quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Como fazer óleo de Calêndula...


E quem ainda não conhece a Calêndula... precisa conhecer!
Flor poderosa e cheia de propriedades medicinais, cicatrizante e calmante da pele.
Seria maravilhoso poder cultiva-la em meu próprio quintal, mas infelizmente não tenho espaço suficiente, por isso, compro as flores de calêndula em loja de produtos naturais e chás que hoje existem em quase todas as cidades do Brasil.
Depois de seca, ela não perde sua cor maravilhosa...


Acima, em um dos meus livros sobre a Fitoterapia (tratamento e prevenção de doenças através do uso das plantas), podemos ler suas propriedades claramente.
Para fazer o óleo de Calêndula, eu utilizei azeite extra virgem, mas também podemos usar o óleo de amêndoa ou óleo de uva.
Apenas coloquei o azeite no vidro com as flores, tampei e vou esperar 15 dias antes de usa-lo.


Após 15 dias, o óleo estará totalmente amarelo e com todas as propriedades da Calêndula. Deixe fora do sol.
Com um pedaço de algodão ou gaze, uso o óleo no corpo. 
Ajuda a pele nas queimaduras de sol (o sol do verão sempre judia da pele), alivia coceiras e picadas de insetos. Ajuda a cicatrizar machucados e feridas.
E quando o óleo é utilizado na massagem de drenagem linfática, produz muito mais resultados.


Espero que tenham gostado da dica e possam fazer também. O óleo dura muito tempo guardado, mas é bom ficar de olho depois de meses para ver se não estraga.


"A natureza dá a cada época e estação uma beleza peculiar... A nós basta apenas ter a sensibilidade de contemplar!"

E assim, vamos pedir a ajuda da mãe natureza, das plantas, que nos dão o ar que respiramos e nosso alimento, para também aliviar dores e curar.


Beijos, boas energias e até mais!

CamomilaRosa

16 comentários:

  1. A flôr é linda , não sei se a encontro por aqui fazer o óleo é simples .
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pela dica do óleo. Ja uso muito...nas alergias de pele de meu filho e para enfeitar a cuia do chimarrão! Abraço

    ResponderExcluir
  3. Amei saber dessas propriedades da calêndula,estava em meu filho quando ainda bebê,mas ele cresceu e eu me esqueci o quanto ele é maravilhoso para tudo isso,muito obrigada,aproveitarei essa doca e voltarei a usa-lo ;)

    ResponderExcluir
  4. Eita, mulher, só energia boa aqui! Nossa, quero muito fazer isso ahaha. Sou apaixonada por suas receitas, suas costuras e tudo mais que emana daqui. Desejo sempre boas vibrações para você e sua família. Obrigada por sempre ter algo lindo para compartilhar.
    Beijos e um excelente dia!
    DMulheres@_sheylaxavierFanpage

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada!! Não sabia como fazer óleo assim! Adorei a dica. Deve ficar uma delícia o cheiro. Não conhecia.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Interessante e simples o processo. A flor é realmente muito linda e por si só já basta para transmitir energia. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Rosana, que bom aprender um pouco mais por aqui, eu amo passar óleo no corpo, pra hidratar, pra perfumar e agora aprendi mais um benefício. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante de se fazer. Acho que difícil vai ser encontrar a planta e as flores. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Passar aqui é sempre tão bom, tão renovador e inspirador!
    Adoro cada post seu, cada palavra e imagem! Obrigada pelas valiosas e inspiradoras partilhas!
    Beijinho e bom fim de semama!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a dica, mas não sei onde encontrar calêndula. Será que dá para fazer com flores secas?
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Camomila,

    Que dica preciosa, e tão fácil. Bom 2017 para você e família!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. MUITO BACANA, JÁ CONHEÇO MAS NUNCA FIZ.
    BOA DICA!
    UMA SEMANA DE BOAS ENERGIAS! BJSSS

    ResponderExcluir
  13. Oi Flor Amada... tenho bastante calêndula e vou seguir sua dica. Gratidão por dividir seu Universo conosco. Houve muitas mudanças aqui no serviço, por isso não fiz novas postagens, mas em breve arrumarei um tempinho. Um super ano novo e uma abração de sua fã... Mande beijos pra Alecrim... Com carinho eterno Rê ;)

    ResponderExcluir
  14. oi Camomila!!! Que feliz coincidência... ou nem tanto... é o UNIVERSO! :) Eu comprei calêndula e estou fazendo banhos aromáticos e escalda pés.Intua as propriedades dela, mas não havia lida nada até aqui! Gratidão!!! Sou sua fã! descobri outro mundo através do seu blog e da receita de bolo de milho com o próprio milho!!! lá se vão alguns anos e estou cada dia mais feliz e na jornada de me conhecer mais ainda!!! Gratidão Infinita! Talvez um dia possamos nos conhecer pessoalmente, bem como a Fernanda do TEmplo das Borboletas e a Sheila do Passarinhos no Telhado!!! Um forte abraço!!!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...