terça-feira, 4 de junho de 2013

Bolo de Funil...divertido e gostoso!!!



Lá estava minha filha hoje de tarde, correndo a casa atrás de um doce...qualquer doce!
E eu falava com aquele papo de mãe:
- Come uma fruta, mel, iogurte...
E ela:
- Não mãe!!! Quero doce, doce e diferente!
Bom... aí me lembrei que outro dia vi na TV o tal do Bolo de Funil e pensei...é agora!


Pedi 10 minutos, coloquei o óleo pra esquentar e fui preparar a massa que é ultra simples, rápida de fazer e com ingredientes que a gente sempre tem em casa:

2 ovos
1 e 1/3 xícara de chá de leite
3 colheres de sopa de açúcar
2 e 2/3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de café de essência de baunilha
1 pitada de sal
1 colher de café de fermento em pó

Misturar tudo com um fouet ou colher em uma tigela. Mas primeiro misture os ovos com o leite.
Então coloque a massa dentro do funil!
Veja o que usei como funil... bisnaga de catchup claro! Mas cortei o bico com a faca para ficar maior!


Jogue a massa no óleo quente fazendo desenho em circulo ou vários formatos.
Ele frita super rápido! 
Detalhe...eu podia ter cortado menos o bico da bisnaga, pois achei que este bolo de funil ficou muito gordinho. 


Açúcar de confeiteiro, canela, mel, geleia, chocolate derretido...coloque o que estiver a fim por cima, enfim, combina com tudo!


Pronto...desejo resolvido!
Eu gosto com bastante açúcar e canela!!!


E é isso pessoal! Dica de um lanchinho divertido para as crianças e adultos que gostam de um docinho em dia de chuva...igual bolinho de chuva!
Vamos fazer?


Ótima semana para todos os amigos que por aqui passam e por aqui ficam! 
Beijos e boas energias sempre "Nutella"!!!

CamomilaRosa

101 comentários:

  1. Menina que coisa mais deliciosa e linda, adorei a ideia.
    As fotos ficaram ótimas, boca suja de acucar é sinal que esta muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hummm,que vontade,vou fazer depois,meu fermento acabou,peninha.....obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Hummm, com esse tempinho, maravilha!!!
    Beijo grande
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  4. hehehe ela comeu até sujar os cantinhos da boca! Que bom ver filhos felizes assim!!! Receita fácil mesmo! Beijos!!!!
    Cantinho da galega

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita, vai pro meu caderno e vou fazer com certeza!!!
    E tua filha de modelo, as fotos ficaram lindas.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. ola:) adorei o seu bolinho de funil, pela cara da sua filhota dá para ver que estava mesmo maravilhoso!!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. bem tb quero um hehe sera que ainda ha? ou ela comeu tudo rsrs adorei as fotos elas dizem tudo parabens beijinhos e uma feliz semana

    ResponderExcluir
  8. olá Camomila adorei a ideia vou fazer para os meus netos bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  9. Adorei , com certeza vou fazer, adoro doce!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Isso é que é mamãe, carinhosa e prendada!
    Esta delícia pode ser também chamada por 'filhoses' um típico doce português que conheci quando pequena, pela mãe de uma amiguinha minha, que fazia nas tardes frias. Era como nossos bolinhos de chuva, porém mais leves, deliciosos, com açúcar e canela por cima. Este teu post me fez marejar os olhos de saudades da dona Deolinda, querida senhora portuguesa que fazia isto e outras coisas que marcaram minha memória olfativa.
    Pela cara da filhota, ela ficou realmente feliz com este agrado que a mãe carinhosa lhe proporcionou.
    Belo post! Passou bem mais que uma receita, passou muito amor pela sua família.
    beijos mils cariocas



    ResponderExcluir
  11. Hummmm! Cadê os cachorros? Em breve farei por aqui! A filhota é linda!!!
    Beijos
    Thais

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Que delícia! Sua menina comeu com tanto gosto que dá até água na boca! Isso me lembra calça-virada, friturinha típica lá do Sul, gosto de infância!
    Ai, que bom!
    Tem dias que é assim mesmo: tem que ser doce, mãe!! Risos.
    Sua filha é linda, Camomila.

    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  14. Nosssssaaaaaaa!!!
    Deu água na boca...!!!...
    Estais fazendo maldade com uma gordinha louca por gordices...rs...
    Bjks pra ti e para tua linda filhota!
    Com carinho, Lelê.

