sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ideia para um belisquete rápido e algumas dicas...



Sabe aquele dia que você não tem quase nada na geladeira...mas o telefone toca e alguém vem te visitar?
O que fazer para servir, beliscar (como nós dizemos) um belisquete!!!
Vou mostrar o que eu faço e fiz outro dia...


Abro a despensa e olho para as latas e vidros...
Vejo um vidro de feijão branco e então vem a ideia!
Já vi na TV, mas nunca tinha feito este patê com alho assado e feijão branco.


Primeira coisa é colocar o alho para assar, embrulhado em papel alumínio. 
Corta a parte de cima da cabeça de alho, regue com azeite, coloque um pouco de sal e pimenta do reino e foi...


O cheiro disso é divino...para quem gosta de alho é claro!
E para quem não gosta, vale dizer que o alho ajuda a perder peso, reduz o nível de insulina no sangue e riscos como diabetes. Evita que a gordura se deposite em suas artérias e combate vários tipos de infecções.


Alho já assado, é hora de ir para o quintal e confiscar alguns verdinhos...neste caso, preciso de orégano fresco!



Uma apertadinha basta para o alho assado pular fora da casca. E então é só colocar tudo no processador junto com o feijão branco, sal a gosto, suco de meio limão, raspas de limão (com siciliano fica ótimo), orégano fresco e desidratado, 4 colheres de azeite e um pouco de pimenta do reino.



Prontinho...qualquer pão, fresco ou assado combina!
É só colocar na mesa e começar a conversa...
Espero que gostem!


E vamos conversar...
Sabe, o silêncio é fundamental para a saúde de uma casa...pois o excesso de ruído desequilibra!
Escute a rua movimentada, aparelho de som ou TV ligados, panela de pressão apitando, cachorro latindo, criança cantando, caminhão do gás com aquela música...enfim...onde está o seu silêncio?


É importante recriar um vínculo com a natureza, cultivando plantas, deixando ambientes da casa arejados e claros.



Menos é mais...na casa e na alimentação!
Como diz o ditado popular:
Seu café da manhã deve ser de uma rainha, seu almoço de plebeu e seu jantar de mendigo.
E eu ainda reforço, a dica, com um bom chá!


Não espere por ninguém para melhorar a vida...comece com você, a casa e logo as atitudes se irradiam.
Nós e os lugares somos um e, se recuperarmos nossa integridade energética, nosso ambiente também se regenerará.
Bons Fluidos/82 - Carlos Solano

Um ótimo final de semana a todos amigos que por aqui passam e por aqui ficam...
Boas energias, alegrias e sabedoria a todos!
Beijos

CamomilaRosa

51 comentários:

  1. Camomila Rosa e Alecrim, queridas

    Adorei o post todo, muito lindo e com frases
    maravilhosas!!!!

    Esse patê deve ser uma delícia, já deu vontade.

    beijo carinhoso e ótimo fim de semana

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  2. Querida, deve ter ficado ótimo!Eu amo o silêncio!Como dou aula pra crianças, chego em casa coma a fala delas, e que fala!!Ouço tia pelo menos umas 200 vezes por tarde!!Ao chegar em casa, fico em silêncio total, peço que ninguém me incomode, tomo um banho a meia luz e relaxo.Depois até vou pra ginástica, ouço música alta, canto, pulo, mas aí já estou na boa!!
    E quanto aos chás, fiz chá de hortelã colhido do meu quintal, pras minhas irmãs na terça-feira, dia do nosso encontro.Elas amaram!!é muito bom!bjs.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, lindo adorei a dica, a ideia.Beijos

    ResponderExcluir
  4. bom final de semana pra voces tambem! sdorei a lavanda! e pate de alho eu aaaaaaaaaaaaaamo!

