terça-feira, 30 de julho de 2013

Especiarias que aquecem seu inverno...e uma receitinha!


Inverno, sol lá fora e na sombra a brisa gelada...
O que fazer pra esquentar?
Eu aposto nas especiarias, gengibre, canela, cravo, cardamomo e muito chá e sopas!
Calor é essencial à vida, e vida se faz a cada momento.


Um chá de gengibre com hortelã pela manhã, neutraliza as toxinas, acalma o fígado e tonifica os rins, regulando sua energia vital.
No almoço um bom pedaço de gengibre na carne de panela, no refogado ou na sopa.
O gengibre espremido ou ralado nos alimentos ajuda a expulsar o frio e evitar gripes e resfriados.


Muita gente aprendeu a comer gengibre em restaurante japonês, acompanhando o peixe cru. O gengibre provoca um calor que compensa a natureza fria do peixe. 
O nosso corpo é quentinho por dentro. Quando entra uma comida fria, o nosso sistema de aquecimento tem que trabalhar mais para fazê-la chegar à temperatura em que o estômago pode digerir. A comida quente doa um calor precioso e quando fria, ela rouba calor.


O cravo, esquenta o estômago, rins, joelhos e região lombar. A canela dispersa o frio do abdômen. Mastigar qualquer um dos dois já aquece por dentro.
As frutas que são de natureza fria e não aquecem o corpo, quando cozidas com uma boa porção de cravo e canela, fazem o doce ou a compota ter o poder de aquecer por dentro.



Metade do efeito dos chás medicinais vem da água quente...mas nem todo chá esquenta!
O preto, puro ou aromatizado com essências, esfria o corpo assim que a água esfriar. Mesmo quente, faz suar e o suor refresca a pele, que refresca o interior do corpo.
Pés e mãos frios podem ser resultado de uma alimentação com pouco calor, que torna a digestão mais difícil.

Inspiração de texto - Revista Bons Fluidos, agosto/2000, Sonia Hirsch


E agora uma dica natureba!!!
Charuto de repolho com ricota temperada! 


Deixei algumas folhas de repolho em água fervente para que ficassem macias. Depois abri cada uma e recheei com uma mistura de ricota temperada e arroz cozido.
Na mistura de ricota coloquei:
1 xícara de ricota fresca
4 colheres de sopa de salsinha
2 tomates picadinhos
temperos secos variados (orégano, tomate seco, tomilho, etc...)
pimenta do reino e sal


Por cima, coloquei apenas um pouco de azeite, mas um molho de tomate com manjericão também fica muito bom!
Espero que gostem!!!


Não esqueçam que amanhã é o último dia para participar do SORTEIO DE INVERNO!!!
E no próximo post já teremos o resultado do sorteio...boa sorte gente!
Que a luz da inspiração possa estar em sua casa nesta semana!
Beijos e nutellas azuis...

CamomilaRosa

68 comentários:

  1. Esta comidinha vou testar.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O mais gostoso de todas estas especiarias, além dos bons efeitos, é o cheirinho de cada uma. A canela é a minha preferida!
    A receitinha deve ficar ótima, principalmente pela sua leveza. Amei tudo!
    Uma ótima semana para você!
    Abraços.
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ei Camomila, estou com minha cunhada de hospede aqui em casa e li seu post para ela adorou, adorou sobre comidas e a dicas de chás, somos fãs dos chazinhos. Tenho feito varias delicias suas para ela.
    Postei no blog e lembrei de vc pois te acho leve, solta e disposta, assim que te vejo. Acho que vc vai gostar do texto que trouxe para dividir com vocês. Assim que der passa lá e me conta o que achou ok! Beijo grande e uma bela semana para vocês.

    ResponderExcluir
  4. Rosana, o post aqueceu meu coração, isso sim! A gente realmente precisa mesmo consumir mais estas especiarias. Quanto ao charuto, eu amo de paixão. Aqui em casa a gente gosta com carne e arroz. Já fazia tempo que eu queria variar um pouco, taí um dica excelente a sua!
    Beijo mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Oi Camomila quantas informações vc nos trouxe esta revista é a sua cara aliás a revista poderia fazer uma capa com vc né, pq bons fluídos é aqui mesmo, confesso que uso pouco gengibre, quase nunca, sei que ele é um acelerador, (revistas de dieta falam isso ) mas era só isso que sabia rsrs
    Eu gostei mesmo foi da receitinha, pq adoro receitas com ricota são leves e adoro repolho tb, ai que eu babo nas suas fotos tenho que falar isso toda vez que venho aqui rsrs, uma pena minhas fotos geralmente são tiradas a noite!

