Nada como mãos talentosas e cheias de carinho.
    O bolo deve ter ficado divino. Vou levar a receita com certeza.
    bjão e um magnifico dia.
    Mari

    Ps: adorei a ideia dos marcadores de chaves.

    ResponderExcluir
  41. Camomila esse bolo saiu perfeito!!! que maravilha, que aroma , que delicia. Fiz no tabuleiro grande ele virou lindo!!! to aqui encantada com o sabor. Estou tomando com suco de laranja e brindando a vc!

    ResponderExcluir
  42. FICO AQUI IMAGINANDO O AROMA E ESTOU DE DIETA AIAIAIAIAIAIAIAI

    ResponderExcluir
  43. Camomila,
    Adorei a receita, senti até o cheirinho, hummm...
    Vou fazer com certeza.
    Besitos e uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  44. Olá, querida Camomila
    Nunca havia visto uma receita de bolo com azeite... deve ficar ótima pois ele é mais leve do que o óleo... Vou experimentar... copiei...
    Bacana a tangerina ser aproveitada assim... nunca fiz...
    Até de fanta laranja já aprovei...
    Muito saudável deve ser e ficar...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  45. Oi Camomila, parece delicioso. Receitinha copiada.
    Estou terminando as coisinhas pra te mandar.
    Darlene Vasconcelos

    ResponderExcluir
  46. Meu Deus, já imagino o perfume que esta aí, que delícia!
    Nunca imaginei usar azeite em bolo, vou testar com certeza.

    Bjo amora

    Eli Martins | eh!DÉCOR

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...