    ResponderExcluir
  5. Será que dá certo a mistura desse alho assado com ricota para uma pastinha?
    Estou sentindo falta do meu vasinho de manjericão para molhos.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse patê me deu água na boca. Gosto de feijão branco e
    adoro alho. Bommm!
    Silêncio é muito bom,principalmente na hora do meu chá e
    do meu banho. Rsss
    Cultivar acalma e faz bem para os olhos,para a alma e muito
    mais. Amanhã é dia de mexer na terra.
    Ótimo final de semana para você.
    Beijos.
    Zaira

    ResponderExcluir
  7. adoro silencio,acompanhado de um chazinho melhor ainda bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  8. Lindo post! O patê deve ter ficado uma delicia. As imagens da sua casa são lindas. Seu quintal maravilhoso. Moro em em um apto. Más tenho várias plantinhas e temperos.
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  9. Olá, Camomila Rosa e Alecrim!

    Amei o post...
    Dica ótima, não conhecia esse feijão branco em conserva vou experimentar e fazer esse patê.
    O silêncio é muito bom para relaxar e colocar as ideias em ordem!
    Beijos e ótimo final de semana!!!

    Jane

    ResponderExcluir
  10. Ótima dica de belisquete e sábias palavras!
    Bjs e bom final de semana!
    Zazá

    ResponderExcluir
  11. U-lá-lá!!! Alho assado ou cozido inteiro é tudo de bom!!! ótimas dicas! Tudo de bom! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Penso como vc!!!! e assim seremos eternamente felizes e rodeados de paz.... coisa boa....melhor impossível...
    Adorei a dica do patê, vou fazer em breve!!!
    bjss
    Andréa

    ResponderExcluir
  13. Hummm, delícia adoro alho.
    será que dá pra fazer com feijão fresco?
    Uma òtima semana!
    Káren

    ResponderExcluir
  14. Olá minha flor!

    Deve ficar delicioso este belisquete hein, aff...único problema pra mim é o alho, eu gosto dele, mas...ele não gosta de mim rsrsrs, infelizmente! Mas isso é graças a um componente que tem no alho, que é o ácido acetilsalicílico, não posso com melhoral, AS, nada...
    Mas que deve ser delícioso, ah isso deve hummm....
    E claro, silêncio é tudo, tanto que a hora mais amada para mim é a noite, a madrugada, td quietinho e eu lá, pensando, escrevendo, intuindo...tudo de bom.
    Beijinhos querida.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  15. ola:) adorei a sua sugestão de paz, de introspecção e de bem estar com a natureza.. é tão bom visitar o seu cantinho..
    Adorei a sugestão do seu belisque:)
    bjus

    ResponderExcluir
  16. Nossa, esse belisquete deve ter ficado muito bom.... Eu penso como você, adoro casa arejada e clara, com muita luminosidade,apesar de na hora do meu soninho, curtir um ambiente mais escuro. O silêncio, acho fundamental, eu morava numa cidade grande e agitada, já acordava ouvindo o som das buzinas, apesar de no meu bairro eu também escutar o som dos pardais e receber a visita dos beija-flores. Mas agora, morando no interior, é que percebo, como essa paz, tá me fazendo bem...
    Quando mudei logo, a noite o silêncio me incomodava, agora já me acostumei. Esse feriado fui a Salvador visitar minha filha e o barulho de som alto dos vizinhos irritavam meus ouvidos. Aqui só está faltando algumas plantinhas e flores no jardim, para minha nova casinha, ficar perfeita. Adoro seus posts!
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  17. Hum, que delícia! Eu adoro alho então ia gostar muito dessa pasta, além de que achei bem light, sem maionese e outras gorduras...mto boa dica mesmo! bjossss

    ResponderExcluir
  18. Receita ótima e ainda mais assim bem mostrada e com coisas fresquinhas do quintal.

    O silêncio e necessário, o menos é mais. Concordo!

    Lindas tuas dicas! beijos,ótimo fds!

    beijos,chica

    ResponderExcluir
  19. os seus post são sempre maravilhosos.
    Achei essa pasta uma delicia no pão deve ficar divino.
    Um excelente fim de semana
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi!! Adoro patês! Sempre versáteis e fáceis de preparar. E ajudam em qualquer emergência em caso de visitas.