    ResponderExcluir
  15. A carinha da sua filha se lambuzando foi TUDO de BOM!
    E olha... tô aqui com água na boca!!!!
    Bjs
    Zazá

    ResponderExcluir
  16. Achei tão giros e até que não é dificil de fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Hummm delícia!
    Parece bolinho de chuva, vou fazer para lanchar.
    Um cherooo!
    Káren

    ResponderExcluir
  18. Claro que vamos !!!
    Pra mim é novidade...adoro novidade !!!
    Gostoso...tenho certeza que ficou...só pela carinha boa de sua filha , diante desta deliciosa guloseima.

    Grande beijo!

    Sonia Faria

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca tinha ouvido falar deste "bolo",mas achei realmente divertido!!
    Pela carinha da sua filha, matou bem "matada" a vontade de comer doce!!
    Bjs e vou levar a receita...gostei!!

    ResponderExcluir
  20. Achei uma graça esse bolo de funil Camomila, além de divertir a criançada, matou a vontade de um doce "diferente" hehe. Adorei a idéia. Sua filha esta cada vez mais linda amiga. Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. E o trem ficou bão demais da conta menina, rsrs, que ideia
    genial, adorei!

    Beijinhos, fica com Deus ♥

    ResponderExcluir

  22. Que delicia! A minha mãe também nos fazia este doce.
    Aqui tem o nome de farófias . Que bom recordar estes sabores da infância!
    Beijos querida Camomila.
    mel e jasmim


















    ResponderExcluir
  23. Que legal!!Não conhecia! As crianças devem adorar.Vou guardar!!" beijos, lindas fotos e pela carinha da filhota, delicioso!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  24. Oi Camomila,
    Que super delícia!
    Adorei esse lanchinho para adultos rs
    Separado por aqui!

    bjs,

    E tem sorteio no blog até 14/06 :)

    ResponderExcluir
  25. Olá Camomila Rosa e Alecrim, queridas

    Que delícia deve ter ficado esse bolo de funil. Só pela carinha da sua linda filha, deu pra

    perceber.

    Adorei todas as fotos, como sempre, um show.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  26. Quando comecei a ler a receita logo pensei no bolinho de chuva feito de forma diferente. Rsrs. Muito bom.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Estou aqui vendo e meu filhote ao lado falando: '-Mãe,igual q vc fez hj!!!!

    eu fiz bolinhos de chuva,mas esta ideia é geniale vou fazer!!!! \0/


    saúde,paz


    Ro

    ResponderExcluir
  28. Tem muito bom aspecto.. :)

    Mas agora aqui é Verão :D

    ResponderExcluir
  29. Me lembrou um bolinho de chuva que minha mãe fazia...kkk....achei muito interessante o formato, deve da r pra usar a manga de confeiteiro tb, não dá???

    bjs
    Edi

    meuladoarteiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Hummmm!!! Que novidade deliciosa!!
    Fiquei com água na boca mais uma vez! :0
    beijos, Mel

    ResponderExcluir
  31. Ah que lanchinho da tarde mais gostosa, ainda mais quando feito pela mamãe com carinho. Sua filha se parece com vc, linda como vc! Não conheço esta receita portanto, fiquei curiosa e com vontade de testar. Hum..... delicinha. Aproveito para dizer que a cristaleira é ma-ra-vi-lho-saaaaaaaa, beijinhos querida!
    Mona...*

    ResponderExcluir
  32. Quando bate a vontade de doce, não adianta. Tem que ser doce mesmo. Pela carinha da sua filha o bolo de funil está super aprovado :)

    Obrigada pela visita. Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  33. Vamos fazer!
    As mães sempre respondem a mesma coisa: Come uma fruta...
    Minha filha até achou graça do seu comentário. Ela sempre
    procura por um doce e a resposta é a mesma. Rssss.
    Fiquei com água na boca e adorei a ideia do funil.Essa eu
    não conhecia. Vou fazer.
    Bjs para você e sua filha.
    Zaira

    ResponderExcluir
  34. Que delícia amiga!
    A receita é super fácil,já anotei.
    Vou fazer para minhas netas.
    Amei as fotos! Linda sua filha!
    Abraços! Boa noite e um lindo
    amanhecer pra vocês.

    ResponderExcluir
  35. Já anotei a receita , Camomila...Aqui em casa tem uma formiguinha também..rs....
    Deve ser uma delícia, parece massa de sonhos.
    Beijinhos. Feliz 4ª feira, querida.

