domingo, 13 de janeiro de 2013

Para falar de saúde...O Ayurveda


Este é o começo de um post que farei em 3 partes, pois se trata de um assunto longo e mesmo que eu tente falar ultra resumidamente só para conhecermos um pouco, teria muito para se falar.

"Existe em cada pessoa um lugar livre de doenças, que nunca sente dor, nunca envelhece nem morre. Quando você alcança esse lugar, as limitações que todos aceitamos deixam de existir. 
Esse é o lugar chamado saúde perfeita.
Pode-se visitá-lo rapidamente ou demorar ali muitos anos.


A antiga tradição védica da Índia (O Ayurveda) considera a inteligência como a principal força básica da natureza. Afinal o universo não é uma "sopa de energia" em apenas o caos. A incrível exatidão com que tudo se ajusta em nosso mundo e acima de tudo a espantosa existência do DNA demostram a infinita fonte de inteligência da natureza.
O Ayurveda afirma que todos os órgãos e sistemas do nosso corpo possuem um equivalente quântico, e podemos percebê-lo.


No nível quântico, nenhuma parte do corpo vive separada do restante. Os laços invisíveis que você não consegue examinar em um microscópio são de natureza quântica e sem essa fisiologia oculta, seu organismo visível não poderia existir, não passando de um agrupamento de moléculas ao acaso.


O Ayurveda ensina que todas as pessoas recebem da natureza um molde, um tipo de corpo. E o seu corpo sabe o que é bom ou ruim para ele. E quando você percebe essas tendências e passa a obedecê-las, descobrirá que sua fisiologia é capaz de adquirir harmonia própria com um mínimo de esforço de sua parte.
Segunda o Ayurveda existem três tipos de moldes (doshas) e nosso corpo se enquadra em um ou mais deles.
Vata
Pitta
Kapha

E para cada um desses tipos ou a mistura deles existe no Ayurveda um caminho a seguir na alimentação, exercícios e estilo de vida.



Características Vata:
-Estrutura esguia e leve
-Rapidez nas atividades
- Fome e digestão irregulares
- Sono leve e interrompido, insônia
- Entusiasmo, vivacidade, imaginação
-Mudanças de humor e preocupação
- Tendência a prisão de ventre e cansaço fácil

O tema básico de pessoas Vata é a "mudança". Essas pessoas são imprevisíveis e bem menos estereotipadas que Pitta ou Kapha.
De todas as atribuições de Vata, talvez a mais importante seja a liderança desse dosha sobre os outros. Isso significa várias coisas: Vata é o primeiro dosha a se desequilibrar. A precaução básica para os tipos Vata é ter descanso suficiente, não cometer excessos e prestar atenção aos hábitos regulares de vida.
Vata é seco e frio, Pitta é quente e Kapha é pesado"

Saúde Perfeita - Deepak Chopra - Editora Best Seller


Viver em equilíbrio é a principal proposta...e temos que obedecer nosso corpo para que não haja conflito entre o que você precisa e deseja.
O desejo de beber água, por exemplo, satisfaz a necessidade individual de cada célula dos cinquenta  trilhões  que formam seu corpo. Cada uma envia sua mensagem captada por receptores especiais no hipotálamo, que nos levam a pensar que estamos com sede. 
Qualquer desejo segue seu caminho e precisamos ficar atentos a eles, pois não obedecê-los implica respostas negativas do corpo.
Como por exemplo, segurar o xixi quando se está com vontade, tomar um energético quando o corpo pede pelo descanso, etc...

  

Você não percebe a vitamina C em seu suco de laranja e muito menos a diferença entre ela e a vitamina A. O conhecimento ocidental sobre nutrição vem, na maior parte, dos laboratórios de análises. O conhecimento ayurvédico sobre nutrição vem da natureza. Quando a comida fala aos doshas, informa muitas coisas. As papilas gustativas enviam informações a todo momento.
A dieta balanceada ayurvédica contém os seis paladares diferentes, ou seis rasas, em cada refeição. Eis um cardápio equilibrado:

Salada de alface e rúcula (amarga, adstringente); 
Frango grelhado com arroz (salgado, ácido, pungente);
Sorvete de baunilha (doce) .


