quarta-feira, 23 de julho de 2014

Chá especial e geleia...


A ideia era fazer um gostoso chá da tarde para receber minha sogra e sogro...
Na despensa havia pão, biscoito e torradas... então pensei que uma geleia fresquinha cairia muito bem!
E para beber? Minha sogra adora chás, e o chá de alecrim fresco com laranja adoçado com mel seria perfeito!


Eu gosto de usar o alecrim em muitas coisas aqui em casa...tenho sempre alguns ramos perto do fogão, em forma de guirlanda nos armários e as vezes faço um chá e lavo os poucos cabelos do meu marido, hehehehe, o alecrim ativa a circulação e ajuda a evitar a queda dos cabelos quando usado sempre, tipo 3x na semana.


Mas, quase nunca faço chá de alecrim para beber, pois acho muito forte. 
Porém, desta forma que fiz, com casca, pedaços e suco de laranja, ficou muito bom.


Eu sempre guardo aquelas garrafinhas de leite de coco...nunca se sabe quando vamos precisar!
Fiz assim...muito simples!

-1 litro de água filtrada
- casca e gomos de laranja
- 2 ramos pequenos de alecrim
- suco de 1 laranja lima

Ferva por apenas alguns segundos  a água com o alecrim e os pedaços de laranja e espere esfriar. Depois de frio, coloque o suco da laranja e adoce com mel, coe e sirva em xícaras ou garrafinhas.


Vale a pena espiar este Blog AQUI, ele me inspirou em usar as garrafinhas.
Minha sogra gostou bastante, já meu sogro torceu o nariz para o chá, hehehehe!



E agora...


 Abro a geladeira e duas caixinhas de morangos vermelhos dizendo..."me coma"!!
Fruta da estação, preço bacana no supermercado e rica em vitaminas...vamos que vamos fazer uma geleia!


Foram 2 xícaras de chá cheias de morango picado, 1/2 xícara de açúcar cristal, 2 paus de canela e 1 colher de sopa de suco de limão.
Cozinhar tampado até amolecer.
 

Usei um amassador para ajudar quando os morangos já estavam bem moles e a geleia ficou pronta.
 

Depois de fria, coloquei no vidro. Rendeu um vidro pequeno.


Agora as bolachinhas e o pão tem boa companhia no lanche da tarde!


E falando em frutas...detalhes das artes perfumadas da semana!


Cheiro de morangos pela casa, doce que muda o humor, muda a energia e busca a alegria para o dia!
Boas energias e bons pensamentos te desejo, caprichos em sua casa!
Beijos!!!

CamomilaRosa

53 comentários:

  1. Olá Camomila! Nunca experimentei chá de alecrim, imagino mesmo muito forte, mas com a laranja deve ter ficado muito bom e mais suave, quero experimentar! Sua geleia ficou linda e apetitosa!
    Beijinhos
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindo! Tudo perfeito sempre!
    Adorei as receitas :)
    Beijos
    Taís

    ResponderExcluir
  3. Tudo um mimo como sempre, dá até gosto de ver!!!
    Eu também uso alecrim em tudo, adoro o aroma! Mas nunca provei um chá assim!!!
    E quanto à geléia...hmmmmm...perfeita!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem de hoje, longa e cheia de novidades.
    Se você soubesse como fico enciosa todos os dias pra ver suas matérias iria da risada olho varias vezes ao dia quando vejo algo novo, fico feliz da vida. Minha casinha mudou muito depois que conheci seu blog.
    Obs.: Gostaria tanto de poder ter um pé de alecrim na minha casinha mais mora em uma cidade pequena e já procurei na unica lojinha que vende sementes e não tinha ou não é de sementes que nasce?
    Darlene Vasconcelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu carinho Darlene, fico muito feliz!!! Vc pode comprar muda de alecrim, nunca plantei com semente, ou deixar ramos de alecrim na agua e esperar soltar raiz, vira uma muda e plantar em vaso. Alecrim gosta de sol. Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
    2. Obrigada pela dica.. Boa Noite:)

      Excluir
  5. Que delícia de post!
    Tudo tão cheiroso, gostoso e fofo!
    Receitas copiadas!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que delicia! Cada detalhe maravilhoso!
    Adoro passar aqui!
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  7. Eita, comer umas delicinhas dessas, deve ser ótimo!
    Geléia fresquinha e chá , o que querer mais?? Nunca tomei chá de alecrim rsrsrs As artes da semana, ficaram lindas, parabéns!!