    ResponderExcluir
  36. Hummmm,vou fazer amanhã mesmo!Adorei a dica da embalagem de catchup,pois não tenho funil em casa.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  37. Rosana adorei a dica, e sua filhota tá enorme e linda. O tempo passa muito rápido não é Beijos flor!

    ResponderExcluir
  38. Olá amiga. Com o friozinho que está fazendo por aqui é uma ótima dica.Faço a mesma receita de bolinho pingado só acrescento uma colher de creme de leite. Frito depois passo açúcar e canela. Vou fazer assim pois achei lindo...
    Parabéns pela flor de menina, ela está linda e logo estará uma moça encantadora. Acho que puxou a mãe hehe. Você como sempre surpreendendo com seu dom de cozinhar com arte e amor. Um grande e carinhoso abraço.

    ResponderExcluir
  39. Olha que simples e fácil de fazer , não é ?
    Vou tentar fazer qualquer dia desses ...
    E sua filha está ficando uma linda mocinha , bem parecida com a mamãe Camomila !!!

    Beijos e igualmente Nutella !!

    ResponderExcluir
  40. Camomilíssima, rceitinhas saborosas, práticas, rápidas e econômicas são minhas preferidas! Essa ganhou meu coração. Já vai p/ o meu caderninho! Tbm amo a dobradinha açúcar e canela! Bjs e Deus abençoe poderosamente vc e sua linda família!

    ResponderExcluir
  41. Nossa, fiquei de água na boca e pela cara a sua filha, tá muito gostoso mesmo. Um xeru!

    Menina Prendada
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Hummmmm que delícia que deve ter ficado...certamente farei!
    Obrigada por compartilhar flor.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  43. Onde está minha sobrinha? O que fizeram com ela? E quem é a moça das foros??????? CHOQUEI.... E fiquei com vontade dos bolinhos de funil(ou chuva ) , eles vão pra lista de desejados junto com o pão de queijo, os tomatinhos em conserva, bolo de cenoura quente e cups de mascarpone...Uhhh depois penso no resto ahahhahah
    Beijos
    Alecrim

    ResponderExcluir
  44. Que delícia, que ficou hém! bem lembrado faz um tempinho q não faço bolinho de chuva
    da próxima vez vou fazer assim como o seu é divertido e gostoso. bjssss

    ResponderExcluir
  45. Menina acho que a minha filha aprendeu com a tua..lol
    Tambem lhe digo o mesmo, come um iogurte, uma pêra.. acho que esta é a conversa de toda a mãe!.
    Vou roubar a receita e um destes dias faço uma surpresa para ela.
    Não sou de fazer fritos mas uma vez por outra não faz mal a ninguem.
    E pelo que vi estavam deliciosos pois a carinha da tua filha não engana.
    Beijos
    Pinta

    ResponderExcluir
  46. Que receita rapidinha e me parece muito saborosa. Já estou imaginando com geleia de laranja que amo! Já está anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  47. Oi Camomila:)

    Que bolo engraçado! Faz-me lembrar as farturas de feira. Acredito que seja delicioso, basta olhar a tua filha:) Eu adoraria com açúcar e canela:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  48. Eu conhecia isso por "pistlonhas de gato"...KKKK
    Só que a massa era mais consistente, mas prefiro essa, pois é bem mais fácil!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  49. OI AMIGA,QUE TREM BOM SÔ!! SÓ DE OLHAR A IMAGEM DO AÇUCAR NA BOQUINHA DA FILHOTA,ME DEU AGUA NA BOCA,SABE QUE ESSE BOLO ME LEMBROU CRÚSTULLI,NÃO SEI SE CONHECE,MAS UM BOLINHO ITALIANO,UMA DELICIA TAMBÉM.BOM DADO AO TANTO DE COISAS BOA QUE VEJO POR AQUI,QUANDO FOR EM AMPARO,VOU PASSAR BEM NÉ?RSRS.BOA QUARTA.BJIM.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  50. Muito boa ideia! Adorei a dica!
    Bjos ^_^

    ResponderExcluir
  51. Adorei as fotos!
    O doce, eu já gostei nem sem provar
    Tenho muito isso de querer comer alguma coisa diferente e meu avó qd era vivo dizia: come uma casca de banana :)

    ResponderExcluir
  52. Hum...maravilhoso!!Pena que meu filhos não apreciem uma friturinha...eu amo!!!Bjs.