Saúde Perfeita - Deepak Chopra - Editora Best Seller

 

No próximo post sobre este tema, falarei dos doshas Pitta e Kapha, a alimentação ideal para cada tipo de corpo (dosha) e como o Ayurveda descobriu essas diferenças.



Como eu disse no início, o tema é longo e vou tentar falar um pouco em 3 posts.
Espero que gostem! Novos horizontes e ideias para quem não conhece e não curte e para pessoas que como eu já conhecem, seguem e curtem essa filosofia médica indiana, boa leitura e eu indico o livro "Saúde Perfeita" do indiano Deepak Chopra.



Desejo a todos que por aqui passam e por aqui ficam boas energias e uma semana produtiva, intuitiva e de transformações!
Beijos

CamomilaRosa

59 comentários:

  1. bom dia flor
    eu acho que combina sim, eu amo o contraste, que è o que mais me chama a atenção,
    rustico, acolhe bem qualquer cor, e um móvel amarelo, ilumina, qualquer ambiente, traz o sol pra qualquer cantinho.
    ouse, e se já feliz rsrs

    bacione

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa amiga gostei e muito
    de saber tudo isso , vou acompanhar
    sim é muito gratificante nem sabia disso
    Adoreiiiiiiiiiii
    Bom dia!!!!
    Deixo um abraço com carinho
    Bjuss
    Rita!!!!
    ♥¸.•**•.¸ ¸.♥♥¸.•**•.¸ ¸.♥♥o¸.•*

    ResponderExcluir
  3. Lindos ensinamentos, belíssimas palavras de ajuda e prazer.Saber que existem essas alternativas e poder usufruir delas é mesmo uma benção.
    Vou acompanhar com muito carinho suas postagens.
    Lindas fotos, principalmente a última. Fiz muitos anos de Tai Chi, e vou voltar a praticar, senti saudades quando vi sua posição.
    Toda forma de meditação é válida, principalmente acompanhada de ensinamentos tão sérios e importantes como esses que voce nos presenteou.
    Se os juntarmos aos exercicios de yoga, tai chi, ou algum outro, ficará tudo perfeito!
    Um grande beijo, bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. oi, bom dia


    lindas imagens, adorei o post, bom domingo.

    beijo
    Grasi

    ResponderExcluir
  5. Adorei..... já tinho lido esta palavra ayurvédica em algum lugar, mas não sabia nada sobre. Obrigada por esclarecer, vou aguardar os próximos capítulos. Obrigadinha querida, bom domingo!
    Mona...*

    ResponderExcluir
  6. Olá querida, é sempre muito bom ler o que vc escreve, sempre aprendo algo novo, ou refresco a memória com algo que ja sabia, como por exemplo O Ayurveda, li sobre nos livros de Hermann Hesse, principalmente em Sidarta, onde ele procuro 'o algo mais' do que apenas ser um humano. Vou ler e reler esses post, pois me interessou muito.
    Muita luz e bem para você.
    Beijo com carinho
    Carla
    http://jeitofelizdeser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Camomila Rosa
    Li com muita atenção e vou ler os outros com entusiasmo, confesso que sou uma prefeita leiga sobre o assunto, mas estamos sempre a tempo de aprender.
    Tudo de bom
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Camomila,
    Eu já estive no Centro Ayurvédico aqui no Rio, fiz massagens e uma consulta. Na conversa longa e tranquila ela identificou o meu dosha e me deu um guia para alimentação...recomendou alguns "medicamentos" e muita água, pois durante a massagem logo verificou meu probleminha nos rins (pedrinhas que teimam em surgirem). Eu amei. Foi um presente de aniversário da minha irmã e eles sempre me mandam e-mail, sobre cursos, etc, pena que é bem longe de onde moro.
    Ah! Comprei a Alfazema da Casa do Naturalista, já chegou e agora vou ver como faço o sachê com sagu, para colocar nas minhas artes.
    Beijocas no coração!