    Hpje tem vídeo novo no blog e se vc não estiver participando do sorteio esta convidada

    beijos e uma ótima tarde

    http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/

    Gélia CArvalho

    ResponderExcluir
  6. amoooo o cheiro de cravo e canela, curti a dica de receita.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2013/07/polaroides-urbanas-semana-em-foto.html

    ResponderExcluir
  7. Chás assim e sopas sempre fazem bem. E esses charutinhos, ótimnos! beijos, linda semana,chica

    ResponderExcluir
  8. Só de ler já deu um calor , adoro comidas quentes , e acho que gengibre sempre vai bem com qualquer coisa , seja no chá , na carne ensopada ou até mesmo em um pastel de carne mesmo , minha cunhada usa bastante e adorooo... Ameiii as dicas e a receita , deu agua na boca , nem sabia do sorteiooo .. vou lá participar ...

    Beijinhos

    http://simplesmenteanass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei tudo nesse post!! Vou fazer a receitinha pro jantar.Beijos
    Karin Montone

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sugestão do charutinho com ricota, vou experimentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bem lembrado amiga!
    Amo tudo isso, mas esqueço de usa-los.
    Esses charutos parecem deliciosos...vou faze-los.
    Gosto muito de suas receitas!
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  12. Bem lembrado amiga!
    Amo tudo isso, mas esqueço de usa-los.
    Esses charutos parecem deliciosos...vou faze-los.
    Gosto muito de suas receitas!
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  13. Bem lembrado amiga!
    Amo tudo isso, mas esqueço de usa-los.
    Esses charutos parecem deliciosos...vou faze-los.
    Gosto muito de suas receitas!
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  14. Bem lembrado amiga!
    Amo tudo isso, mas esqueço de usa-los.
    Esses charutos parecem deliciosos...vou faze-los.
    Gosto muito de suas receitas!
    Abraços! Tudo de bom pra ti.

    ResponderExcluir
  15. Olá camomilaRosa!!
    Taí 3 coisas que adoro: canela, cravo e gengibre! Aqui em casa só eu gosto de chá de gengibre, então um pedacinho rende muitão! Às vezes, coloco só um tiquinho no tempero,p/ aquecer um pouquinho e dar aquele "humm" na receita, mas ninguém pode saber, hehehe. Adorei saber sobre os benefícios de cada um deles. Adorei também a receita! Super leve e saudável! Deu água na boca! Um grande beijo à você e que sua semana também seja iluminada! Beijos, Elaine Francis.

    ResponderExcluir
  16. Hummm eses charutinhos estão com uma carinha de divinos.

    Olha vc me dando ideia de comer comida árabe, aqui tem um restaurante divino, com charutinhos de repolho, salada caesar, quibes e esfirras de comer rezando :)

    Sabor e cheirinho de canela - AMO

    Nutellas, gatos na cozinha e passarinhos na janela \o/

    ResponderExcluir
  17. Boas dicas para nos meter quantes,por aqui ainda não faz falta pois estamos no Verão mas é sempre bom saber.
    Achei esses charutos uma delicia.
    bj

    ResponderExcluir
  18. Meninas, mas que delícia de postagem, amei as dicas e amei a receita! Tá tudo pra lá de bão sô! Eu vivo com pés e mãos frias, agora já sei o que fazer! Muito obrigadinha por compartilhar estas coisas maravilhosas conosco! Bjoooooo

    ResponderExcluir
  19. Eu amo gengibre.
    Coloco em sopas, no arroz, na carne e onde mais puder.
    Aqui faz calor demais, sempre.
    Não tenho hábito de tomar chás.
    Só agora a temperatura baixa um pouquinho.

    ResponderExcluir
  20. Oi Camomila!! Adoro gengibre, mas no meu caso aprendi a comê-lo acompanhando a culinária indiana. Marido e eu adoramos comer num restaurante indiano daqui de Sampa.