    Mil bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  8. Quero te dar os Parabéns por tanta criatividade , bom gosto e amor que vejo em tudo o que faz!
    Ah e também adoro suas fotografias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi lindona !!
    Visitar seu blog é sinônimo de sair daqui com a alma lavada !! Me sinto leve e tudo que vejo aqui me transmite uma paz imensa !!
    Amei as dicas do chá e da geleia !!
    Sempre uso as garrafinhas de leite de coco!!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia.
    Não tem como não gostar de ser recebido assim com tanto carinho.
    Adoro seu jeito e seu carinho com as pessoas.
    Tudo muito lindo!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Camomila,
    Um delicioso chá da tarde, sem dúvida, e cheio de originalidade! Geleia caseira é tudo de bom!
    Me veio uma ideia, agora... As frutinhas de tecido ficariam lindas num pote de vidro bem grandão, decorando a cozinha.
    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a ideia Ju! Vou em Pedreira comprar um pote de vidro grande! Show! Bjs

      Excluir
  12. Ainda bem que estou voltando,pois senão...perderia essa belezura de postagem e não sentiria uma suave inveja da tua sogra!!!
    Quem é que não adoraria ter uma nora que nem tu????
    Beijão...

    ResponderExcluir
  13. Rosana,que delicia deve ter ficado esse cha .Gosto muito de cha mas o de alecrim ainda nao experimentei.E essa geleia ,que apetitosa heim,sua sogra é linda parece artista de novela.Estou igual a amiga Darlene,olho o blog toda hora para ver se tem algo novo..bjjjuuussss...silvia cristina

    ResponderExcluir
  14. Rosana,que delicia deve ter ficado esse cha .Gosto muito de cha mas o de alecrim ainda nao experimentei.E essa geleia ,que apetitosa heim,sua sogra é linda parece artista de novela.Estou igual a amiga Darlene,olho o blog toda hora para ver se tem algo novo..bjjjuuussss...silvia cristina

    ResponderExcluir
  15. Menina, que postagem bacanérrima !
    Amei tudo ! Eu tenho alecrim na hortinha e nunca fiz um chá assim e esta dica para queda de cabelos então...
    A geléia no potinho e os moranguinhos de tecido ? Pronto ! A R R A S O U !!!
    Parabéns pelo exemplo de cuidado e carinho com a família.
    Que Deus continue derramando sabedoria sobre ti e todos.
    Beijinhos da Carminda
    http://pilotandofogaoeforno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Deve ter ficado muito bom esse chá. E a geleia tbm.
    Aliás tudo que vc faz fica tão lindo... As fotos dão água na boca e vontade fazer por aqui tbm.
    As garrafinhas deixam tudo mais fofo e bonito.
    Parabéns.
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Hummm,que delicia...também costumo fazer geleia em casa .
    Menina que cadeino de receita é esse? Achei interessante,deve ser antigo neh.
    Parabéns...beijos

    ResponderExcluir
  18. Essa dica do Alecrim foi valiosíssima Camomila, vou passar para o marido, rsrs
    Sobre a geléia, nunca fiz de morango, só de amora quando é época.
    Posso falar pela milésima vez que as suas fotos são perfeitas?
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Que sogra bonita!
    Ainda não consegui plantar e ter sucesso com Alecrim.

    ResponderExcluir
  20. Camomila, vc é uma bruxinha do bem!!Que poções mágicas e saborosas vc faz!!Hum!!Diga à sua sogra que ela é muito linda!!Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Ai como eu babo quando eu venho aqui, se não gostasse de ler só as fotos batariam para me delciar, hum vou testar este chá ai me interessei srrs, tb guardo as garrafinhas de leite de coco.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  22. Deve ter ficado uma delicia. certamente vou tentar fazer este chá já que o friozinho está chegando por aqui e nada melhor que um chazinho.