    ResponderExcluir
  9. Oi...muito obrigada pelas informações...já ouvi falar sim,mas agora vou ler c atenção e tentar descobrir que eu sou....bjs e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  10. Perfeito Rô, eu fiz 3 meses de curso "Homeostase Quântica da essência" e tem muito a dizer seguindo seu raciocínio. Também indico: "Você pode curar sua vida" - De Louise Hay. Maravilhoso!! Tô seguindo seu mini curso!! Boa semana pra ti! Beijo! Vy

    ResponderExcluir
  11. Oi Camomila!
    Adorei o post e conhecer um pouco mais.
    Gostei muito, já quero ler os outros :)
    bjs, ótimo domingo

    ResponderExcluir
  12. Olá querida,
    Amei o post e já estou ansiosa pelos próximos.
    Muito interessante, preciso desses conhecimentos para tentar melhorar.
    Por isso que vc passa essa tranquilidade nos posts que nos presenteia.
    Vou procurar esse livro.
    Beijo grande e uma linda semana.
    Andréa Cabral

    ResponderExcluir
  13. Camomila, para quem segue essa linha, está perfeito! Matéria excelente! Parabéns!Grande abraço e beijos!

    ResponderExcluir
  14. Que interessante e bem legal o tema!! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  15. OI!!AGORA ENTENDI PERFEITAMENTE COMO FAZER A CASINHA.OBRIGADA!
    SEU POST SOBRE A MEDICINA INDIANA É ÓTIMO. TUDO QUE É PARA O NOSSO BEM ,EU APROVO!QUANTO A ALIMENTAÇÃO SUGERIDA PARECE-SE MUITO COM AS INDICADAS PELOS NUTRICIONISTAS.COMER DE TUDO, MAS COM EQUILÍBRIO.É ISSO AÍ.SAÚDE SEMPRE!!!BJS!!

    ResponderExcluir
  16. Adoro esse tema!Sua postagem ficou linda, o texto está perfeito!
    Beijos com carinho e gratidão.

    ResponderExcluir
  17. oi CamomilaRosa,adorei o seu post estou esperando os outros bjs Rosinha

    ResponderExcluir
  18. camomila eu adorei e quero aprender mais.
    Obrigada e uma linda semana.


    Bjs.

    ResponderExcluir
  19. Querida amiga,
    Adoro estes assuntos e ler este teu post é uma delícia e já fico ansiosa pelos próximos.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  20. é mt bom aprendermos pois a minha avo dizia aprendemos até morrer e acho que ela tinha rezao adorei bjs bd

    ResponderExcluir
  21. Olá minha flor de Camomila! Sempre é bom aprender e adquirir novos conceitos. Outro dia estava vendo um trecho do filme, Comer, Rezar e Amar e fiquei encantada com a evolução da vida da personagem. Imagino que o livro deva ser fantástico. Quando vi seu post lembrei. Aprendi, com meu personagem querido, Musashi, a sempre evoluir os pensamentos e as atitudes. Não sou budista, mas sempre gosto de pelo menos uma vez por ano ir ao Templo Zu Lai repor minhas energias, pois lá é muito tranquilo, lindo e um lugar de orações, mesmo não sendo a minha.

    Beijos e lindo domingo. Esperando os próximos posts para ver em qual dosha me encaixo.

    Kaku

    ResponderExcluir
  22. Vou esperar pelos próximos posts. Assunto muito interessante; saúde e harmonia bem ao nosso alcance.
    Um incentivo suas palavras e as lindas fotos.
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. obrigada por compartilhar conosco um tema maravilhoso:) pratiquei Yoga por três anos e como foi bom ...sinto falta:(espero ainda este ano voltar a praticar em casa e estudar mais sobre o assunto saúde :)beijinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  24. Adorei o tema! E acomapnharei todos os 3!
    Já ví que não sou Vata... e tô quaaaaaaaaaaase certa de que sou Kappha, vamos ver.
    Bjs e uma Boa Semana!

    ResponderExcluir
  25. Se todo ser humano buscasse viver em harmonia com a naturesa e o que ela nos oferece, se surpreenderia com tamanha perfeição e satisfação. Pena que o materialismo e consumismo exagerado nos desvie tantas veses do que está tão próximo e ao alcance de todos. Bjs. Até os próximos posts.