    Beijinhos e já sei o que fazer com o restinho de ricota na minha geladeira hehe

    Kaku

    ResponderExcluir
  21. Ameiii amo cheirinho de canela! os charutinhos ficaram lindos e com certeza deliciosos! bjinhos tenha uma semana linda

    http://simplesmentecozinhandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gostei de tudo: dicas para o inverno (Aqui em Minas, está frrrrrio demais), fotos lindíssimas e esse charuto natureba? Minha mãe fez semana passada aquele típico dos sírios,mas somos mineiras...rs! Amei sua receita.

    ResponderExcluir
  23. Oiiiii,não gosto de gengibre,mas adoro esse charuto de repolho e as fotos ficaram lindas como sempre.Bjsss.

    ResponderExcluir
  24. Oi Camomila,
    Sempre gostei muito de gengibre.
    Minha avó fazia uma bebida com abacaxi e gengibre, que ficava fermentando por um tempo.
    Eu que tenho alergia a abacaxi, não resistia a 'gengibirra' como ela chamava.
    Gostei de saber das propriedades das especiarias, aprendi!
    bjs
    Fã das fotos também!

    ResponderExcluir
  25. Oi Camomila!
    Que delícia de postagem...sempre aprendendo por aqui! não sabia este objetivo do gengibre na comida japonesa, adorei saber. Nunca tinha ligado este fator, mesmo sabendo que ele é aquentador. As imagens estão lindas e claras, parece que vamos sentir o aroma da canela, cravo, etc... um beijo grande e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  26. Não sinto frio, a não ser que esteja menos de 15 graus. Desde criança que não gosto do calor, amo o frio e os chás, chocolates, sopas e afins. Canela para mim, é tudo , o aroma o sabor , me fascinam. Mas para quem sente frio, as receitas são ótimas. bjins.

    ResponderExcluir
  27. Olá, amore

    Quanta coisa legal, vou te dizer, não sou muito fã de chá, não sei porque aqui é muito calor e sempre achei que chá é remédio, mas já tomei alguns gelados que gostei bastante. Adoro gengibre! Essa receita de repolho com ricota deu água na boca!! Parabéns pelas belas imagens, como sempre!

    Bjokas, Sheyla

    ResponderExcluir
  28. Camomila Rosa e Alecrim, queridas

    Adorei essas dicas de chás, para nos aquecer.

    Adoro canela, cravo, gengibre, tanto o perfume como o gosto.

    E os charutos, que delícia!!!

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  29. Olá Camomila,
    Uma postagem preciosa nas imagens, nas dicas e receitinha. Parabéns pelo bom gosto de sempre! Gosto muito de rolinhos de repolho, trouxinhas de repolho... Vou anotar!
    E chás, ah os chás! São sempre deliciosos. Outro dia comprei um de cranberry, maravilhoso. Também gosto de gengibre. O aroma e o sabor são ótimos, mas nunca usei em refogados...
    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  30. excelente dicas para o chá,adorei a dica do charuto de ricota estou levando a receita bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  31. OLHA ESSE CHARUTINHO DEU ÁGUA NA BOCA,PARECE SER DELICIOSO!!!!!!!!!
    É UMA DELÍCIA PASSEAR POR AQUI TEM SEMPRE IDÉIAS,DICAS QUE ENRIQUECEM O NOSSO DIA A DIA.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  32. De portas abertas para receber a luz e inspiração que você nos emana!
    Gosto muito do gengibre nos chás. Estou em falta com cardamomo, difícil de achar por aqui. Preciso pedir pela web mesmo.
    Adorei as dicas, as fotos, o carinho.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  33. Olá!

    Adorei as dicas...vou comprar gengibre, para fazer o chá e por na comida...eu sou uma pessoa que sente muito frio...vou anotar tudinho.
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  34. Boa noite querida amiga Camomila,,,,,,,falar o que dessas suas dicas maravilhosa vc sempre surpeendre,dica pra vida td......estou anciosa para o sorteio acho q vai pra Josi,,kkkkkkkk pesamento positivo........bjs sem mais JOSI......

    ResponderExcluir
  35. Gosto muito de chás,gengibre,canela... Bom demais.
    O charuto com ricota me deu água na boca.Acho que vou ter que fazer. Rssss
    Suas fotos estão sempre lindas.Parabéns!
    Beijos e uma ótima semana.
    Zaira

    ResponderExcluir
  36. Charuto de repolho é a comida preferida de meu marido, mas eu recheio com arroz e carne moída temperadinha e cozinho.Amei as dicas de chás.Bjs querida!!