    Gosto do silêncio aqui em casa na parte da manhã, qdo estou sozinha. Muito bom!

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  21. Oi flor!

    Gostei da receita do patê.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
  22. Querida amiga, adorei o seu post. Que excelente idéia a do "paté" de feijão branco e alho. Vou fazer, o meu filho vai adorar.
    Beijos e um excelente fim de semana.
    Lita

    ResponderExcluir
  23. Que delicia! Eu ja tinha feito com grão de bico, inclusive pode ate fazer bolinhos vegetarianos! Como sempre, lindas fotos.
    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  24. Adorei ! uma ideia genial meninas , voces sempre arrasam!
    Lindo post como é habitual aqui _parabéns ,sempre,
    Casa sempre limpa com cheirinhos de camomila e alecrim ,é sempre prazeroso passear nesse jardim.
    abraços e ótima semana

    ResponderExcluir
  25. Oi!! O post está maravilhoso e realmente devemos nos cuidar !Abençoado fim de semana.Bjs

    ResponderExcluir
  26. Camomila querida, que delicia de petisquinho, adoro alho, e nunca fiz assim com feijão branco, outro que gosto muito, a combinação deve ser perfeita. Bela sugestão. Amei as fotos, como sempre todas encantadoras. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  27. Oi Camomila. Amei o post.....Valeu pelas excelentes dicas, viu?
    Beijos. Feliz fds, querida.

    ResponderExcluir
  28. Tá decidido, vou comprar um filtro desses e beber água bem fresquinha...

    ResponderExcluir
  29. Amei essa ideia, Camomila.
    Misturar com feijão branco em conserva.
    Tenho grão de bico em conserva. Talvez service.
    Esse alho assado, é servido num restaurante chique daqui.
    Gosto demais do gosto e do cheiro do alho.
    Por aqui nunca vi Orégano fresco.

    ResponderExcluir
  30. amiga como sempre este post so tem coisinhas mt boas gostei mt deste paté nao conhecia as fotos estao mt bonitas bjs bfs

    ResponderExcluir
  31. Adorei o post, a pastinha de alho e feijão deve ser deliciosa, aqui vendem dessa marca de conservas, mas feijão eu nunca vi.
    Oregano fresco, ou qualquer das outras ervas, sempre é uma delicia! =)Ana

    ResponderExcluir
  32. Eu adoro um belisquete! rs
    Sempre recebo gente em casa então a criatividade tem que estar a mil.
    Amo feijão branco, mas nunca comi assim. Deve ficar bom demais....vou tentar fazer.
    Obrigada pela receitinha.
    Sobre o silêncio, menos é mais, tô contigo, a gente é que faz a vida boa ou amarga...basta escolher o que se quer.

    Um beijo e bom final de semana

    ResponderExcluir
  33. Que receitinha genial - adoramos alho, e que fotos + lindas são essas? A primeira foto é divina.

    ps.: adorei ver aquele filtro, morro de vontade de ter um aqui, mas onde achar um ?!?!?!

    Um grande abraço pra vocês

    ResponderExcluir
  34. Eu amei essa receitinha com alho, CamomilaRosa! já imaginei o cheiro invadindo a casa... que delícia! No meu post da semana passada falei tb desse cheiro e sabor iniqualáveis.
    Gostei muito de aprender a assá-lo e tirar a casca.. que vergonha, eu não sabia :/
    Lindas as suas fotos!

    ResponderExcluir
  35. Olá querida!Adorei a receita flor!
    E suas dicas são mara!
    Linda semana para ti!
    XerOOo

    ResponderExcluir
  36. Camomila fiquei encantada com a história do alho assado, sou apaixonada pelo mocinho. Já ouvi falar do tal alho assado mais minha grande dúvida é com relação ao tempo de forno...kkk...há um tempo aproximado ou preciso ficar desembrulhando para ver quando está macio?

    Ótimo domigo.
    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Camomila isso aqui é pura inspiração!!! Bom domingo para vc e toda a família! beijos.