    ResponderExcluir
  26. Fiz yoga durante muita tempo e tive que parar devido ao horário.Sinto muita falta...
    Adorei o post e acompanharei os próximos!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  27. OI, amore
    Essa tema me encanta e me fascina, li alguns livros do Choopra, mas esse deve ser bastante interessante, acho que todo mundo deve buscar esse equilíbrio com a natureza,que é muito benéfico e gratificante, e as mudanças de posturas só nos traz coisas boas.Estou precisando de algumas mudanças em minha vida. #fato.

    Parabéns pelo post e espero pelos outros.

    100000 beijos e uma semana repleta de energias positivas.

    ResponderExcluir
  28. Oieeeee querida que legal seu post ameiiiiii...sou fisioterapeuta e faço a massagem ayuvédica onde é necessário que a pessoa responda um questionário para se determinar o seu doshas e assim ser feita a massagem com os elemntos do seu doshas...muitobom voce compartilhar assuntos assim, tem muita gente que não conhece rsrs...ahhhhhhh lembra que prometi que iria fazer a sua receita de geléia de uva...então fiz e ficou uma delícia rsrs postei aqui http://asirmasfraneana.blogspot.com.br/2013/01/geleia-de-uva-da-minha-querida.html , depois da uma olhadinha lá...boa semana pra você querida...beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
  29. Olá Camomila, visitando o blog da amiga Rosana,o 'Artes da Rô' vim um post onde ela falava de um calzone que ela fez com uma receita sua colocando um link para seu blog, resolvi vim conhecer a receita e me deparei com este blog lindo. Me encantei com seu jeito e com o conteúdo e com certeza já estou seguindo e também te coloquei na minha lista lateral do blog pois quero voltar aqui muitas outras vezes....Fiquei muito interessada pela Ayuveda e curiosa pelos próximos posts, mas pelo que li já me identifiquei com o tipo Vata, só nãopela insônia, talvez porque eu trabalhe tanto e fique tão cansada que não há espaço para isso e com relação à esguia e leve, já fui kkkkkkkkk, mas hoje acho que estou um pouquinho menos leve e esguia, mas nada de neura.
    Tenha uma ótima semana.


    !!!!beijokas!!!!


    .

    ResponderExcluir
  30. Possuo algumas características do tipo vata: mudanças de humor e preocupação, tendência a prisão de ventre e cansaço fácil, são os mais acentuados.

    Muito interessante, vou procurar estar mais atentas aos sinais que o eu corpo dá. tenho mania de prender xixi, faço isso todos os dias. meu marido me chama atenção, sempre.
    estou refletindo aqui... realmente, se não obedecermos estes sinais, algo virá de ruim.

    Adorei a postagem, Camomila. vou salvar este post,

    bjs

    ResponderExcluir
  31. Conhecimento nunca é demais, adorei.
    Linda semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  32. Camomila,

    Você está dando uma aula sobre um assunto muito interessante.
    É sempre bom aprender sobre tudo, principalmente das coisas que envolvem a nossa saúde e a natureza.
    Não sabia quase nada sobre o assunto, mas como muitos indianos vivem aqui, percebo como eles dão importância pra isso tudo que você relatou.
    Volto pra acompanhar sobre os demais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito de ler achei a ideia interessante e é sempre bom conhecer coisas novas.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  34. Interessante esse assunto, vou ficar aguardando para aprender mais, sou leiga mas acho que tudo que nos faz bem ao corpo e a alma devemos aprender e por em pratica para uma vida melhor.
    Acabei em entrar nesse mundo virtual de blogueira, se você desejar passa lá em casae dá uma olhadinha.
    Bjus de sua nova seguidora.

    ResponderExcluir
  35. Oi
    CamomilaRosa, adorei esse post e quero agradecer a vc por compartilhar essa materia e continuarei aqui te seguindo...
    Bjs,
    Maria Eugenia.

    ResponderExcluir
  36. Oi Camomila,
    Adorei o post! Espero ansiosa para conhecer os 3 moldes e saber onde eu me encaixo.
    Um beijo e uma boa semana.
    Ps: Fotos lindas!