    ResponderExcluir
  37. Que post caloroso, CamomilaRosa, adorei! E sua receitinha como sempre me inspirou... vou fazer aqui... ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Já gostava de chás variados e agora com suas dicas ... vou passar a consumir mais gengibre. ..OBRIGADA !

    ResponderExcluir
  39. Como sempre um maravilhoso post.
    As dicas são preciosas para o nosso organismo,
    as imagens fazem muito bem a alma.
    Querida, você é só elogios, sem demagogia.
    Curto D+ o seu espaço, você pode acreditar.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  40. Bom...vamos la... adoro gengibre e amo ricota. Nem preciso dizer que amei o post, né??? E as fotos estão perfeitas. De encher os olhos. Parabéns! Beijos no coração e muita inspiração!

    ResponderExcluir
  41. Love ginger!! Ginger tea is so delicious. Thank you for the recipe! Hugs!

    ResponderExcluir
  42. Queridona, eu simplesmente amei este post!
    Me ajudou muito viu, tenho pés e mãos frios de dar medo, aliás meu marido tbm! Nao faço uso de pimenta, gengibre, cravo, apenas canela (que amo) mas uso só de vez em qdo. Prestarei mais atenção...
    Obrigada flor, adoreeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  43. Camomila , também costumo usar gengibre na comida , mas já faz um bom tempo que não faço o chá de gengibre .
    Vou experimentar fazer essa receita do charuto de repolho com ricota que deve ter ficado uma delícia !!
    Obrigada pelas dicas !!

    Bjs e ótimos dias !!

    ResponderExcluir
  44. Camomila querida, minha mãe sempre me dizia que o gengibre trás grandes benefícios a nossa saúde, gosto muito de utilizá-lo na minha cozinha, alem de ser bem aromático. Adorei seus charutinhos, nunca fiz com ricota temperada, uma refeição bem leve e muito saborosa. Beijinhos miga

    ResponderExcluir
  45. Olá Camomila, humm que delicia de receita! Vou experimentar na minha cozinha...neste inverno só mesmo com chás e sopas e um belo cobertor pra aguentar tanto frio. Estou de dedos cruzados esperando o sorteio.Bjs.
    Simone.

    ResponderExcluir
  46. Hummmm!! Que delícia amiga. Deve ficar bom em, com certeza irei experimentar.
    O chá, gostei muito da dica.e vou aproveitar e elogiar seus gatinhos, que fofura!!
    Tens mãos delicadas e prendadas, admiro vc. Um grande abraço linda flor de Camomila...

    ResponderExcluir
  47. Olá amiga, amei todas as sugestões, obrigada pela partilha maravilhosa!!!

    Um doce abraço, Marie.

    ResponderExcluir
  48. O Inverno aqui, ou melhor, o tempo chuvoso já passou... aqui não temos inverno, com aquele clima ameno, só chuvas, pior parte de morar no Ceará.
    Mas, vou anotar a receitinha e as dicas, vai lá que o clima fica louca e cai a temperatura. Risos.

    Beijoo!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  49. Oi Camomila, é a Vi, esse post esta do jeito que eu gosto.., gosto de sopa e de chás..kkkkk, como sopa até no calor..
    Gengibre é uma delicia, mas quando estou gripada, mastigo ele em natura.
    O cravo é bom para combater gengivite, caries, e mau halito dental, mas tem que mastigar os cravos.
    Não sou muito fã da canela em pó, acho que o pessoal exagera, e tira o sabor das outras coisas.
    Amei suas dicas e os gatos ultra fofos do outro post..gamei.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  50. Adoro especiarias em geral mas a canela e o anis não pode faltar, aromatizo chás com eles, mas por aqui é chá gelado mesmo...kkk...o calor é demais, só o chimarrão que vai pelando, mas ai já é vício.

    O charuto com ricota é novidade pra mim, só fiz com carne e arroz, deve ter ficado ótimo.

