segunda-feira, 17 de julho de 2017

Pão doce, tijolinho de brigadeiro e canela!


Vamos colocar a mão na massa gente!!!
Este pão doce com aroma de canela e gotas grandes de brigadeiro é uma das receitas mais antigas que tenho!
Aprendi com mamãe Alfazema, que fazia para o lanche da tarde, perfeito para acompanhar uma caneca de leite achocolatado e assistir um bom filme.


Eu faço primeiro um pouco de brigadeiro e deixo esfriando...
Depois, em uma vasilha grande, misturo 2 tabletes de fermento biológico ou 1 envelope do fermento seco, com 1 colher de sopa de açúcar e misturo até dissolver.

Acrescento 1 xícara e meia de água morna e mais 4 colheres de sopa de farinha de trigo. 
Misturo bem e deixo esta misturinha crescer por uns 10 minutos. No calor é bem rápido, mas no frio, eu cubro a tigela com um pano limpo e seco e deixo ao sol para crescer.



Depois acrescento 2 ovos batidos, 1/2 xícara de chá de margarina amolecida (temp. ambiente), 1 colher de café de sal e umas 3 ou 4 xícaras de farinha de trigo, vou sovando a massa na bancada e acrescentando a farinha até a massa ficar como a foto abaixo. 
Uma dica é colocar gotas de essência de baunilha ou raspas da fava da baunilha na massa, pois fica muito aromático.



Com a massa pronta é hora de pegar pedacinhos, abrir um pouco e colocar uma porção do brigadeiro no meio, fechando e fazendo as bolinhas.
Passe na canela em pó e vá colocando na forma redonda.
Eu gosto de colocar uva passa em algumas...gosto do sabor da uva com o brigadeiro.
Entre uma camada de bolinhas e outra, espalho um pouquinho de margarina amolecida e salpico canela em pó.
Gente...usem a canela, o cheirinho deste pão doce assado com chocolate e canela é maravilhoso!
Espere uns 10 minutos antes de assar para que elas cresçam como na foto abaixo.


E então é só assar por uns 20 ou 30 minutos e está prontinho...
Experimentar este pão na hora que ele sai do forno...e com o brigadeiro bem mole...é perfeito!



E logo que tiver um tempinho, sente para ver um filme ou série, saboreando este pão...é muito bom!

Eu no momento estou assistindo a série "Revenge" na Netflix e estou gostando muito, muito bem escrita. Mas as vezes me choca pensar que possam existir pessoas como as pessoas da série...Óh Lord! 
Melhor não pensar e focar que é tudo historinha!

Image result for revengeImage result for revenge

Desejo a todos os amigos que por aqui passam e por aqui ficam uma semana de muitas realizações, bom trabalho e paz no coração.


Busque sua felicidade nos pequenos e grande momentos da vida...
Você é o ser mais importante!


Beijos e nutellas!

CamomilaRosa

17 comentários:

  1. Amei!! Vou fazer,com certeza. E vou passar pra frente, rsrs.
    Tenha uma linda semana!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Delícia de pão! Feito em casa tem sabor de carinho! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. meu deus do ceu que delícia! morro de vontade de tentar fazer pao em casa, esse com brigadeiro deve ficar mt maravilhoso

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Receitinha anotada para fazer aqui na minha casinha. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. G'zus! Isto deve ser de comer rezando!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que receita maravilhosa!
    Hummmmm, já savei kk
    Bjsss e uma ótima semana p/vcs

    ResponderExcluir
  7. Que aspecto maravilhoso. Vou levar a receita. Grata por partilhares! Boa semana! Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Adoro pão doce, e esse com brigadeiro deve ser uma delícia, vou tentar fazer pra ver isso direitinho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, deve ficar uma delicia, nunca tentei fazer pão esse parece fácil vou ver se consigo.Obrigada por compartilhar, beijos.
    Darlene Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  10. Wow que aspecto mais delicioso, muito obrigada por partilhar a receita.
    Adoro passar aqui no seu cantinho, fico deliciada com suas fotos.
    beijinho grande

    ResponderExcluir
  11. Que DELICIA DE POST ,AMEI TUDO E QUASE SINTO O CHEIRINHO DO PÃO :)

    ResponderExcluir
  12. Ai que delícia, não tem como não querer fazer. Bjs querida. Amo vc e Deus ainda mais

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Por favor gostaria de visitar a lojinha do blog, porém não sei o procedimento! 🙈... Poderia me ajudar?. Obrigada 😊

    ResponderExcluir
  14. Estive vendo seus posts que perdi e estou aqui sempre boquiaberta de prazer de ver seus assuntos tão bem elaborados. Você de fato é a arteira que eu mais aprecio! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Se você gostou de Revenge, leia O Conde de Monte Cristo do Alexandre Dumas. Creio que a série tenha se baseado nessa clássica história de vingança.
    Ah, acabei de descobrir seu blog e estou adorando, vou recomendar pra minha mãe. Aposto que ela também vai gostar.

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...