    ResponderExcluir
  53. hummm que delicia , fiquei com agua na boca..rss. Linda sua filhota!Bjos
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  54. Que delícia! Fica muito legal, nova versão do bolinho de chuva! Já anotei e testarei com certeza.
    Beijo

    ResponderExcluir
  55. Tá lindo esse bolo. Vou fazer hoje a noite, que o povo aqui não janta e todo dia tem que inventar uma coisa. Seguinte: vc não expôs na Mega Artesanal no final de junho do ano passado? Foi lá que eu te conheci - ou alguém que usava seu nome. Dá uma olhada no post que fiz sobre isso - http://www.reciclaecria.blogspot.com.br/2012/07/eu.html. Ou eu tô enlouquecida? . Me ajuda aí...

    ResponderExcluir
  56. hummmm meninas mas uqe delicia .....parabens ..ameiiiiiii menina que cosia boa sabequem vai gostar o biel kkkk ele adora inovar na cozinha ....bjokas lindas sua filha é uma princesa bjussss

    ResponderExcluir
  57. Adorei esta sugestão! Tão engraçado e diferente, vou experimentar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  58. Oi Camomila! Amei, nunca tinha ouvido falar. Bem rápido de preparar, ótimo para matar logo a vontade. Sua filha é muito linda!
    Bjos doces pra ti, Lú.

    ResponderExcluir
  59. Adorei o efeito deste doce rs. Fica lindo.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  60. Menina,

    Esse doce deve ser uma loucura... Mas não fica oleoso???

    Beijos da MS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica não Maria Silvia, a massa é firme e não deixa o óleo entrar, mas como está na foto, deixo escorrer no papel toalha. Bjs

      Excluir
  61. Eu vou fazer!!!! Meu filho vai adorar..hehe..obrigada por compartilhar sempre essesas suas delicias...eu adoro!!!!

    ResponderExcluir
  62. Hum que gostoso,vou fazer! O que eu fa¢o é com esta massa mas ponho tudo numa frigideira,tampo e deixo longe das chamas,fica um bolo,é uma delícia,bjs!

    ResponderExcluir
  63. do jeito que ela saboreou esse bolo vou ter que fazer.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  64. Camomila acabei de fazer o Bolo de Fubá e Coco .... nossa muito bom mesmo, hiper fofinho que receita maravilhosa essa sua, amei, vc pode publicar um livro de receitas viu..
    Vou fazer fim de semana essa. Como adoro tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  65. Ai que delicia, vou fazer ficam lindos. Sai daqui salivando.
    bj
    yvone

    ResponderExcluir
  66. AAAAAiiiiiiii minha nossa que me deu uma vontade de comer agoraaaaa!
    Que delícia isso Rô, e fácil também. Receita anotada e olha, vou fazer viu.

    Sua menina é linda, uma gatinha! :)

    bacios flor!

    ResponderExcluir
  67. Eu adoro seus posts, ás vezes venho aqui e vou lendo um atrás do outro...

    Mas esse bolo está um escândalo... e essas fotos ??

    Babei !!!
    Estou quase lambendo a tela, srsrs

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  68. Nossa é de moer....fazer para os netos sucesso garantido..
    bjjs
    meu cachixó

    ResponderExcluir
  69. Parece mesmo delícia, Camomila.
    Olha o prazer dela comendo. Ta na cara que ficou gostoso.
    Deve ser crocante.
    Ontem teve a inauguração da minha nova estante.
    Foi legal.

    ResponderExcluir
  70. Parece ser uma delícia, mina querida! tenho que me cuidar, pois ando na cozinha testando estas receitas fantásticas mais que devia rsrsrsrs...ontem fiz um bolo com esta receita, só que na forma e assei, quase não me reconheci! acabou virando postagem, eheheheh....mas é tudo de bom, não é mesmo? bjsssssssss

    ResponderExcluir

  71. Ai que delícia! Já fui intimada a fazer amanhã...namorado viu agora e pediu.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  72. Babei aqui..!
    Hummmmmm qro fazer, com crtz.!