    ResponderExcluir
  37. Oi Florzinha, amei o post...me lembrou dos escritos de Márcia de Lucca gosto muito dela, ela é discípula do Choopra e atualmente está assinando duas colunas...uma nas revistas Bons Fluidos e Claudia. Olha...toda vez que sinto o cheirinhos de lavanda dos meus corações...lembro de ti. Adorei o livro da Alecrim... fiquei encantada com o enredo, com as personagens e já estou aguardando ansiosamente pelo próximo volume.... vou fazer um post sobre ele..estou com problemas de inserir imagens no blog... Flor, desejo pra ti e pra os seus uma semana excelente cheio de vitórias aí na sua casa. Com carinho de sempre. Regiane.

    ResponderExcluir
  38. Intuição
    Razão e emoção
    Meditação
    Produção
    Emoção
    Transformação
    Para nossa semana
    \o/
    Amém!

    ResponderExcluir
  39. Olá Flor
    Quantos ensinamentos uma delícia de ler e aprender!
    Uma verdadeira aula, aguardo a 2a. parte ansiosa!

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  40. oi linda ameiii o post maravilhoso e esclarescedor ..amei mesmo bjão grandes ótima semana

    ResponderExcluir
  41. devorei o texto, e adorei as imagens,me interessei por demais e esperarei o próximo!Bjuss

    ResponderExcluir
  42. Adorei o post Camomila, excelente, aguardo ansiosa pelos próximos. Bjocas, ótima semana

    ResponderExcluir
  43. Que lindo tema! Logo a começar o ano, uma reflexão e tomada de consciência sobre o nosso corpo e as suas necessidades. Obrigada por este momento.
    Beijinhos
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  44. Olá Keila

    Muito interessante, não conhecia.
    Uma ótima 2º feira para vc...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  45. Olá Camomila !! Estou de volta e adorei esse post !!
    Eu já havia ouvido falar mas já fazia um bom tempo ...
    Adoro temas assim , o assunto é muito interessante e útil , vou acompanhar as dicas !!

    Beijos flor e ótima semana !!


    Silvana

    ResponderExcluir
  46. ... Você sempre com algo novo pra nos ensinar...amei! Tenha uma semana deliciosa!

    ResponderExcluir
  47. sabe que me identifiquei com a descrição Vata, vou buscar mais sobre este assunto. E acompanhar os próximos posts.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  48. Voltei para agradecer o carinho da sua visita lá em casa, seu comentário foi o primeiro do meu bloguinho. Estou muito feliz, as portas de casa estão sempre abertas, fique a vontade.
    Bjo

    ResponderExcluir
  49. Acho esse assunto interessante, mas nunca me aprofundei, pois nunca consegui me encaixar em um tipo específico. Me acho um pouco de cada...e aí? Como explicar isso? rsssssss
    Bjs para vcs duas e uma maravilhosa semana, cheia de aromas, leveza e criações inspiradoras!
    Sheila

    ResponderExcluir
  50. se é pra saúde... já ameii!

    http://tilidi.blogspot.com.br
    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  51. Boas energias pra você também, querida Camomila.
    Eu adoraria fazer pelo menos duas vezes ao mês uma massagem dessa, tá na minha listinha de desejos, mas sabe, custa muito caro por aqui, acho que metem a mão no bolso da gente aqui deste lado do planeta, daí nem vou curtir como deveria. hehe
    apareça menina!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  52. Amei!!!

    Beijos no seu Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  53. Um ótimo assunto, devia ser mais divulgado, é uma medicina por instinto. Adoro as massagens.
    Bjos e esperando mais dicas preciosas.

    ResponderExcluir
  54. como não conheço nadica de nada sobre medicina indiana ,estarei aqui lendo todos os post com muita atenção !!!!!! bjss

    ResponderExcluir
  55. Puxa, adorei! Já li outro livro do Deepak e vivo relendo algumas partes. Não vi ainda os outros tipos, mas acho que me encaixo em Vata, rsrsrsr
    Bjs e tenha um lindo dia! Amei as fotos!

    ResponderExcluir
  56. Adorei o post, Rô!
    Já anotei a dica do livro e vou acompanhar os outros posts sobre o assunto, pois com a proximidade dos 40 chegando, estou ainda mais interessada nos assuntos relacionados ao bem estar fisico e emocional, pois acredito que é a base para uma vida saudável e feliz.
    beijinhos e obrigada por compartilhar!
    Ro

    ResponderExcluir

Fique a vontade aqui em casa...