    Quanto a geleia, já imagino o cheiro pela casa. delicia.

    Bom final de semana

    ResponderExcluir
  23. amiga adorei a dica do chà pois tenho alecrim no meu jardim obrigada adorei este post como sempre mt bonito bjs bs

    ResponderExcluir
  24. Um post maravilhosos, estou aqui sentindo
    até o cheirinho de alecrim, bom demais a geleia
    melhor ainda enfim td muito lindo

    Bjuss com meu carinho de sempre


    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  25. Senti o cheiro da geleia de morango daqui de casa...vou fazer essa receita qualquer dias desses.
    Tudo mundo caprichado para esse chá...parabéns!

    Bjs com cheiro de morango

    ResponderExcluir
  26. Oi Rosana...

    Sua sogra deve ser muito feliz de ter uma nora como você, pois você deve fazer o filho dela muito feliz!
    Uma esposa e mãe tão dedicada é coisa muito rara, parabéns sempre pelo seu capricho e muito revigorante ler suas postagens, dá vontade de ir pra casa e remexer em tudo, mas saiba que seu blog me inspirou demais, obrigada!

    Bjus

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga,
    Vir aqui e encontrar inspiração e aroma de coisas boas.
    Lindo post!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  28. Olá Camomila!
    Que idéia bacana, o chá na garrafinha ficou um charme!
    E amo a idéia de fazer geléias, sou super adepta, e é um doce maravilhoso para comer com bolachas e torradinhas, humm
    E qto as suas artes, lindas! Um dia quero fazer estas perinhas!!!
    Obrigada pela visita!!!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  29. Olá Camomila,
    Obrigada pela visita! Então, fiquei feliz que tenha gostado da cama da princesa, eheh
    O livro é todo inspirado nas lembranças da infância da Tone. Livros que leu, histórias que a avó contava, festas que a família vivenciou, coisas assim. O cabelo das bonecas do livro são pintados, realmente. Ela buscou inspiração nos cabelos das antigas bonequinhas de porcelana, que eram desse jeito. É bem complicadinho de se fazer, mas fica muito bacana e realmente diferente!
    Um feliz fim de semana.
    Beijinhos
    Ju

    ResponderExcluir
  30. Esse cantinho é mesmo uma delícia !!! Gostei da ideia dos vidrindos de leite de coco...ficam muito fofos ! Bjs, Liz

    ResponderExcluir
  31. Este chá da tarde ficou maravilhoso! As coisas que vc fez não têm preço!
    A geléia de morango está com uma aparência ótima, vou ter que aventurar e tentar em casa também!

    ResponderExcluir
  32. Oi Camomila
    Na verdade nunca coloquei canela na geleia de morango, ótima dica.
    Como sempre lindas fotos!!! tudo muito lindo! de babar!!!
    Fiquei apaixonada pelo livro antigo!!!

    beijo grande

    ResponderExcluir
  33. AQUI TUDO CHEIRA BEM, EXALA PAZ , ALEGRIA, SABORES E AMOR, BJS MINHA QUERIDA CAMOMILA,BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  34. Que delicias ...
    Anotei ambas receitas para testar aqui em casa *-*

    ResponderExcluir
  35. Ficou tudo lindo. O chá nunca experimentei, acabo sempre usando os de saquinho, se bem que fazer um chá fresquinho é sempre mais saudável. Adorei a ideia das garrafinhas, não sabia que vinha do leite de coco. A geleia de morando é a minha preferida, deve ter ficado uma delícia. Aqui em casa fazemos também, de diferentes sabores, umas misturas estranhas que no ficam ficam saborosas, mas aqui chamamos de Schmier. Bjus

    ResponderExcluir
  36. Quando vou receber pessoas queridas e amadas,o primeiro lugar que eu visito para ter orientações e boas idéias, é aqui!!!!
    Amo demais esse cantinho!

    ResponderExcluir
  37. Oi Camomila!