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  73. IMPORTANTE!!! AMIGA, PRECISO FALAR COM VC! PODERIA, POR FAVOR, ENTRAR EM CONTATO COMIGO ATRAVÉS DO MEU E-MAIL? DEUS ABENÇOE! BJS!

    karin.filgueira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  74. Oi,amiga.
    esse é novo para mim, mas fiquei com agua na boca.
    e olha que nem posso.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  75. Que deliciaaa, tem muitos deles por aqui, voce e muito prendadaaaa :) amei, vou divulgar no face :), beijinhosss

    ResponderExcluir
  76. Que delícia de doce e que fotos lindas da sua filha
    beijos

    ResponderExcluir
  77. Jesuuss... que olhos lindos, arregalados cheio de gulodisse é esse, menina!!! Ficou até vesga!! hehehehe
    Olá Camomilarosa!!
    Amei... amei... amei!!! Mãe criativa é tudo de bom, né!? Simplesmente amei!! Não tenho mais palavras... amei!!! O rostinho de satisfação de sua filha, já diz tudo!! Deu água na boca!! Vou fazer, pode ter certeza! Grande beijo, Elaine Francis!!

    ResponderExcluir
  78. Adorei a ideia. Que aspecto delicioso.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  79. Oiiii!! Copiei a receita e agora é só fazer e se deliciar :)
    Tenha um lindo dia. Bjsss

    ResponderExcluir
  80. Amei a idéia. Será que essa receita é a mesma de sonho de pobre, aqui de Minas Gerais?
    Vou tentar fazer só que para uns adultos que tem aqui em casa....rs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  81. Delicioso....passando pra te desejar um lindo fim de semana. Beijos

    ResponderExcluir
  82. eu não gosto de fazer fritura... mas fiquei louca com isso!!!!

    quero!

    Bjs

    ResponderExcluir
  83. Que delicia, eu sou louca por um bolinho frito, esse eu não conhecia, vou fazer pra minha filha que adora uma friturinha.
    Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  84. Veja só que surpresa a minha, passando por aqui pra te ver e dando de cara com essa delicia!
    Estou morrendo de vontade de experimentar!
    E vai ser amanhã no lanche dos netos. Não vejo a hora!
    Que linda que está sua filha, parabéns, uma bela menina.
    Um beijo querida, desculpe que demoro para aparecer, mas não te esqueço.

    ResponderExcluir
  85. Oieeee!! To de volta depois das breves férias e vim matar saudades. E estou mais feliz ainda, pois amanhã poderei abraçá-la pessoalmente!! Upiiiiii!

    Beijossssss,

    Kaku

    ResponderExcluir
  86. Camomila...minha sogra fazia um assim...e dizia bolinho de pinga pq ia um pouco...nossa e como me lembrei...rs mas menina vc é criativa mesmo adorei essa ideia da bisnaguinha...ainda hoje vi uma lindinha da Hello Kitty e já quis trazer p casa mas ai pensei p que se n vou usar p nada...e olha só o que aparece por aqui só tinha visto uma ...espero voltar lá e achar...

    bjaoooo rose jp

    ResponderExcluir
  87. Fiquei aguada aqui....como não vi essa receita antes???
    É disso que eu gosto!!! receita prática e rápida.

    Já está na minha listinha para fazer:)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  88. Delícia. já foi pro caderninho! Beijo enorme
    Andrea Nakachima

    ResponderExcluir
  89. Nossaaaaaaaaaaa....adorei. Imagina se não vou fazer pro lanchinho da tarde....tô pensando até em convidar umas amigas...kkkkk isso é bom, aproxima as pessoas.
    Camomila, adorei te conhecer, pena que o tempo foi curtinho, né????? Mas vc mora pertinho de mim...outros encontros virão. beijos

    ResponderExcluir
  90. Que delícia!!! Realmente a fruta com mel pros mais novos, não resolve nessa hora de desejo rs. Amei a idéia e fica bonitinho não? Também prefiro com açúcar e canela. Gosto tanto de canela que coloco no leite, em frutas e até café às vezes, passo com uma pitadinha. Delícia!!!
    Adorei as fotos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  91. Olá Rosana,
    Bastante interessante o bolo,gostei!!
    Obrigada pela visita no bloguinho flor =)
    XerOO

    ResponderExcluir
  92. Camomila Rosa, sua filha é seu retrato! Parecidíssima contigo e o rostinho dela mostra realmente que ela estava cheia de vontade de doce. Ficaram lindos e é um bolinho de chuva encaracolado!. Beijos!

    ResponderExcluir
  93. Já estava achando uma delícia, mas pela carinha de sua filha deve ser DIVINO, MARAVILHOSO.
    Vou copiar a receita.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...