    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  51. Oi amanda!
    Aproveitando uma folguinha do filhote para te fazer um visitinha e deixar um beijo!
    Postei uma foto dele pra vc lá no face! viu?
    Um abraço, cheio de paz dentro!!! :)

    ResponderExcluir
  52. Meninas que delicia esse post, maravilhoso, tu sabe que uso muito canela e cravo nos doce em compota, minha filha enjoo esses tempero por que comeu muito quando morou na Africa. Tinha canela em tudo até no arroz. Adorei a dica do gengibre, vou usar quando for preparar uma refeição. Se usa ele como o alho, picando e jogando na hora de servir?
    Esse enroladinho de repolho deliciosos, vou fazer em breve, adoro uma alimentação saudável. Meus filhos gosta de tudo, eles me pediram para fazer vaca atolada que é carne com aipim.
    Bjos e tenha um belo dia.

    ResponderExcluir
  53. Delicinha de dicas. Adoro chá.
    E esse repolho, deve ficar ótimo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  54. Excelente! Como sempre, uma postagem maravilhosa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  55. Oi Flor Querida sempre é delicioso passar por aqui. Me aqueci somente em ver as imagens, você tem o dom de nos fazer bem... Parabéns pelo carinho e capricho. Uma semana iluminada por Deus em todos os sentidos. Com carinho de sempre da fanzoca ... Regiane.

    ResponderExcluir
  56. Que delícia de post, vou guardar suas dicas pra quando o inverno chegar;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  57. Olá, Camonila
    eu adoro "charutinho" de repolho, mas confesso que nunca fiz, acho que dá um pouquinho de trabalho. Tem um restaurante árabe aqui no centro do Rio (na popular Saara, não sei se vc já ouviu falar) que eu passo mal de tanto que eu como quando vou lá kkkkkkkkkkkk, é delicioso
    bjs

    ResponderExcluir
  58. Olha eu já fiz estes charutinhos mas com couve. É mesmo uma delicia, de repolho nunca fiz...
    deve ficar ótimo.
    Eu já comi tbm de folha de uva num restaurante árabe muito bom.
    Meu tel já chegou, o problema do ruído é na linha! kkkkkk
    Beijos boa quinta para vc cunhada
    Andreza

    ResponderExcluir
  59. Tenho os pés gelados, acho que descobri porquê!
    Ainda hoje comi madeleines de cenoura com canela, que adoro. Aliás, sou fã de quase todas as especiarias.
    Obrigada pelas informações.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  60. menina linda postagem aromatica ...linda e gostosa bjus

    ResponderExcluir
  61. O que é o sorteio? Amei essa pastagem! Muito bacana. Obrigada pelas palavras sempre tão carinhosas....beijos.

    ResponderExcluir
  62. Amo chá,
    tomo todos os dias,
    e estou tomando sopas pela noite pra aquecer.
    Ótimas dicas.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  63. Assim como o café, chá é minha paixão.
    Minha linda, obrigada pela receita de charuto e é claro que vou fazer pq achei saborosa, leve, prática.
    A receita que tenho de charuto aqui é dificílima de fazer. Tanto que só fiz uma vez e nunca mais!
    Obrigada por compartilhar, amiga!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  64. Oi Camomila, gengibre eu nao gusto, se bem q marido recentemente tem colocado nas refeicoes sem eu perceber, mas agora essa receita de charuto com ricota, oh my! Eu vou ter que experimentar, parece ser simplesmente delicioso.

    ps.: Tenho certeza q se voce fizer aqueles saquinhos eles vao ficar lindos, pois o carinho com que voce faz tudo que compartilha conosco e unico, e especial. Adoro seu blog, essa energia que eu encontro por aqui, infelizmente nao tenho como vir aqui todos os dias, mas certamente e um lugar que eu nao esqueco.

    ps2: estou no trabalho e o computador daqui nao reconhece acentos ortograficos :(

    beijinhos

    ResponderExcluir
  65. Amei essas dicas!!! Aqui na América do Norte o verão é curto, o outono já está se aproximando e logo em seguida o inverno. E essas receitas irão fazer sucesso aqui em casa!!! Amei conhecer seu blog!! Passarei mais vezes! Lindo domingo pra vc!!!

    ResponderExcluir
  66. É muito bom vim aqui coloque um ícone para a gente seguir por email,porque eu não consigo seguir pelo modo convencional,não aparece a lista para eu ver e adoro seu blog adoro se papo e suas artes e ainda mais suas imagens, parabéns por tudo adoro suas visita muito obrigada, bjssss

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...