    Eu não sabia que você morava em Amparo!
    Pensei que residia em Serras Negra...
    Olha, eu sempre passava por Amparo a caminho de Serra Negra e nunca entrava na cidade.
    Até que um amigo do meu marido, que mora aí, comentou com ele a respeito do Centro Histórico.
    Como gostamos de Fotografia, e eu também curto História, resolvemos passear por aí.
    Olha, eu voltei completamente sensibilizada por tudo que vi!
    Fiquei tão apaixonada pela cidade que sugeri ao meu marido, para morarmos aí.
    Ele é aposentado, eu sou dona de casa, e só tenho um filho solteiro.
    Enquanto não colocarmos essa ideia no papel, vamos curtindo a cidade, e eu já disse que voltarei aí, para levar algumas roupas no Brechó da Jan, uma pessoa maravilhosa que cuida de 98 animais entre cães e gatos.
    Essa cidade me fez muito bem...
    Me acendeu sentimentos então adormecidos como: gostar da calmaria, do sossego, algo que não vejo mais na minha cidade faz tempo.
    Amparo me tocou no fundo do coração e eu aceitei esse toque, pois fez muito bem ao meu espírito!
    Fique tranquila quanto a citar meu espaço a outros! O que é bom também deve ser anunciado, não é? KKK
    Então você mora em amparo, hein, Dona Sortuda?
    Fiquei tão encantada que especulei preço de imóvel, se tinha hipermercados, coisa e tal.
    Tudo isso na praça enquanto chupava um delicioso sorvete.
    Na próxima vez,avisarei você!
    Puxa vida, podíamos esbarrar por aí, não é? KKK
    Olha, pensei em fazer apenas três posts, mas não deu;
    Foram 09 posts onde falo de tudo um pouco.
    Uma vez exploramos a área rural, vou postar mais diante também!
    Tudo de bom para você!
    Você realmente tem cara de Amparo, a cidade da tranquilidade!

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te espero aqui em casa...me avise quando vier de novo e vamos marcar! Quem sabe um dia seremos vizinhas! Beijos Nadja!!!

      Excluir
  38. Oi Camomila, é a Vi, fiquei curiosa com esse chá, acho o gosto do alecrim muito marcante.
    A geleia me deu aguá na boca,e esse livro de receitas parece coisa de magico mesmo..kkkkk
    Sem contar que as fotos são maravilhosas.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  39. Adorei! Visitei também o blog que te inspirou! Uma boa semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Que delícia de post, amei o chá nas garrafinhas;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Oii! Adorei as receitas! E amei a foto do livro abaixo!!
    Qual é o título? Fiquei loucaaa por ele!!! :D
    O seu blog é tudo de bom! Faz com que eu mate a saudade de quando morava no campo... :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras! O titulo do livro é "As receitas amorosas de uma Feiticeira" da Editora Bocatto. Ele é muito lindo!!! Bjs Angelica!

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno! O livro vai direto para os "desejados" lá no Skoob! :D Lindo!!
      Bjs, bom fim de semana!

      Excluir
  42. Humm! O cheirinho que a imaginação trouxe, foi delicioso! Aqui, temos uma receitinha diferente para o chá de alecrim...Tomar com gemada! É fortificante para os dias frios e cada gema dá para 3 xícaras, já experimentou?
    As frutinhas em tecido sempre me encantam...
    Beijinhos e uma linda semana!
    Ana

    ResponderExcluir
  43. Adorei a dica do chá de alecrim c a laranja,deve ter ficado docinho e a geléia...deu agua na boca,e as artes....sem palavras,lindas como sempre....bjs

    ResponderExcluir
  44. Murri de amores por esta postagem, ai ai ai
    Senti o cheiro do chá! Um encanto a maneira como serviste. Nunca mais jogarei fora os vidros, nunca! Ficou tão especial...
    Não temos o hábito do chá por essas bandas. Mas posso servir limonada, deste jeito.

    E essas frutas de tecido, o que é isso mulher! Quanta lindeza!
    Geleia de morango pra mim, só industrializada. Os morangos por aqui custam ozóinhos da cara rs

    bjs

    ResponderExcluir
  45. fiquei babando por essa geleia de morango... delicia!

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...