    ResponderExcluir
  38. Oi lindona!
    Ja vi essa receitinha do alho em algum lugar , mas não lembro , achei bem interessante com o feijão branco..
    Em casa também gosto de silencio, já que meu serviço e algo muito estressante , vivo no meio de crianças que ainda não adquiriram hábitos de convívio em grupo , então sempre e aquela correria , costumo dizer que parece mais uma delegacia do que uma sala de aula , toda hora um chega fazendo alguma queixa ,isso quando não resolvem gritar: "Oh! Tia, tia" la do fundo da sala..rsrs!
    Então chego em casa , tomo um bom banho e procuro relaxar no silencio da minha casa, ora mexendo no face, ora olhando meus blogs favoritos e assim entro em sintonia novamente ..
    Bjus!
    bjus!

    ResponderExcluir
  39. Oi Camomila,
    Adorei a ideia do patê.
    Eu adoro essa alho assado.
    Tem um restaurante aqui perto que tem como acompanhamento de um prato, alho assim e batatas assadas com alecrim, delícia!!!
    Eu adoro meu momento silêncio, mas tenho vizinhos que devem adorar 'muitos momentos barulho', é raro um momento silencioso por aqui, e faz falta!
    bjs,ótimo final de domingo e início de semana!

    ResponderExcluir
  40. Olá, adoro essas tuas receitas...são práticas e muito saborosas.Nos finais de semana sempre faço uma delas, já fiz várias e sempre falo, "essa receita é do bolg da camomila",então quando chego com alguma novidade meu marido diz é do blog da Camomila? Procuro colocar em prática as dicas de" bem estar", teu blog me faz muito bem. Bjs uma ótima semana. Simone.

    ResponderExcluir
  41. hummmm mas que delicia ..ameiiiiiii sabe este patezinho é chuchu beleza né mesmo ? bjão

    ResponderExcluir
  42. Oi, Nunca fiz uma receita assim, mais deu apetite, sim! deve ser muito delicisos.
    Valeu a dica. Bjssss

    ResponderExcluir
  43. oi CAmomila eu adorei as dicas, mudar começando pela gente é sempre o primeiro passo.

    Adorei o patê tb eu gosto de alho, boa dica e amei o bule com temperos viu,

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  44. Camomila eu adorei o patê
    boa semana
    beijos

    ResponderExcluir
  45. Adorei a ideia do pate principalmente por gostar muito de alho.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  46. Camomila nunca fiz um pate com feijao branco e parece ficar deliciso,,,eu amo alho nunca comi...ate no feijao hj em dia eu tempero normal...depois pico uns alhos sem tostar e jogo dentro do feijao fica deliciso vc comer uns alhos assim...

    Camomila hoje comprei tomatinhos e vou procurar a receita aqui...quero fazer eles assados.

    bjinhos...sua casa está linda com tanto verde...

    rose jp

    ResponderExcluir
  47. A dica do petisco é ótima, mas... como uma boa bruxa, odeio alho rsrs e teria que me virar de outra forma ;-)
    Quanto ao silêncio, concordo com vc. Quando fico em casa, no domingo, se ligo o rádio é baixo, não uso relógio e de manhã, enqto fico limpando o quintal, gosto de ouvir o canto dos pássaros, o barulho do vento... isso me conecta com a natureza. Não sei viver sem esse verde todo ao meu lado.
    Abração.

    ResponderExcluir
  48. Uhmmm...
    O cheiro dessa pastinha veio até aqui!
    Eu amo alho!!! Com orégano fresco e azeite então... delícia!
    Conheci seu blog por meio de outras amigas blogueiras e estou amando!!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  49. Suas postagens trazem um suspiro delicioso! Estou começando a montar o meu jardim, perdendo o medo de plantar... é mesmo uma delícia!!!

    beijosss
    Taty

    ResponderExcluir
  50. Fico encantada com pessoas como vc que faz do cotidiano, de coisas simples, do dia a dia uma poesia, bjssss

    ResponderExcluir
  51. Olá!

    Humm... fiquei com água na boca! rs...
    Um abençoada domingo para você!
    Abraço,

    Norminha

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...